Quão tóxica é esta planta de casa
O envenenamento por Dieffenbachia ( Comigo Ninguém Pode) é falado o tempo todo quando se analisa a planta online, mas quão tóxica é a planta para seus gatos, cães e crianças?
Dieffenbachia é uma das plantas de interior mais comuns. É fácil de cuidar e ótimo como planta de escritório. Lembre-se de que esta planta pode ser venenosa, por isso há situações em que pode não ser uma boa opção.
Existem muitas plantas de interior populares que são tóxicas tanto para os humanos como para os nossos animais de estimação, por isso devemos ter cuidado ao cultivá-las. Um exemplo é a Palmeira Sagu. É outra planta em que todas as partes da planta são tóxicas para os humanos.
Outra planta conhecida como Brugmansia, é muito tóxica. É muito comum cultivá-lo em nossos jardins. Também é conhecido como Trombetas de Anjo.
Palmeira Sagu e Trombetas de Anjo
Outra planta de casa muito atraente, com grandes folhas brancas pontilhadas que crescem em um caule reto, é Dieffenbachia. É nativa dos trópicos e é cultivada como planta ornamental.
A maioria de nós gostamos dessa planta porque ela cresce facilmente em condições de pouca luz e preenche um canto da sala para uma aparência natural.
O nome comum da planta Dieffenbachia é Comigo Ninguém Pode. O nome se refere ao seu efeito tóxico, principalmente quando ingerido. O veneno pode causar temporariamente uma incapacidade de falar.
Envenenamento por planta Dieffenbachia
O efeito venenoso da planta dieffenbachia ocorre porque a planta contém cristais de oxalato em forma de agulha (ácido oxálico), bem como asparagina, uma proteína encontrada na planta.
Quando a folha é mastigada, esses cristais causam uma sensação de queimação.
Isso pode ser um problema se a planta for cultivada perto de crianças ou animais de estimação. Geralmente, a condição é leve e temporária. O veneno é transmitido pelo suco da planta, que se encontra no caule, nas folhas e, mais raramente, nas raízes.
A toxicidade intermediária.
Os problemas são mais graves para crianças e animais de estimação do que para adultos. Os efeitos raramente são fatais. Os pacientes mais frequentes para a toxicidade da dieffenbachia são crianças com menos de 5 anos de idade.
Dieffenbachia
Sintomas de toxicidade de Dieffenbachia
A maioria dos sintomas de envenenamento por dieffenbachia está relacionada à boca.
A ingestão do veneno das folhas pode causar qualquer um destes sintomas:
inchaço e bolhas na boca ou na língua
uma sensação de queimação na boca ou garganta
nausea e vômito
rouquidão
dificuldade de engolir
Sintomas oculares
Se o veneno é transferido das mãos para os olhos, estes sintomas podem ocorrer:
dano à córnea
dor nos olhos
sintomas de pele
vermelhidão geral
queimando
coceira
Sintomas de ingestão
Se o suco da planta foi engolido, você pode esperar:
diarréia
vomitar
falta de ar (se o suficiente for consumido)
É improvável que grandes quantidades desta planta sejam consumidas já que ao mastigar o suco das folhas produz-se uma sensação de queimação.
Intoxicação em animais causada pela planta Dieffenbachia
Cães e gatos, principalmente os mais jovens, estão sempre brincando e mastigando o que encontram em seu caminho. Dada a alta toxidade desta planta, pode ser muito perigoso para eles. Provavelmente não é uma boa planta para crescer dentro de casa
Foram relatados casos de morte de cães, gatos, coelhos e pássaros de estimação.
O envenenamento por Dieffenbachia em animais também pode incluir:
inquietação
babar
dificuldade em comer
perda de apetite
inconsciência
Visto que os sintomas que ocorrem em animais podem ser fatais, um veterinário deve ser chamado se você suspeitar de envenenamento por dieffenbachia.
Tratamento para envenenamento por dieffenbachia
Se alguém em seu ambiente for afetado por envenenamento, a primeira coisa a fazer é limpar a boca com um pano úmido e frio. Beba leite para aliviar os sintomas. Para sintomas oculares, enxágue bem com água fria.
Os tratamentos médicos adicionais mais comuns para o envenenamento por dieffenbachia são anti-histamínicos, carvão medicinal ou analgésicos. Quando o contato da planta com a boca ou os olhos não é intenso, os sintomas costumam desaparecer em poucos dias.
Dieffenbachia é uma planta decorativa muito comum em nossos locais de trabalho e não deve representar um problema quando usada desta forma.
Porém, como essa planta também é comum em muitas casas, alguns cuidados devem ser tomados. Se for necessário cortar a planta, é aconselhável usar luvas.