Cebola em pó e gengibre em pó Fácil de fazer

1

Fazer cebola, gengibre e alho em pó é um processo muito fácil e simples. O verão está forte e eu faço isso de uma maneira totalmente grátis usando o calor do sol.

Desta maneira você pode usar sua própria colheita ou aproveitar quando o preço está bem baixo nos supermercados e assim preparar suas especiarias  para todo o ano.

Ter o alho em pó, a cebola e o gengibre em pó é uma maneira de preparar pratos deliciosos de uma maneira fácil, rápida e ao mesmo tempo sem perder o gosto natural das hortaliças. Nada melhor  que ter um tempero caseiro com todo o sabor autêntico

Veja AQUI Como fazer o alho em pó 

Você vai precisar

  • cebola
  • gengibre
  • faca
  • forninho solar caseiro (fácil de fazer)
  • Moedor de grãos de café (opcional – aqui pode usar o liquidificador ou um pilão )
  • recipiente com tampa

cebola e Ginger em pó e flocos

Assim que faz

Cebola em pó

Para fazer cebola em pó temos que desidratar essa cebola.

Para isso vamos picar a cebola em pequenos pedaços e deixar no sol por uns 2 a 3 dias. Exatamente como fizemos com o alho no vídeo passado. A cebola demora um pouco mais de tempo porque tem uma porcentagem maior de água que o alho .

Mas tudo depende da intensidade do sol. Sol mais forte, desidratação + rápida

Depois deste tempo a cebola fica assim. Completamente crocante e seca.  Você pode deixar assim mesmo, em pequenos pedaços ou pode transformar em pó.

Colocar a cebola desidrata no moedor de grãos de café. Em 10 segundos você terá a cebola desidratada completamente em pó.

Se você não tem esse moedor de grãos de café pode triturar no liquidificador ou até mesmo num pilão.  O grão Fica um pouco mais grosso mas mesmo assim é sensacional.


Imediatamente após triturar, armazenar muito bem em um recipiente hermeticamente fechado. A cebola absorve muito a umidade do ar e se o recipiente não estiver bem fechado, sua cebola em pó pode ficar toda empelotada.

Agora você tem cebola pronta para usar rapidamente em qualquer prato que desejar . Como disse antes a cebola em pó ou em flocos  é simplesmente delicioso!!  você decide!!

cebola em pó e em flocos

Gengibre em pó

Para desidratar o gengibre existe uma coisa que você não pode fazer jamais e vou mostrar no final deste artigo. Portanto fique atento para não cometer o mesmo erro que eu fiz.

Gengibre é um tempero que deve ser usado sempre como usamos o alho e a cebola.  Dá um gosto super bom na comida e por isso eu acho que vale muito a pena desidratar e ter sempre em mãos de uma maneira fácil.

Para fazer o gengibre em pó, o primeiro a fazer é descascar e cortar em pedaços de tamanho médio.




Colocar no forno solar caseiro e deixar de 2 a 4 dias… ou menos …. como falei antes, tudo depende da intensidade do sol …..

Depois deste tempo quando ver que o gengibre está bem seco e crocante é só colocar no moedor de grãos de café e triturar.

Assim de fácil!

E desta maneira vamos obter um gengibre em pó perfeito para usar por vários meses . É só armazenar em um recipiente hermeticamente fechado protegido da umidade do ambiente.

Gengibre em pó

Dica importante

Existe um detalhe que você não deve fazer jamais!!

E isso é: ralar o gengibre e colocar no sol para desidratar.

Eu fiz isso achando que seria muito mais rápido e eficiente e ralei o gengibre todo e coloquei a massa no sol.

Desastre total!! O gengibre é fibra e água e quando você rala a raiz, vira uma massa de fibra com água e colocar essa massa no sol, não funciona mesmoooo!!  Toda a massa de água evapora e fica somente fiapos de fibra.  Não fica ruim de gosto mas fica difícil triturar essa fibra e é muito estranho adicionar somente fiapos de fibra na comida.

fibra de gengibre desidratado

Não rale o gengibre para desidratar. Vai resultar em um monte de fibra seca

Outro detalhe a levar em conta é que quando você desidrata o gengibre se perde muito o gosto acentuado que tem fica bem mais fraco.  Por isso veja AQUI como você pode armazenar o gengibre por meses sem perder esse sabor forte e delicioso que tem.

POTANTo a melhor maneira para fazer um gengibre em pó de uma maneira perfeita é cortar a raiz em fatias medias como mostro um pouco antes  E NUNCA RALANDO A RAIZ.


Veja o video deste artigo

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.