Ácaros: 9 maneiras naturais de se livrar deles

0

Ácaros: 9 maneiras naturais de livrar deles

Alergia a ácaros: o que fazer

Você sofre de coceira devido a alergia a ácaros? Aprenda como se livrar dessas criaturinhas usando nove remédios caseiros simples.

É bastante fácil remover os ácaros. Vamos ver primeiro se o seu problema é esse.

O que são ácaros? Eles são visíveis?

Os ácaros são pequenos insetos, parentes distantes de aranhas e carrapatos. Eles não são visíveis a olho nu, então você não deve assumir automaticamente que é por culpa deles, quando começar a sentir coceiras.

Esses insetos, que só podemos ver ao microscópio, se reproduzem melhor em climas quentes e úmidos. Geralmente, as pessoas que sofrem de alergias a ácaros apresentam os seguintes sintomas:

  • Olhos vermelhos, com coceira ou lacrimejamento
  • Espirros
  • Nariz a pingar
  • Tosse regular
  • Ardor ou coceira na garganta

A coceira e as manchas vermelhas que se formam, são o resultado da alergia qu e o ácaro causa em você e nao da picada propriamente dita.  Estes insetos microscópicos não mordem você. Se você notar algum tipo de marca de mordida na pele, pode estar lidando com outro tipo de praga, como percevejos.

A alergia é desencadeada principalmente pelas substâncias presentes nas fezes dos ácaros, que são perigosas.
Esses insetos são perigosos então? –  Sim, eles podem ser perigosos, especialmente para pessoas que sofrem de problemas respiratórios como asma.

Embora seja altamente improvável que você se livre completamente deles, estes passos simples que descrevemos e detalhamos abaixo reduzirão suas chances de sofrer de alergias aos ácaros em uma margem significativa.

1 – Limpe sua casa regularmente com um aspirador.
2 – Cubra sua cama com um protetor de colchão contra os ácaros.
3 – Lave todos os tecidos (por exemplo, roupas de cama) regularmente.
4 – Use um limpador a vapor em todos os seus móveis e estofados.
5 – Considere substituir pisos com carpete por madeira.
6 – Reduza a umidade do seu quarto para menos de 50%.
7 – Sele corretamente todos os pontos de entrada, incluindo janelas.
8 – Limpe com um pano úmido para evitar a transmissão pelo ar.
9 – Use óleo de eucalipto ao lavar roupas de cama.

Como remover efetivamente os ácaros

Estes produtos e processos de limpeza podem acelerar como se livrar dos ácaros em sua casa.

1 – Use um aspirador com filtro potente.

Os aspiradores normais não funcionam com ácaros. Alguns desses insetos são absorvidos, mas serão liberados de volta ao ar. Precisamos pegar um aspirador que vem com a filtragem especial e tentar aspirar a casa pelo menos a cada dois dias. O mais recomendado sâo aspiradores com filtro Hepa ou filtro de água.

2 – Use um protetor de colchão anti-ácaro

Em alguns casos, não há muito que possamos fazer para remover completamente os ácaros que já estão em nosso colchão. Se não podemos jogar o colchão fora, então precisamos de um protetor de cama, que forme uma barreira entre os ácaros e nosso corpo.

Os protetores de cama devem ser lavados regularmente (de preferência a uma temperatura alta) para remover os ácaros que se acumulam na superfície da camada protetora da cama.

3 – Lave todos os tecidos regularmente

Devemos lavar todas as roupas de cama, fronhas e roupas em geral pelo menos uma vez por semana.
Devemos nos acostumar a limpar regularmente qualquer tecido ao qual nosso corpo esteja exposto para eliminar as alergias deles.  Nestes casos, lave com água quente.

4 – Use um limpador a vapor

Além de usar um aspirador de pó com filtro especial, também podemos usar um limpador a vapor de alta temperatura para a cama, o sofá e outros móveis .

Um estudo descobriu que a limpeza a vapor é uma maneira altamente eficaz de controlar os ácaros.
Esta forma de limpeza também é eficaz para outras pragas, como percevejos e pulgas.

5 – Não se esqueça do tapete

Tapetes e carpetes são lugares perfeitos para os ácaros cumularem (e poeira em geral). Primeiro devemos ver se o tapete é realmente necessário. Nesse caso, temos que aspirar o tapete regularmente.

6 – Reduza a umidade do seu quarto

Esses insetos adoram ambientes com altos níveis de umidade. Use um desumidificador para reduzir o nível de umidade do quarto para 50% ou menos. O nível ideal de umidade para os ácaros está entre 65 e 75%.

7 – Janelas e portas herméticas

Vamos reduzir a quantidade de poeira que entra na casa selando janelas e portas o máximo possível. Podemos selar os lados com massa de vidraceiro ou instalar uma junta de borracha à prova de correntes de ar. Essa também é uma boa tática para economizar mais energia durante o verão e o inverno e gastar menos na forma de climatização doméstica.

8 – Limpe com um pano úmido

Sempre temos que limpar com um pano úmido, principalmente as superfícies. É menos provável que os ácaros sejam transportados pelo ar se as superfícies forem limpas com um pano úmido. Certifique-se de lavar o pano em água quente após a limpeza.



9 – Lave com óleo de eucalipto

O óleo essencial de eucalipto pode ajudar a matar os ácaros. Podemos deixar de molho toda a roupa de cama em água com óleo de eucalipto por algumas horas (antes de seguir a rotina regular de lavagem).

Tenha cuidado com óleo de eucalipto, se você tem animais de estimação. É tóxico para cães e gatos. Portanto, é melhor que as pessoas que têm animais de estimação em casa não usem esse método.  Algumas pessoas também podem ter reações adversas ao óleo essencial, portanto deve ser usado com cuidado.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.