Como congelar o gengibre corretamente

0

Raiz de gengibre fresco adiciona uma explosão única  de sabor a muitos pratos.

A raiz de gengibre fresco não se mantém por mais de duas ou três semanas à temperatura ambiente ou na geladeira. Muitas vezes você vai perceber que a raiz começou a murchar ou até mesmo apodrecer. Isto  acontece especialmente  se você tiver cortado ou ralado qualquer parte dele. Não se preocupe. Existe uma solução para preservar seu gengibre fresco. Vamos congelá-lo da maneira correta.

Você vai precisar

  • Raiz de gengibre fresco
  • Uma colher / faca
  • Um saco ou recipiente para congelamento seguro
  • Um marcador

Assim que faz  – Gengibre congelado

Comece com a raiz de gengibre mais fresca que você pode encontrar. Escolher peças que sejam gordas, firmes, sem dobras e perfumadas. Estes terão o melhor sabor. Se a sua mercearia habitual não tem o melhor gengibre, tente fazer compras em um mercado central da sua cidade, onde há mais demanda por ele. Mercados asiáticos e indianos são uma boa opção.

1º Técnica de congelar – gengibre inteiro

A maneira mais simples de congelar o gengibre é selá-lo em um saco ou recipiente hermeticamente fechado. Você nem precisa descascar ou cortar primeiro.

2º  Técnica de congelar – gengibre em porções

Se você comprou uma raiz de gengibre grande, ou já sabe como vai usar o seu gengibre para estimar os tamanhos necessários, corte o gengibre em pedaços menores antes de congelá-lo. O ideal é congelá-lo em porções com o  tamanho que você tem costume de usar  para economizar tempo depois. Rotule os sacos do congelador com o conteúdo, a data e a quantidade  para que você possa identificá-los facilmente mais tarde. As coisas não são tão fáceis de identificar depois de congeladas.

3º Técnica de congelar – gengibre ralado

Faça um pequeno ritual quando levar o gengibre fresco para casa do mercado: descasque, rale e depois congele. Essa não é apenas uma ótima maneira de manter o gengibre fresco por mais tempo, mas torna-se incrivelmente fácil temperar um molho, refogar ou fazer um delicioso smoothie . Está ás mãos sempre que desejar um pouco de sabor de gengibre.

gengibre ralado

Gengibre ralado em porções

Para congelar o gengibre, primeiro descasque e pique ou rale. Em seguida, espalhe ou coloque o gengibre em uma bandeja forrada de papel de freezer. Eu gosto de fazer porções do tamanho de uma colher de chá. Congele até ficar sólido e transfira para um recipiente hermético. Deve durar cerca de seis meses, embora eu nunca tenha deixado o gengibre congelado por tanto tempo porque é muito fácil de usar!

Para a maioria dos pratos e smoothies, você pode simplesmente jogar o gengibre congelado diretamente no seu prato. Para assados ou molhos crus, deixe o gengibre descongelar primeiro; leva apenas alguns minutos se os pedaços forem pequenos o suficiente.



Usando Gengibre Fresco Congelado

Essa opção também é bem interessante e se trata de congelar o gengibre inteiro e cada vez que precisar é só retirar do congelador e cortar um pedaço para usar.

Para usar seu gengibre, simplesmente remova uma peça do congelador e rale o quanto precisar. Não há necessidade de descongelá-lo primeiro. De fato, o gengibre congelado é realmente mais fácil de ralar do que fresco porque a camada externa é mais dura e não adere tanto ao gengibre fibroso. Caso não use todo o pedaço do gengibre você pode devolver o restante para o freezer , lembrando sempre de fechar muito bem o saco novamente.

Conserva-lo em um vaso

Pode ser uma surpresa, mas você pode cultivar seu próprio gengibre. Para um suprimento inesgotável de gengibre, simplesmente plante uma raiz de gengibre em um vaso  pequeno e mantenha-o no peitoril da janela.

Ele vai brotar brotos e folhas como qualquer outra planta de casa. Sempre que precisar de gengibre para uma receita, basta levantar a planta; corte um pedaço da raiz e devolva o resto ao seu pote. Cortar a raiz não vai prejudicar a planta. Contanto que você mantenha sua planta regada, você nunca ficará sem gengibre.

Veja AQUI Como fazer rebrotar o gengibre 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.