Como fazer suas poinsétias florescerem novamente no próximo natal

0

São poucas as pessoas que  cuidam destas lindas plantas depois que passam as festas mas posso te garantir que se cuidadas e tratadas com carinho podem durar vários e vários natais.

Poinsétias (Poinsettia) são fáceis de manter, mas são necessários alguns esforços para que floresçam uma segunda vez. Para cultivá-las depois das férias, tudo o que você precisa fazer é tratá-las de maneira semelhante a outras plantas domésticas: dê-lhes luz solar, deixe-os secar ligeiramente entre as regas e alimente-os com um fertilizante líquido de acordo com as instruções do rótulo. Essa é a parte fácil. As brácteas (essas são as folhas que parecem pétalas de flores) acabarão por desaparecer e cair da planta. Neste ponto, corte as hastes para logo abaixo das flores e deixe-as continuar a crescer.

Aqui estão algumas dicas que vão ajudar a essa planta decorativa viver  saudável e bela até o natal do ano que seguinte.

1 – Mantenha as plantas confortáveis

Poinsetias gostam de temperaturas em torno de 18º a 23º C.  Deixe-a em um local onde as temperaturas não baixam muito á noite  porque podem fazer que sua planta sofra e suas folhas começam a cair. Além disso, mantenha-os longe de correntes de ar e janelas frias.

As poinsétias também gostam de muita luz direta. Coloque suas plantas perto de uma janela do sul, leste ou oeste e mantenha a terra úmida enquanto elas ainda estiverem florescendo. Nunca deixe sua planta encharcada, depois de regar, retire o excesso de água do pratinho. Quando ver que a superfície da terra está seca ao toque, volte a regar. Não fique regando continuamente só porque está fazendo muito calor.

Seja moderado na primavera

Permitir que suas poinsétias fique com a terra um pouco mais seca entre uma rega e outra durante a primavera. No meio da primavera, corte cerca de 4 centímetros de cada haste para estimular  a  planta e que fique exuberante durante o inverno. A primavera também é a melhor época para iniciar a fertilização.

Veja AQUI como fazer estacas da flor de Natal 

Mude o local

À medida que as temperaturas aumentam, é hora de mover suas poinsétias para uma área que receba uma quantidade moderada de sol.  Mas fique de olho no sol quente da tarde porque mesmo que você já tenha visto estas plantas  nativas que crescem em pleno sol, elas definitivamente não gostam do calor excessivo da tarde.

Procure um local que tenha um bom sol pela manhã e um sol da tarde parcialmente sombreado. Poinsétias também tendem a ficar bem em um pátio ou debaixo de uma árvore. Apenas proteja-as do sol quente ou elas vão ficar secas muito rápido e você vai precisar regar diariamente.


A partir do momento que o fertilizante começa a fazer efeito, você deve começar a ver sair novos ramos.  Esta é a hora de fazer mais uma pequena poda em cada haste… cortar 3 cm de cada ramo já é suficiente.

Continue adicionando um fertilizante normal semanalmente ou um fertilizante de força total mensalmente. Além disso, certifique-se de fertilizar somente com o solo  úmido ou você pode queimar as raízes.

Preste atenção em insetos, como pulgões e moscas brancas, que tendem a se acumular na parte inferior das folhas. Os inseticidas orgânicos ajudarão a corrigir o problema, mas estejam preparados para usá-los com mais freqüência do que os inseticidas químicos. Uma ideia de um inseticida caseiro fácil:  adicione uma colher de chá de detergente neutro a um galão de água. Coloque em um frasco de spray e deixe sempre perto das plantas.

flor de natal

Como fazer a poinsétias florecer novamente

Em um país tropical e localizado no Hemisfério Sul, como é o caso do Brasil, a poinsétia mantém-se fiel à regra: floresce naturalmente no nosso inverno que é  junho ou julho.  Pra que essa planta floresça em dezembro na época de natal, existe um truque “hortícola”.

Se você vive no hemisfério norte, quando a temperatura começa a baixar  de 23ºC , essas poinsétias precisam entrar para dentro de casa novamente. Se você vive no hemisfério sul, pode deixar a planta onde estiver mas com certos cuidados que vou explicar abaixo.

É hora de “cultivar” aquela flor vermelha linda.  Para isso, a partir de 1º de outubro, certifique-se de que a planta tenha noites de 12 horas. São 12 horas de escuridão ininterrupta – se isso não é feito você vai adiar a floração.

Alguns jardineiros colocam uma caixa de papelão sobre a planta durante essa hora de dormir de 12 horas. Colocar  as plantas em um quarto escuro das 17:00 às 8 da manhã fará o truque. Durante o dia, mantenha-a num local que tenha muito sol.

É uma tarefa a mais, mas isso é fundamental para fazê-las florescer a tempo.

Uma vez que suas poinsétias floresceram, você não precisa adicionar fertilizante. Apenas continue regando como de costume.

Passando as festas, você começa tudo de novo; é divertido !!

Se você conservar seu vasinho de poinsétia após o natal,  e não fazer nada de especial ela vai crescer e dar flores quando seu metabolismo determinar – ou seja, em junho/julho.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.