Como regar as suculentas da maneira correta

0

Regar plantas suculentas é uma das partes mais difíceis de cultivá-las.

Mas não se preocupe!

Com a ajuda das dicas e técnicas deste artigo, você não apenas aprenderá a regar suculentas, mas também vai poder determinar o cronograma de irrigação perfeito para suas plantas.

Erros comuns de regar suculentas

Existem 3 erros comuns que a maioria das pessoas fazem quando começam a cultivar suculentas.

Depois de evitar esses problemas, você estará no caminho certo para o sucesso!

Erro # 1 – Usar um vaso sem o furo de drenagem

Embora suas suculentas possam sobreviver em vasos ou recipientes sem buracos de drenagem, você terá que se esforçar muito mais para mantê-las felizes e saudáveis.

É por isso que recomendo começar com um pote que tenha um bom orifício de drenagem.

Erro # 2 – Uso de Terra que não faz uma drenagem adequada

A escolha da terra correta está diretamente relacionado com regar com sucesso suas suculentas.

Para inicio de conversa, as suculentas preferem não ficar em solo molhado por muito tempo. Isso é … nadando em água !  Então, além de usar um vaso que tenha uma drenagem efetiva, você precisa usar o solo que faça o mesmo.

Erro # 3 – Usar um frasco de spray para regar

Suculentas gostam de ser regadas muito bem, não borrifadas! Muitas pessoas dizem que gostam de usar um borrifador para regar suculentas – e toda vez que ouço isso, instantaneamente me vem na cabeça:  Por isso que as suas plantas estão com problemas.

Não use um frasco de spray! Então, o que você deve usar para regar suas plantas?

Um pequeno regador funciona muito bem. Use um regador que tenha um bico bastante longo, para que você possa regar entre as plantas em vez de encharcá-las – Esse pequeno regador é suficiente para regar bem dois ou três vasos dentro de casa.

regar suculentas

Para plantas externas use um regador maior, ou pode usar uma mangueira com um acessório de pulverizador para “amaciar o jato de água”. Qualquer um destas ferramentas funcionam muito bem!

Evite esses três erros comuns e você já estará no caminho certo para manter suas suculentas com a melhor aparência!

Se você tem dúvidas de porque sua planta suculenta está triste ou tendo algum tipo de problema, veja esse artigo que mostra os 5 erros mais comuns que você comente ao cultivar suculentas 

Como regar suculentas dentro de casa

A melhor maneira de molhar suculentas é encharcar completamente o solo e depois deixá-lo secar completamente antes de regar novamente.

Eu chamo isso de método de rega “ MOLHAR E SECAR ”. Quando você regar suas suculentas, você deve ter certeza de que o solo esteja completamente encharcado.

Quando o solo estiver encharcado, suas suculentas absorverão a maior quantidade de água possível, o excesso de água vai ser drenado e então espere a terra secar completamente – até o fundo – antes de regar novamente.

Suas suculentas ficarão melhor em solo completamente seco por vários dias, especialmente se forem adultas e tiverem raízes bem desenvolvidas.

Durante a “seca”, crescem novas raízes que são grossas e saudáveis, para que possam absorver mais água quando a “enchente” vier novamente.

Lembre-se … não use um frasco de spray para regar suas suculentas! Um spray não estimula o crescimento saudável das raízes.

Com o spray, em vez de encher as raízes com água, suas plantas criam minúsculas, novas e finas raízes para absorver tanta água quanto possível rapidamente, esperando obter água novamente em breve. Elas vão sobreviver por um tempo assim, mas elas serão muito mais saudáveis, com uma boa rega de vez em quando. Experimente e você verá a diferença em menos de uma semana, eu prometo.

Com que freqüência regar as plantas de dentro de casa

Então, com que frequência deve regar seu solo? Como regra geral, se estiver usando a mistura arenosa, regar as plantas de interior a cada cinco a sete dias, em um vaso que tenha o orifício de drenagem. Mas isso pode não ser o cronograma de irrigação certo para suas plantas suculentas! Tudo depende, e muito, do local onde você vive.

Sua localização desempenha um grande papel em quanto você tem que regar. Se você vive em um clima seco, provavelmente precisará regar a cada cinco a sete dias. Mas se você mora em algum lugar mais úmido, pode ser que precise regar uma vez a cada duas semanas ou menos.

Se você está com dificuldades em acreditar que suas suculentas podem passar uma semana ou mais sem água, experimente! Você provavelmente ficará surpreso com o resultado.

Leve em conta também que plantas suculentas com folhas mais grossas como uma Echeveria precisam de menos água do que uma suculenta com folhas finas como Aeonium Zwartkop. No final, você terá que experimentar um pouco e ver o cronograma de rega que funciona para você.

Quando você está lidando com plantas adultas, o melhor é errar regando de menos, já que muita água tende a matar suculentas mais rapidamente do que pouco água.

Veja AQUI  6 suculentas de interior fáceis de cuidar 

suculenta jardim

Quanto e com que freqüência devo regar minhas plantas suculentas ao ar livre?

Ao regar suculentas ao ar livre, basta seguir o mesmo método de molhar o solo e deixá-lo secar completamente antes de regar novamente. Tal como acontece com as plantas de interior, a quantidade exata de você regar suas plantas ao ar livre dependerá da umidade do local de onde você mora.

Com suculentas ao ar livre, também é importante manter a temperatura em mente. Quanto mais quente estiver do lado de fora, mais rápido o solo vai secar, então você precisará regar com mais frequência se viver em uma área quente.

Se você mora em um ambiente mais frio e mais úmido, por outro lado, precisará regar com menos frequência. Uma vez que tende a haver um melhor fluxo de ar fora do que dentro de casa, a água dos vasos irá evaporar mais rapidamente, então é provável que você precise regar suas plantas um pouco mais frequentemente do que se elas estivessem dentro de casa.

Quando o tempo começa a esfriar, e se a temperatura cair o suficiente para congelá-las, é bom levar as  plantas para dentro de casa,  diminuir a rega para uma vez por semana – ou às vezes apenas a cada duas semanas.

Além disso, lembre-se de que suculentas plantadas diretamente no solo não precisam ser regadas com a mesma frequência que suculentas em vasos, porque o solo fica mais frio e não seca tão rapidamente.



Como regar as folhas de suculentas que estou propagando?

Este é o único momento em que não há problema em usar um borrifador para regar suas suculentas – quando você está usando folhas para propagar!

De fato, se você está propagando folhas suculentas dentro de casa, pode regá-las todos os dias.

Basta pulverizar o topo do solo com um frasco de spray (ou use um regador).

Exatamente igual as raízes de plantas suculentas adultas, as folhas absorverão a água do ar ao redor delas, então borrifar o solo com um borrifador geralmente é suficiente.

Se você estiver usando uma terra de suculentas e bem drenado, pode regar um pouco mais do que se estivesse usando uma terra normal (que não secará muito rapidamente).

propagação se suculentas

Fique de olho nas suas raízes – elas podem secar se não estiverem recebendo água suficiente.

Raízes de suculentas saudáveis serão brancas ou rosa, arredondadas e polidas.

A medida que a suculenta começa a crescer e criar mais raízes, você pode reduzir gradualmente a rega. No entanto, espere até que elas tenham o tamanho de um quarto, do tamanho de adulta, com raízes bem estabelecidas antes de diminuir muito a rega.

Espero que este artigo tenha lhe dado uma idéia mais clara de como, quando e quanto regar suas suculentas para garantir que elas vivam nos próximos anos!

Veja AQUI 10 dicas que você tem que saber sobre suculentas 


 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.