Como rebrotar uma Batata Doce

1

As batatas-doces são cultivadas a partir de plantas e  não de sementes ou bulbos. Você pode comprar plantas de batata-doce em um centro de jardinagem ou on-line.

Mas você também pode cultivar suas próprias plantas diretamente de uma batata que você já comprou no supermercado.

Assim que faz

1. Obtenha uma batata doce firme e saudável. Se a batata-doce está começando a brotar,  você tem uma vantagem inicial.

Suponha que a maioria das batatas-doces da mercearia sejam tratadas com um produto químico anti-brotamento. Procure por batatas doces orgânicas ou procure alguma horta caseira perto da sua casa.

3 batatas doces dentro do prato

2. Corte uma ponta da batata doce e coloque em um pote de água. Submerja metade da ponta da batata dentro da água e e deixe alguns centímetros por cima da água.  Exatamente como se faz com a semente de abacate.

pedaço batata doce na água

Foto: via

Mas você também pode colocar uma batata inteira que vai dar muito mais brotos

batata doce inteira dentro de vidro com água

Foto: via

Troque a água ocasionalmente para evitar que apareça algas ou até mesmo para evitar mosquitos da dengue. Coloque na luz do sol.

Em poucos dias você verá sair brotos da batata-doce.

batata doce com broto e raizes

Foto: via

3. Quando os brotos tiverem quatro a cinco centímetros de comprimento, retire-os da batata-doce e vai sair mais e mais brotos…e cada broto será  uma planta nova.

batata doce na água saindo brotos

retirando broto da batata doce

Foto: via

4. Coloque os brotos em água. Você pode colocar um monte de brotos no mesmo jarro. Eles vão dar raízes rapidamente.

brotos de batata doce na água

5. Quando o broto estiver bem enraizado, plante na terra com uns 25 cm de altura. Batata doce gosta de clima ameno e o ideal é plantar quando o solo esteja aquecido.

Embora a batata-doce não possa ser plantada cedo demais, porque odeiam o frio, também não podem ser plantadas tarde demais. O mais tardar é inicio de verão.

A batata doce precisa de vários meses de tempo de cultivo  para formar tubérculos.  O inicio da primavera é a data ideal para começar a plantar .

broto de batata doce com raizes

6 – Mantenha as plantas bem regadas enquanto as raízes estão se adaptando ao novo local. Para evitar que cresça muita erva daninha o melhor é forraar toda a superfície da terra com mulching.

saco de linhagem com batata doce plantada

Foto: via

7-  Batata doce é uma planta  rasteira e se você tem pouco espaço em casa, o ideal é fazê-la subir por algum suporte na vertical.  Os turbéculos necessitam tempo para crescer e você poderá colher depois de  4 a 5 meses.

batata doce subindo por um suporte

Foto: via

 

Share.

1 comentário

  1. Avatar
    Julio Mello on

    Boa tarde.

    Tenho um aquário comunitário de 180 litros, temperatura da agua 25ºc ph ligeiramente ácido. Coloquei na cobertura de vidro duas batatas doces com as pontas dentro da agua uns dois centímetros. Durante duas semanas nasceram vários brotos e cresceram rápido tive que podar alguns, porém, após essas duas semanas as pontas submersas começaram a apodrecer. Retirei as duas. Imaginei que a agua do aquário teria nutrientes para o desenvolvimento das plantas, mas parece que não é bem assim.

    Não funciona cultivar as batatas na agua do aquário, seria a temperatura, ph ou outros elementos dissolvidos na agua? Controlo regularmente os níveis de amônia, e outros elementos. O aquário possui um filtro externo com carvão ativado.

    Durante as duas semana a cobertura do aquário ficou muito bonita, gostaria de manter ou cultivar outro tipo de planta. Alguma sugestão?

    At.te
    Julio Mello

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.