10 tipos de bancadas que você deve conhecer

0

10 Tipos de bancadas que você deveria saber antes de renovar sua cozinha ou banheiro

Escolher a bancada certa é um dos mais importantes aspectos do projeto da cozinha que vai além da estética. É um investimento que você quer fazer durar por anos, mas seu estilo de vida é finalmente, mais importante do que o seu estilo de decoração quando chega o momento de escolher o tipo certo de bancada.

Pense na praticidade e pergunte a você mesmo as seguintes perguntas:

  1. Você cozinha muitas refeições em família na cozinha?
  2. A preparação da refeição semanal faz parte de sua vida?
  3. Que tal assar?
  4. Se sua bancada tivesse uma pequena quantidade de dano, isso incomodaría você  ao ponto de perceber uma pequena rachadura?

Todo tipo de bancada tem seus pros e contras em termos de dureza e durabilidade, bem como calor e resistência as manchas.

Em termos de design, você insiste em uma pedra natural ou um material composto fabricado se encaixaria melhor?

Você quer mesmo uma bancada de pedra? Embora você tenha uma cor ou estilo em mente, se o material da bancada não estiver certo, há uma chance de você se arrepender de sua escolha.

Se você tem uma cozinha de estilo moderno, contemporâneo ou mesmo tradicional, aqui estão todos os diferentes tipos de bancadas a considerar.

 1. Bancadas de mármore

bancada de mármore preto

As bancadas de mármore realmente ganharam destaque nos últimos anos. “O mármore ainda é o rei em termos de estética e desenvolvimento de ponta”. É fácil entender o porquê. Esta pedra natural eleva instantaneamente uma cozinha, dando uma sensação limpa e contemporânea. Não há nada que se pareça com um acabamento de mármore branco brilhante, mas as bancadas de mármore também estão disponíveis em outras cores, incluindo tons de cinza, marrom, bege e verde. Não há duas bancadas de mármore exatamente iguais.

Mas, esta pedra certamente não é a escolha mais prática. O mármore é mais macio do que outras pedras naturais, então é importante ter cuidado e investir em boas tábuas de corte. Se você cortar diretamente no mármore, ele arranhará.

Outro problema com mármore é que é poroso, derramar certos líquidos pode se tornar facilmente em manchas permanentes. Isso significa que aqueles acidentes con vinho tinto e gotas de suco de limão precisam ser limpos rapidamente. Mas felizmente, a tecnologia está aprimorando em fazer mármores um pouco mais durável.

Um aspecto único de mármore é que mantém naturalmente a temperatura baixa, fazendo ideia para pessoas que gosta de assar. O mármore é uma ótima superfície para amassar e dar forma à massa.
Esse tipo de bancada também pode ser mais acessível do que você imagina. Enquanto o mármore parece de luxo e sofisticado, alguns tipos de mármore, tal como Carrara, pode ser econômico.

2 Bancada de quartzo

bancada de quartzo branca

Você tem uma família grande, cozinha muitas refeições ou apenas quer ter a certeza que investe em uma bancada durável que é construída para durar? Então quartzo poderia ser a melhor escolha para você.

Você pode ficar surpreso ao saber que as bancadas de quartzo não são feita 100 por cento de quartzo, mas elas, são uma pedra composta a partir de quartzo natural combinado com algum ligante de resina.

Esta pedra também é não- porosa, incrivelmente dura, e nunca precisa ser selada novamente. Por serem feitas pelo homem, as bancadas de quartzo são uma ótima maneira de obter a aparência de pedras naturais como mármore ou granito sem se preocupar com a durabilidade.

 

3. Bancada de granito

Bancadas em granito tem sido o padrão por muitos anos porque é uma pedra natural de grande durabilidade. O Granito está disponível entre cores escuras e claras, com todos os tipos de manchas e variações.

Outra característica única de granito é que pode ser cortado de diversas maneiras nas bordas, incluindo quadradas, chanfrado, ogee (que é uma forma de s), ou bullnose, que é a borda arredondada.

Bancadas em granito requer muito pouca manutenção e são fáceis de cuidar, mas é melhor evitar produtos duros de limpeza. Limpar o granito requer apenas um pouco de sabão e água. Alguns granitos são mais porosos do que otros, e tem que ser selados periódicamene para evitar manchas.

O granito é resistente ao calor, então sinta-se livre para poder tirar as bandejas do forno, e deixá-las diretamente na bancada de granito. Nenhuma base é necessária! Contudo, não é aconselhável cortar diretamente em granito; essa pedra é tão dura, que isso vai cegar suas facas.

4. Bancada de concreto

bancada de concreto

Bancada de concreto é uma maneira maravilhosa de dar um toque chique na cozinha com estilo rústico, como também, um toque especial para uma cozinha industrial e moderna. O concreto tem uma aparência realmente ousada e marcante. É também quase inteiramente indestrutível, é por isso que usam esse material para fazer estradas e calçadas.

Bancadas de concreto comercial estão disponíveis em lojas de bricolagem, ou se você é realmente hábil com DIY, pode fazer a bancada você mesmo usando um kit. No entanto, tenha em mente que esse concreto pode levar até 28 dias para secar completamente, então não é o ideal se você estiver trabalhando em um cronograma apertado. Ele também precisa ser selado.

Mas o concreto está longe de ser perfeito. Essas bancadas podem se rachar  por absolutamente nenhuma razão aparente. A boa noticia é que as rachaduras são muito fácil de reparar. Mas, se você insiste em ter uma bancada que vai parecer perfeita para os próximos anos,  provávelmente é melhor escolher outra coisa.

5. Bancada Bloco de açougueiro

Bancada de açougueiro é uma alternativa acessível para as bancadas em pedra. É feito de pedaços de madeira que estão ligados para formar uma tábua maior.

Bancadas de açougueiro são feitos tradicionalmente de todos os tipos de madeira, incluindo cerejeira, bordo, carvalho, nozes e incluso teca. No entanto, bambu está começando a ser usado porque é ecológico bem como sustentável.

Qual o acabamento você escolher depende inteiramente do estilo da sua casa e cozinha.

Bancada de açougueiro também é o único tipo de bancada que permite cortar e fatiar, porque é essencialmente uma tábua gigante.

Bancada de açougueiro podem ser seladas ou não, porém, uma vez que a madeira é selada, não é mais apropriada para preparação de alimentos e deve ser usada com uma tábua de corte separada.

Este material  también é poroso, então, liquidos derramados sobre ela deven ser retirados rapidamente ou você corre o risco de manchar a madeira. Bancada de açougueiro não seladas deve se passar um óleo duas vezes por ano, no qual é um compromisso.

Diferentemente das bancadas de pedra, o bloco de açougueiro nem sempre é usado em toda a cozinha, mas a tendência atual é instalá-lo para acentuar as ilhas de cozinha, adicionando um toque acolhedor.

6. Bancada de pedra sabão

bancada pedra sabão

Pedra sabão é uma pedra natural que é originária do Brasil, Montanhas Apalaches ou Finlândia. Possui uma alta porcentagem de talco, o que confere à superfície uma sensação de sabão muito suave.

Quando é comparado con mármore e granito, pedra sabão tem várias vantagens. Requer mínimo manutenção e é inteiramente não poroso, então é anti bactérias e resistente ao calor. Também tem um visual único, e está disponível em uma variedade de tons de cinza com tons azuis ou verdes. O parecido natural com mármore, varia de pedra para pedra.

Embora a pedra-sabão seja suscetível a danos, isso só torna a superfície mais bonita,dando-lhe uma pátina de aparência antiga. De fato, é recomendável que os proprietários lubrifiquem a bancada uma vez por mês durante o primeiro ano para permitir que a superfície se oxide e que a pátina se desenvolva.

7 . Bancada de aço inoxidável

Aço inoxidável sempre tem sido uma escolha popular para cozinhas comerciais, mas agora se tornou uma tendência em residencial também. Esse tipo de bancada é uma maneira de dar a sua cozinha uma aparência industrial e chique. Mas existem muitos prós e contras para esta escolha.

Se você limpar aço inoxidável corretamente é fácil de manter. Mas, quanto mais você deixe um respingo ou derramamento, torna-se mais difícil para limpar. Você pode limpar bancadas de aço inoxidável com um pouco de água e sabão, ou com um produto feito especificamente para esta superfície. O aço inoxidável também mostra impressões digitais e manchas de água facilmente, então não é o ideal para uma casa com crianças pequenas.

Outra armadilha de aço inoxidável é que pode amassar e arranhar. Com o tempo, pequenos danos se tornam menos visíveis. E, embora exija serviços profissionais, é possível corrigir áreas grandes com  danos, para que você não precise viver com eles. Mas, na maioria das vezes, o aço inoxidável é incrivelmente durável e totalmente não poroso.

8. Bancada laminada

bancada laminada

Projeto de Lana Rocha (Designer de interiores)

Bancadas laminadas, foram incrivelmente popular durante os anos 80 e 90. Enquanto as bancadas laminadas mais antigas podem parecer antiquadas, as bancadas laminadas de hoje são um pouco diferentes. Os laminados mais recentes podem dar a aparência de materiais mais caros, como madeira e pedra, por uma fração do preço.

Mas custo não é a única vantagem do laminado. Este produto é não poroso e não absorve bactérias. Também nunca precisa ser selado e é fácil limpar com um pouco de sabão e água.

Porém, existem alguns coisas para levar em mente se você escolhe laminado. É facilmente danificado pelo calor, então esquecer uma panela quente pode estragar sua bancada inteira.

Além disso, ao contrário de outros materiais sintéticos ou pedras, o laminado não agrega valor de revenda à sua casa. Portanto, embora não seja ideal para reformas de grandes cozinhas, é uma ótima maneira de manter o orçamento baixo para projetos menos importantes, como cozinhas pequenas, banheiro no porão, ou casas de aluguel etc.

9. Bancada de azulejos

Bancada de azulejo

Bancadas em azulejos tiveram seus apogeu no 70 e 80, mas eles estão começando a fazer um retorno. Se você é bom com bricolage e necessita manter o orçamento, azulejo é uma opção. Vale a pena considerar.



Os azulejos estão disponíveis em vários tamanhos e formas, de quadrados clássicos a azulejos de metrô, até hexágonos modernos em materiais diferentes, incluindo porcelana, cerâmica e até pedras naturais. Granito, quartzo , mármore e azulejos são uma alternativa acessível para lajes grandes.

Enquanto a manutenção e a durabilidade do aulejo dependem do material. Todas as bancadas de azulejos têm um problema em comum: as linhas de rejunte podem ser um desafio para manter a aparência limpa e fresca. Portanto, se a bancada da sua cozinha tender a ficar suja, convém considerar um rejunte mais escuro, como cinza ou preto.

10. Bancada de superficie sólida

bancada de acrilico

É feita de uma combinação de acrílico e resina. Uma quantidade interminável de estilos estão disponíveis.
Há muitos beneficios para escolher esse tipo de bancada. É resistente as manchas, e a maioria dos danos podem ser lixados. Porém, é importante, manter em mente que as superficies sólidas não são resistentes ao calor, portanto nao se pode colocar pamela quente em cima. Tenha vários trivets a mão.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.