Como propagar estacas de poinsétia a flor de natal

0

As estacas de poinsétias devem ser caules novos e saudáveis, cortados de plantas vigorosas. As hastes antigas que floresceram este ano não são as melhores estacas a serem usadas. Podar estas hastes para permitir que um novo broto se desenvolva.

Mantenha as plantas sempre em ótimas temperaturas,  com sua terra úmida e em um local claro para produzir estacas saudáveis e produtivas. Uma vez que as novas hastes tenham crescido pelo menos 10 cm, você pode começar a retirada-las. As estacas devem ter entre 7cm a 10cm de comprimento com 2 a 3 folhas maduras.


As estacas de poinsétias requerem pouco cuidado para que as raízes cresçam com êxito,  lembrando sempre de esterilizar as tesouras antes de podar para evitar infecções fúngicas e bacterianas no caule. O momento para fazer essa Propagação de estacas de poinsétia é depois que a planta começa a produzir novas ramas na base. Espere até que os ramas atinjam de 7 a 10 cm de comprimento antes de usá-los como estacas para garantir que elas estão maduras o suficiente para produzir as esperadas raízes.

estacas flor de natal

Você vai precisar

  • vasos pequenos ou qualquer outro recipiente
  • Areia grossa e perlita ( opcional)
  • Luvas
  • Tesouras de poda
  • terra
  • hormônio enraizador

Assim que faz

1 – Encha um vaso limpo e seco de 10cm com uma mistura de terra multiuso (2 partes) + areia grossa ( 1 parte) ou uma mistura de meia areia e meia perlita. Umedeça completamente a mistura de terra.

2 – Separe uma haste de 5cm de comprimento a partir da base da poinsétia usando tesouras de poda bem limpas e afiadas. Escolha uma estaca que tenha uma haste flexível e várias pequenas folhas na ponta. Evite hastes com sinais de danos, infecções ou deficiências minerais, como folhas mal formadas ou manchas pretas. Use luvas ao cortar poinsétias.


3 – Retire a folha mais baixa para expor o nó de crescimento. Polvilhe a ponta final da estaca com hormônio de enraizamento. Você pode comprar esse homônimo numa floricultura ou pode fazer você mesmo . Veja AQUI e AQUI  como você pode fazer seu próprio hormônio de enraizar e assim economizar um bom dinheiro.

4 -Insira a extremidade da estaca, que você polvilhou o hormônio enraizador, no meio da mistura de terra umedecida.  Pressione até que o terço inferior esteja enterrado. Pressione suavemente a terra em volta do caule.

Crie uma mini estufa para suas estacas

5 – Cubra o vaso com um saco de plástico sustentado com palitos de madeira. Isso vai criar um ambiente tipo uma mini estufa com temperaturas adequadas para favorecer o crescimento das raízes. Se você vive num local frio, coloque esse vaso dentro de casa  perto de uma janela com bastante luz pela manhã.

estacas de flor de natal

6  – Pulverize água na estaca todos os dias para manter as folhas hidratadas e frescas.

7 – Verifique se as raízes começam a crescer em duas a três semanas puxando suavemente a base da estaca. Se sentir que a estaca está presa, é sinal que as raizes já estão em desenvolvimento e já pode retirar o saco plástico que cobre o vaso.

8 – Depois de duas semanas que as raízes começaram a desenvolver, transplante a estaca de poinsétia para um vaso maior de 15 cm de diâmetro com terra tipo padrão. Cultive aa flor de Páscoa em local  bem iluminados, moderadamente úmido sendo em exterior ou no interior da casa.

9 – Plante a flor de Páscoa no jardim no outono se você vive em um clima que não tenha geadas. Escolha um local ligeiramente sombreado com um solo úmido e de boa drenagem rica em matéria orgânica. Evite locais com muitas sombras porque assim as brácteas das flores vão carecer de vigor e da linda cor vermelha.

Dica do Assim que faz

Estacas de poinsétia vão enraizar-se sem a necessidade de colocar o hormônio de enraizar, embora este hormônio  acelere o processo produzindo  mais raízes e mais rapidamente.

Atenção

As poinsétias “soltam” uma seiva fina semelhante a látex que provoca uma reação alérgica em algumas pessoas, por isso use luvas ao manusear as plantas.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.