Como fazer rebrotar o Gengibre

0

Se você tem uma dor de estômago ou um resfriado, beber chá de gengibre pode fazer toda a diferença. Na verdade, o gengibre tem tantos benefícios para a saúde que é difícil listar todos eles.

Este rizoma pequeno mas poderoso foi bem pesquisado por suas propriedades medicinais contra resfriados, problemas de sinusite, febres, enjôos matinais e náuseas. Não é de admirar por que as pessoas que bebem chá de gengibre ou as usam em suas refeições muitas vezes precisam se reabastecer!

Felizmente, plantar  gengibre em um recipiente em casa é fácil.

A vantagem de cultivar gengibre dentro de casa é que é uma planta que suporta bem crescer com pouca luz, embora goste, poderá crescer em espaços um pouco sombrios e até dentro de nossa casa na sala ou na cozinha.

Outra vantagem de cultivar em vasos é que se temos este vaso no jardim ou na varanda, podemos colocar dentro de casa nos dias mais frios porque o gengibre não tolera temperaturas frias .

Assim que Faz rebrotar o Gengibre

Passo 1: Deixe de molho Seu Gengibre

Muitas raízes de gengibre vendidas comercialmente são revestidas com um inibidor de crescimento, o que as impede de brotar nos supermercados.

Assim, o primeiro passo depois de comprar o seu gengibre é deixá-lo de molho por 24 horas para retirar esse inibidor.

copo com água cheio de gengibre

Passo 2  :  fazer brotar

Com o gengibre ainda úmido mas não encharcados, colocar dentro de um saco plástico para criar um ambiente ideal para sair os brotes.  Deixar por 1 semana a 1 semana e meia.

gengibre saco plastico

Passo 3 :  Escolha o recipiente que vai Plantar.

Escolha um recipiente que tenha a “boca” bem larga porque o gengibre cresce na superfície da terra e vai crescer em volta de todo o vaso e por isso quanto maior a superfície do vaso, mais quantidade de gengibre podemos plantar.

A profundidade do vaso não é muito importante. Que tenha uns 10 a 15 cm já é suficiente. E não se esqueça de fazer os furos de drenagem na base do vaso para drenar bem a água.

cima de isopor com buracos de drenagem

Passo 4 :  Escolha a Terra

Enche todo o recipiente com uma mistura de terra que será:  1/3 de humos de minhoca  + 2/3 de substrato universal para vasos e adiciona uns punhados de perlitas  que ajudam muito na aeraçao da terra.

mistura de terra com perlitas

Passo  5 :   Plantar

Colocar os pedaços de gengibre com as gemas ( brotes)  na superfície da terra e aprofundar muito levemente.  Não cubra todo o gengibre com a terra e é muito importante que as gemas estejam voltadas para cima.

Caso tenha um recipiente com uma superfície larga, o ideal é deixar um espaço grande entre os brotes para que tenha espaço para se expandir.

gengibre sobre a terra

Passo 6 :  Regar

A terra deve estar ligeiramente umidade mas nunca encharcada .  Porque se não podem apodrecer os risomas de gengibre. O ideal é regar pouca quantidade mas que sejam frequentes.  Cada 2 ou 3 dias fazer uma rega leve.

Outra dica é regar  sempre ao redor do gengibre e nunca sobre ele.

Passo 7 :  crescimento

Depois de 3 semanas vai notar que se formam novas raizes e o brote já cresceu bastante e com novas folhas .

A Partir de 4 meses já pode ir retirar algum ou outro pedaço das raízes para usa-las.  O sabor é mais suave mas não deixa de ser delicioso.

A coleta completa de um gengibre maduro é ao redor dos 10 meses.

varias plantas de gengibre

Veja AQUI Como congelar o gengibre corretamente 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.