A planta da juventude, cura, regenera e nutre seu corpo dos pés á cabeça.

0

Existem muitas coisas que podemos lutar na vida mas contra o passar dos años e da idade …isso sim não podemos.Também não podemos deter o relógio do corpo que com o passar do tempo nos traz as rugas e problemas de saúde.

Mas por sorte , a natureza nos fornece remédios naturais que podem neutralizar muitas dessas consequência que vem com o passar dos anos. Mas hoje vou falar de uma planta maravilhosa que pode  neutralizar esses futuros problemas que vem com o passar dos anos e da idade.

E é a urtiga ! Uma planta de origem asiática, que é conhecida por diferentes nomes, dependendo da região que está.

planta de urtiga

Todos conhecemos somente o lado negro da urtiga. O lado que, se tocar numa urtiga pode se preparar para muita dor! Uma dor que é tão dolorida que queima a pele.

Mas a urtiga não é só dor e tem muitos benefícios ! É considerada um super alimento

Urtiga é uma planta muito útil para combater muitas doenças e problemas de saúde relacionados com a idade e também é chamada a planta da eterna juventude porque ela regenera você da cabeça aos pés.

Esta planta é rica em minerais como o magnésio, o ferro e betacaroteno.  Além das vitaminas B, C e K, que incluem aminoácidos, sais, cálcio, fosfato e proteínas.

Neste artigo, vou dizer como usar essa planta de forma correta para combater  diferentes problemas de saúde e também como usar para prevenir outras  enfermidades.

Benefícios da urtiga

A urtiga é considerada uma importante planta medicinal e um alimento poderoso, com alto teor de clorofila, além dos nutrientes, vitaminas e esse minerais citados acima.

1- Atua como anti-inflamatório

Urtiga pode ser usada no tratamento natural de processos inflamatórios no corpo. Desta conseguirá aliviar os sintomas de doenças como artrite, reumatismo, fibromialgia e tendinite.

2- Melhora o processo digestivo.

Folhas de urtiga ajudam a combater os sintomas que causam desconforto associado ao refluxo gástrico, náusea e colite.

3- Cuida da saúde da próstata.

É altamente recomendado para tratamentos de próstata, onde alivia o inchaço e a inflamação, reduzindo significativamente as chances de câncer.

4- Combate a anemia.

É rico em ferro e por isso a  urtiga Estimula de forma natural a produção de glóbulos vermelhos e com isso ela é indicada para combater e para a prevenção da anemia

urtiga na mesa

5- Reduza o inchaço.

Urtiga tem a capacidade de estimular naturalmente uma melhor circulação sanguínea, atuando eficazmente para combater o inchaço

6 – Potencia a função renal.

Graças à vitamina B e ao fósforo, possui propriedades diuréticas que ajudam no tratamento de pedras nos rins e também previne possíveis infecções do trato urinário.

7- Proteger a saúde bucal.

O consumo de chá de urtiga, ajuda a combater bactérias que danificam os dentes e gengivas, o que contribui para a saúde da boca

8- Combater doenças respiratórias.

Urtiga também é indicada em tratamentos para gripe, bronquite, sinusite e dores de garganta devido às suas propriedades e nutrientes que melhoram a imunidade.

9- Controle de diabetes

Urtiga tem propriedades que ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Como manipular a urtiga

A urtiga  queima! E por isso temos que ter muito cuidado na hora de colher essa planta .

As folhas desta planta têm uma pelagem que contém o ácido fórmico …. o mesmo ácido que tem as formigas quando nos pica. ….por isso que quando tocamos essa planta, causa uma irritação tão grande que em algumas pessoas pode causar uma alergia  bastante desagradável.  E  essa sensação de dor e quemar a pele pode ter certeza que é quase que insuportável!!

Aí vem a grande dúvida ……Mas como pode existir pessoas que colocam esse vegetal na salada?  Comem cru e até fazem chá desta  planta?

E a resposta é simples: Porque existe um truque!



Para colher a ortiga você tem 3 truques :

O primeiro Truque é usar luvas, retirar as folhas e deixar descansando por umas 3 horas, depois deste tempo,  ferver por uns 5 a 10 minutos e pronto. Perfeita para comer como se fosse espinafre. Você pode usar tranquilamente essa planta para sopas ,cremes ou chás.

O segundo Truque é reter a respiração por 5 segundos  e em seguida  cortar algumas folhas ou cortar o caule com a respiração presa. Não me pergunte “o porque” mas prender a respiração enquanto retiras as folhas desta planta funciona!!  Só deus e os cientistas podem te dizer o motivo .

O terceiro truque é : A folha de urtiga tem várias mini agulhas que injetam esse ácido quando tocamos e por isso devem ser quebradas. Basta pegar as folhas de uma maneira ou de outra mostrada anteriormente e ir dobrando a folha e apertanto para quebrar essas agulhas.  Depois disso , a planta já não tem como soltar esse ácido e está completamente apta para comer.

Como usar a urtiga

A melhor maneira de usar esta planta e fazendo um chá. Mas atenção, o consumo deve ser moderado porque pode provocar reações alérgicas.  Consulte seu médico para que possa averiguar se existe alguma contraindicação.

Outra forma de utilizar essa planta e através de pomadas  ou unguentos.  Se utiliza para tratar queimaduras, coceiras, hematomas e Dolores musculares.

chá de urtiga

Assim que faz  o chá de ortiga

O chá de ortiga é excelente para o tratamento  de diversas doenças.

  • 2 colheres de sopa de folha de ortiga seca
  • 1 litro de agua quente

Preparação:  em um recipiente resistente ao calor, coloque as folhas secas de ortiga e adicione a água quente.  Cobrir com uma tampa e deixar repousar por 10 minutos.

Se preferir Pode colocar mel para adoçar.  Tome uma xícara por dia e mantenha o resto dentro da geladeira.

Atenção, mesmo que a  ortiga oferece muitos beneficios, é necessário  ter cuidado com suas folhas que podem causar alergias na pele de algumas pessoas.  Sempre deve Manusear essa planta com luvas

Não pense 2 vezes e comece a utilizar essa planta  para o bem da sua saúde e da sua família .

Agora que conhece todos os beneficio e usos da ortiga, deixe nos comentários como você pretende usar essa planta .  Adoraria saber sua opinião.


Veja o vídeo deste artigo

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.