Benefícios de comer agrião

0

O agrião é uma planta aquática encontrada perto de fontes e riachos lentos.

O agrião é uma fonte alimentar de folhas verdes muitas vezes esquecida, que pertence à família da mostarda.

É uma planta muito bonita e suculenta. O agrião tem folhas pequenas, redondas e onduladas que produzem pequenas flores brancas na primavera e verão. Ele tem sido cultivado na Europa e na Ásia, e até mesmo a vida aquática o usa para seu sustento.

A versatilidade é um dos melhores aspectos culinários do agrião. Podemos adicioná-lo a saladas, cozidos no vapor e usados ​​em sopas para um sabor sutil e picante. É um ingrediente comum para sanduíches na Grã-Bretanha, geralmente comido junto com o chá.

Como cresce na água, deve ser muito bem lavado em água fria para tirar a sujeira e depois secar com papel-toalha. Podemos mergulhá-los na água, e assim manterão seu frescor por até cinco dias, deixando-os na geladeira.

agrião

Os benefícios do agrião para a sua saúde

O agrião é usado como uma erva curativa desde muito cedo. Hipócrates, cerca de 400 a. C, instalou seu primeiro hospital na ilha de Kos, perto de um riacho, para garantir que agrião fresco estivesse disponível para tratar os pacientes.

O agrião tem muito poucas calorias e contém antioxidantes para proteger a sua saúde. A gluconasturtina, um composto de glucosinolato, é um deles; Fornece fenetil isotiocianatos que podem ajudar a reduzir o risco de câncer de pulmão.

Nos anos 1700, Nicholas Culpeper, autor de “The Complete Herbal”, acreditava que o agrião podia limpar o sangue.

O potássio é um dos nutrientes mais abundantes no agrião, com 330 miligramas por porção de 100 gramas. A ingestão adequada desse nutriente está associada a uma melhor saúde cardíaca.

Ele contém vitamina C, com 43 miligramas do mesmo tamanho de porção, seguida de perto pela vitamina A com 160 microgramas. A vitamina C fornece o poder de combate a infecções de nível superior para evitar resfriados e gripes, ajuda a manter o tecido conjuntivo saudável e controla a anemia por deficiência de ferro leve.

A vitamina A, também conhecida como retinol, é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológico e produz pigmentos na retina do olho, cuja ausência pode causar cegueira noturna.

O manganês, um cofator da enzima antioxidante superóxido dismutase, e o cálcio, essencial para ossos e dentes fortes, estão disponíveis na ingestão de agrião. Flavonóides antioxidantes como zeaxantina e luteína protegem seus olhos.

agrião

As vitaminas do complexo B incluem riboflavina, niacina, vitamina B6 (piridoxina), tiamina e ácido pantotênico, todos importantes para manter as funções metabólicas celulares no desempenho máximo.

Estudos sobre agrião

Comer agrião diariamente pode ter a capacidade de reduzir significativamente os danos ao DNA nas células sanguíneas e resistir ainda mais aos danos ao DNA causados ​​pelos radicais livres, de acordo com um projeto de pesquisa de dois anos na Universidade de Ulster.

Depois de examinar um composto derivado do agrião chamado isotiocianato de fenetil (PEITC), os cientistas encontraram propriedades anticâncer significativas.

Os estudos  envolveram 60 homens e mulheres saudáveis ​​que consumiram cerca de 1 1/2 xícaras de agrião fresco diariamente durante oito semanas.

Os resultados positivos incluíram uma redução nos níveis de triglicerídeos no sangue em uma média de 10% e um aumento significativo (33% a 100%) no conteúdo de luteína e beta-caroteno, associados, com níveis mais elevados de ingestão, em um menor incidência de doenças oculares, como catarata e degeneração macular.
A pesquisa científica descobriu que o PEITC no agrião pode suprimir o desenvolvimento de células de câncer de mama.

Estudos feitos pela Universidade de Southampton descobriram que o PEITC pode privar o crescimento de tumores no sangue e do oxigênio ao “desligar” um sinal no corpo.

Os pesquisadores explicaram que “à medida que os tumores se desenvolvem, eles rapidamente superam o suprimento de sangue existente, então eles enviam sinais que fazem com que os tecidos normais circundantes desenvolvam novos vasos sanguíneos no tumor, que fornecem oxigênio e nutrientes”.

Poderíamos chamar o agrião de a primeira comida rápida. Foi uma fonte de subsistência importante e gratuita para a classe trabalhadora na Inglaterra durante o século XIX. Recebendo o apelido de “pão de pobre”, os cachos costumavam ser enrolados em casquinha e comidos como sanduíches para viagem.

agrião

Agrião é um SUPER ALIMENTO

É uma planta perene, rica em nutrientes e que cresce naturalmente em torno de fontes de água que se movem lentamente. O agrião é conhecido há séculos como uma erva excepcionalmente nutritiva, tanto para comer quanto para curar.

VEJA AQUI:   Como plantar agrião – o vegeltal mais poderoso do mundo 

O agrião é utilizado em comidas rápidas (sanduíches, salgados e não vapor como guarnição), adiciona um sabor picante, além de uma série de minerais e vitaminas.

Os estudos mencionados acima apontaram que os nutrientes do agrião podem ajudar a fortalecer os ossos, limitar os danos neuronais, combater infecções, ajudar a manter o tecido conjuntivo saudável e prevenir a deficiência de ferro.

Além disso, o PEITC no agrião pode inibir o desenvolvimento de células de câncer de mama e prevenir danos ao DNA nas células.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.