Porque os ossos doem com umidade e frio

0

É verdade que nossos ossos doem com muita umidade e frio?

Dias úmidos, ventosos e de baixa temperatura aumentam em cerca de 20% as chances de sentir mais dor do que o normal.

Sempre atribuímos a dor nas articulações às mudanças no clima, e muitos médicos acreditam que as pessoas podem sentir mais dores nas articulações em dias frios e chuvosos, embora a pesquisa sobre a conexão entre os dois não seja totalmente clara.

Dor nas articulações


É comum ouvir uma pessoa reclamando de dores nos joelhos porque o tempo está ruim, geralmente quando está frio. Alguns até dizem que podem prever o tempo com base na sensação das juntas.

A pressão do ar pode afetar as articulações, mas a umidade, a precipitação e a temperatura também podem interferir. Nos dias de hoje ainda é difícil para os cientistas determinarem exatamente por que o tempo faz com que algumas pessoas tenham mais dor quando está frio, chovendo ou úmido.

Teorias de como o clima afeta os ossos

Uma das teorias é que pessoas com dores nas articulações, especialmente artrite, podem ser sensíveis às mudanças na pressão da atmosfera. Pode ser que, quando a cartilagem que protege os ossos dentro de uma articulação se desgasta, os nervos nos ossos expostos podem captar as mudanças na pressão.

O tipo mais comum de artrite é a osteoartrite, uma doença articular degenerativa que afeta principalmente a cartilagem.

Está associada à idade, mas também afeta as articulações que têm sido continuamente submetidas a forte estresse ao longo dos anos, incluindo joelhos, quadris, dedos e partes inferiores da coluna.

Joelhos


É uma das doenças que mais incapacitam os países desenvolvidos. Globalmente, 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos têm osteoartrite sintomática.

Outra teoria seria que as mudanças na pressão barométrica podem fazer com que os tendões, músculos e qualquer tecido cicatricial se expandam e contraiam, e isso pode criar dor nas articulações afetadas pela artrite.
As baixas temperaturas também podem tornar o fluido mais espesso dentro das juntas , tornando-as mais rígidas.

Também tenha em mente que a combinação de temperatura, exposição à luz solar e umidade se correlaciona com dor nas articulações em pacientes com artrite reumatóide

O que fazer para prevenir a dor em dias de alta umidade

1 – A duração da dor depende de quanto tempo dura o mau tempo. É importante que as pessoas com esse problema evitem atividades físicas extenuantes durante os momentos de maior dor.

2 – É aconselhável não comer muita carne porque as proteínas potencializam a reação. Em vez disso, coma frutas e muitos vegetais.

3 – Sempre incorpore fontes vegetais de cálcio para fortalecer seus ossos. Existem alimentos de origem vegetal que podem fornecer 1.000 mg deste mineral que você precisa consumir diariamente.

4 – Evite manter roupas molhadas por muito tempo. Se choveu e você se molhou, mesmo quatro gotas, é melhor trocar de roupa imediatamente. A umidade associada ao frio, além de ser uma causa de maiores dores, pode causar calafrios que vão piorar a artrite.

Chuva



 

5 – É importante que você mantenha uma temperatura constante. No inverno, a transpiração excessiva e a mudança repentina de temperatura podem causar torcicolo e calafrios, além de tornar a artrite mais incômoda.

6 – Se durante os dias mais frios você sentir mais desconforto do que o normal, você pode tentar aplicar calor nas articulações afetadas. Deve estar seco (por exemplo, um cobertor elétrico). Não use por muito tempo: cinco ou dez minutos no máximo serão mais que suficientes.

7 – O médico deve ser consultado quando os sintomas são prolongados, se houver inchaço ou vermelhidão nas articulações ou se sintomas como febre ou perda de peso estiverem associados a dor.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.