Como se livrar do excesso de umidade da sua casa – sem desumidificador

0

Manter um nível de umidade confortável e saudável em sua casa é importante por muitas razões: Um ambiente úmido deixa o corpo humano menos eficiente ao liberar calor –  e por isso suamos mais. Uma casa úmida também oferece condições perfeitas para o crescimento de micróbios e ácaros potencialmente nocivos.

Uma casa úmida também é suscetível ao crescimento de fungos. E os perigos do mofo são freqüentemente subestimados pelas pessoas.

“O que muitas pessoas não percebem é que o mofo pode deixá-lo extremamente doente ou mesmo matá-lo. Segundo a Agência de Proteção Ambiental, todos os fungos têm o potencial de causar problemas de saúde ”.

Entre os sérios problemas de saúde causados pela exposição prolongada ao mofo estão dores de cabeça, problemas de concentração, dores musculares e articulares, sintomas gripais, problemas respiratórios e fadiga. Portanto, é essencial que você tome medidas para manter os níveis de umidade em sua casa dentro do intervalo normal de 30% a 50%.

Como saber se você precisa desumidificar sua casa

Além dos sintomas de saúde listados acima, há vários sinais de que os níveis de umidade em sua casa estão muito altos. Por exemplo, manchas nos cantos dos quartos e nos tetos podem ser um sinal de que há muita umidade no ar.

Outro sinal claro de umidade excessiva em uma casa é a condensação – geralmente presente nas janelas. Outros indicadores a serem observados incluem odores de mofo, aparecimento de muitas madeira podre repentinamente e manchas de água. Se você notar qualquer um desses sinais, veja a umidade em sua casa o mais rápido possível com um kit de teste caseiro. Se o resultado for maior que 50%, você deve tomar medidas para reduzir a umidade em sua casa.

Maneiras de desumidificar naturalmente sua casa

A maneira mais fácil de desumidificar uma casa é usando um desumidificador. No entanto, esses aparelhos são relativamente caros para comprar e normalmente exigem muita eletricidade. Além disso, os desumidificadores podem tornar o ar em uma casa muito seco – algo que cria um outro tipo de problemas. Felizmente, existem alguns métodos naturais para desumidificar  uma casa.

1 – Absorva a umidade – usar um dessecante

A melhor alternativa  é usar sílica gel, que já é comum em muitos produtos embalados, como vitaminas, alimentos secos e outros objetos que não toleram bem a umidade. Esses pequenos pacotes podem ser salvos e reutilizados ou comprados sem uso e colocados em áreas onde a umidade se acumula, como armários ou gavetas. Estima-se que 100 gramas de sílica gel podem absorver até 25 gramas de água antes de se tornar inerte. Isso significa que uma sala com 75 metros quadrados pode ter sua umidade controlada por apenas 400 gramas de gel de sílica sem alterar a temperatura!

Um aviso muito importante: Aparelhos de desumidificação mais antigos e alguns desumidificadores DIY usam cloreto de cálcio para remover a umidade de uma sala, absorvendo o ar úmido sobre uma camada desse sal. No entanto, liberar moléculas de cloreto de cálcio no ar do ambiente, com o passar do tempo, pode causar danos aos pulmões e problemas no sistema respiratório. Além disso, o cloreto de cálcio pode causar uma reação cáustica com alguns metais, e com a exposição a longo prazo, irá corroer alguns metais comumente encontrado dentro da sua casa.  

silicatos gelSe a sílica gel é difícil de encontrar, uma solução mais simples pode ser criada usando briquetes de carvão ( blocos de carvão).

Da mesma forma que um filtro de água de carvão em um sistema de ar fechado irá remover a água, os briquetes de carvão podem ser usados para remover a umidade de uma sala, embora não tão eficientemente quanto uma aparelho de desumidificação.

Estes podem ser colocados em uma tigela, enrolados em uma toalha ou costurados em pequenos travesseiros usando um pano velho. Um benefício adicional do uso de briquetes de carvão para desumidificar uma sala é que é um método natural de remover odores também – livrar-se do cheiro úmido e mofado que costuma ser encontrado em porões, sótãos e outras salas que podem não receber muito fluxo de ar.

vários briquetes de carvão

2 – Ventile sua casa

Talvez a maneira mais simples e barata de reduzir significativamente a umidade em sua casa seja melhorar a ventilação. A maneira mais fácil de fazer isso é abrir portas e janelas o mais regularmente possível. Também pode valer a pena colocar ventiladores em áreas problemáticas para manter o ar circulando. Também é uma boa ideia instalar ventiladores de extração em áreas da casa que sejam particularmente suscetíveis a altos níveis de umidade – como o sótão, a cozinha e o banheiro.

3 – Remover plantas de interior

As plantas emitem umidade no ar, o que pode ter um impacto direto e significativo nos níveis de umidade. Coloque todos os seus vasos de plantas na área externa até que a temporada de alta umidade termine ….caso você viva em uma região sempre úmida o ideal  seria substituir por plantas sintéticas dentro de casa.

4 – Tome banho menos demorados

A maior fonte de umidade na maioria das casas é o banheiro – em particular, chuveiros. Certifique-se sempre de que os ventiladores estão funcionando enquanto toma banho e deixe a porta e as janelas abertas por cerca de 30 minutos depois. Encurtando o tempo que você gasta no chuveiro, você pode reduzir significativamente a quantidade de umidade que você libera em sua casa.

5 – Secar roupas

Não seque a roupa dentro de casa.  Prefira usar o varal fora da casa.  Caso use alguma secadora de roupa, o ideal é investir em um secador condensador, que retém a maior parte da umidade em um reservatório interno.

6 – Corrigir vazamentos

Se de repente você notar marcas de água ou manchas em suas paredes, há uma chance de você ter um tubo com vazamento em algum lugar. A melhor coisa a fazer neste caso é chamar um encanador para investigar.

Vazamentos sob sua casa também podem ser responsáveis por altos níveis de umidade, por isso, verifique se há canos rachados sob os soalhos.

Se você tem manchas de água em seu teto, pode ser  que a água possa estar entrando através do telhado ou calhas.



7 – Instalar um aquecedor de ar solar

A instalação de um aquecedor solar de ar é relativamente cara, mas talvez seja a maneira mais eficaz de lidar com um problema crônico e severo de umidade. O aquecedor suga o ar fresco do exterior. O ar é então aquecido, seco e filtrado antes de ser bombeado para a casa. –  Mas essa é uma opção somente para áreas com inverno úmido.

É importante lembrar que um pouco de umidade em uma casa é desejável, por isso, não leve suas medidas de desumidificação longe demais. Ao tomar as medidas necessárias e monitorar continuamente os níveis de umidade em sua propriedade, você pode criar um ambiente seguro e confortável para você e sua família.

Você já usou uma solução natural para reduzir a umidade desnecessária em sua casa? Deixe sua experiência nos comentários abaixo!

Talvez te interesse ver este video de Como Esfriar a Casa Naturalmente sem Usar o Ar Condicionado. 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.