Benefícios em comer SEMENTES DE MAMÃO

0

 

Embora seu sabor possa não ser do agrado de todos, a semente de mamão tem benefícios interessantes para a saúde que vale a pena aproveitar.

Essas pequenas sementes, como muitas outras, concentram compostos bioativos que contribuem para o bem-estar. De fato, nos últimos anos têm sido objeto de pesquisas científicas, pois se acredita que sirvam de aliados para cuidar da saúde.

De acordo com informações publicadas na revista Molecules, elas contêm principalmente polifenóis e flavonóides, duas substâncias com ação antioxidante que promovem a saúde.


Elas também fornecem ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oléico e em menor medida, são fonte de vitaminas, minerais e fibras alimentares.  Nutrientes que ajudam a melhorar a qualidade dos alimentos .

Uma curiosidade com as sementes de mamão é que quando são desidratadas e transformadas em pó têm um sabor picante podendo ser utilizadas como substituto da pimenta-do-reino em carnes ou verduras.

Benefícios da semente de mamão e para que serve.

1 – Para os rins

Ao consumir sementes de mamão você está evitando vários problemas em seu corpo, como insuficiência renal. Mas as sementes  também são ótimas como um tratamento para aliviar esse problema.

Para que o efeito das sementes seja positivo, recomenda-se mascar 7 sementes de mamão por dia. As Sementes de mamão ajudam a melhorar o funcionamento dos rins,  eliminam as toxinas e com isso mantém a saúde do órgão em dia.

2 – Depuração do Fígado

Como o fígado é um dos órgãos mais importantes do corpo, devemos ter mais cuidado, pois ele filtra substâncias tóxicas e com isso preveni algumas outras doenças.

Mas quando esse órgão já está afetado, corremos o risco de desenvolver algumas doenças crônicas e exatamente para evitar isso que devemos comer as sementes de mamão. Elas darão ao fígado o impulso de que precisa para ajudá-lo a limpar as substâncias que não são bemvidas no nosso corpo .

Recomenda-se consumir 5 sementes moídas e misturadas com uma colher de sopa de limão ao dia durante um mês.

3 – Melhora a saúde digestiva

O mamão tem um conjunto de enzimas chamadas papaína que são extremamente benéficas para a digestão das proteínas do corpo. Se você tem problemas de digestão, esta é uma das frutas que pode te ajudar, pois é uma boa fonte de fibras e ajuda no processo natural de digestão.

Para problemas digestivos É aconselhável consumir 7 sementes ao dia.

semente de mamao

4 – reduz inflamações no corpo

As sementes de mamão também possuem excelentes propriedades antiinflamatórias. Elas são particularmente vantajosas para o tratamento de várias condições médicas que causam inflamação, como artrite reumatóide, osteoartrite, etc. Ao comer essas sementes regularmente, podemos facilmente nos livrar de dores nas articulações, vermelhidão, inchaço e outras.

5 – bom agente Antibacteriano e antiviral

Mesmo pequenas quantidades das sementes podem combater bactérias de agentes perigosos, como coli, salmonela e estafilococos. Elas também podem ajudar no combate à dengue e febre tifóide

6 – Mata vermes parasitas intestinais

Essas sementes contêm agentes chamados alcalóides que são extremamente benéficos no tratamento de vermes intestinais e amebas. eles estimulam o metabolismo das proteínas no corpo, criando um ambiente inóspito para esses parasitas

7- Mantém o Câncer afastado

Se você precisa lutar contra o câncer de próstata de mama, cólon, útero, pulmão e leucemia, use essas sementes. Elas possuem um elemento natural chamado iseotesionato, que ajudar a combater tumores .

8 – colesterol

Devido aos nutrientes e fibras que existem no seu interior,  As sementes de mamão ajudam a combater o colesterol ruim e por isso o seu consumo é recomendado.


Veja o vídeo deste artigo

Como consumir essas sementes corretamente

As sementes podem ser consumidas como suplemento nutricional ou também podem substituir outros alimentos comuns.

Se o mamão estiver maduro, a maneira mais eficaz de retirar as sementes é retirando-as da fruta com uma colher. Depois de retirados, podem ser consumidos crús ou podem ser adicionados a saladas, molhos, sucos, sopas e outros pratos. Por terem sabor apimentado, podem ser usados ​​no lugar de alguns temperos. Você só tem que seca-las e moê-las no processador de alimentos  ou liquidificador. Para temperar carnes é uma ótima ideia.

Qual a quantidade diária

Coma semente de mamão moderadamente.

As sementes de mamão e seus extratos contêm nutrientes que ajudam a promover a saúde. Em geral, podem ser consumidos em sua forma natural, mas sem exceder a ingestão, pois pode ser contraproducente. Consuma entre 7 e 10 sementes  por dia e não terá problemas.

As sementes de mamão tem propriedades laxativas que se consumir em excesso pode causar diarreia

Como guardar

Armazenar em um frasco pequeno de vidro dentro da geladeira , no máximo por 1 semana. Em congelador, a melhor opção é separar as sementes em porções diárias e assim terá semente de mamão por muito mais tempo.

Outra opção é secar as sementes ao sol ou com um desidratador. Quando estiver seca é só moer no moedor de café ou no liquidificador. E assim, em forma de pó tem uma durabilidade de meses.

Contra-indicações

Apesar de todos esses benefícios, as sementes de mamão devem ser controladas no caso de gestantes e crianças, pois podem apresentar efeitos colaterais. Os idosos também devem evitar o consumo para garantir que não haja problema de interação com outros alimentos ou medicamentos. A menos que o próprio médico recomende.

Diga-me nos comentários o que você acha de todos esses benefícios da semente de mamão?  Você já comeu mamão com a semente?

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.