Como fertilizar a poinsétia – Flor de Natal

0

A poinsétia (Euphorbia pulcherrima) é uma planta perene que anuncia as férias que se aproximam com brácteas coloridas. As poinsétias não precisam de fertilizante quando estão floridas, mas precisarão de cuidados adicionais se você planeja mantê-las por mais tempo. Após o florescimento, essas plantas requerem fertilizantes e pequenas podas para viver até a próxima temporada de férias.

Você vai precisar

  • Fertilizante de plantas domésticas para todos os fins
  • Tesouras
  • Recipiente para plantas com furos de drenagem
  • Mix de terra  com musgo de turfa
  • Caixa ou armário à prova de luz

Assim que faz a fertilização da Poinsétia

1 -Regue a poinsétia quando o solo estiver seco ao toque. Adicione água até que saia dos orifícios de drenagem do vaso. As poinsétias não gostam de solo encharcado, mas os períodos secos prolongados farão com que as folhas murchem e caiam. Mantenha a poinsétia regada durante todo o ano.

2 – Fertilize a poinsétia seis semanas após o término da floração. Quando as brácteas coloridas da poinsétia murcham  ( o que pensamos que é a flor são na verdade as folhas coloridas que se chamam BRÁCTEAS) e caem o que  significa o fim da floração. Faça uma solução de um fertilizante de planta de interior para todo-uso. Regue a planta com esta solução fertilizante até que á agua saia  nos orifícios de drenagem do vaso.

3 – Alimente a poinsétia com uma segunda aplicação de fertilizante seis semanas após a última aplicação. Repita o mesmo processo acima  citado no nº2.

4 – Podar a poinsétia uns 8 centímetros de altura no meio da primavera. Use uma tesoura para cortar as hastes. Coloque a planta em uma janela ensolarada e continue com a rega.


5 – Aplique + fertilizante quando surgir novas ramas. Isso ocorre por volta do final da primavera. Faça da mesma maneira explicado anteriormente.  Use uma solução de fertilizante para regar a planta até que comece a sair pelos orifícios de drenagem do vaso.

6 – No verão, coloque a poinsétia ao ar livre. Coloque a planta em um local com meia sombra, longe da luz solar direta. Fique de olho na umidade da terra, pois ele pode ficar mais seco do que quando a planta estava dentro de casa.

7 – Transplante a poinsétia no inicio do verão.  Use um vaso com uns de 10 cm de diâmetro maior que o vaso anterior. Encha o novo recipiente com uma mistura de terra para todo uso contendo musgo e turfa. Retire a planta do vaso, sacuda a terra das raízes e plante-a no novo vaso.

8 – Regue a poinsétia recém-transplantada com a solução fertilizante. Despeje a solução na terra até que ela seja drenada nos orifícios do vaso. Certifique-se de umedecer bem a terra para evitar qualquer bolsa de ar ao redor das raízes da poinsétia.

9 – Continue a fertilizar a poinsétia uma vez a cada 30 dias usando a solução fertilizante. Fertilize a cada mês até meados de dezembro, enquanto isso continue a regar a planta se o solo estiver seco.

flor de natal

10 – Comece o processo de floração a partir de 1 de outubro. Coloque a poinsétia em um armário ou caixa escura a partir das 17h às 8 da manhã . O armário ou caixa deve estar completamente escuro, pois qualquer exposição à luz interferirá no processo de floração da poinsétia. O armário ou caixa deve estar entre  18º a 23ºC F. Coloque a poinsétia em uma janela ou local ensolarado pelas horas restantes.

11 – Continue colocando a planta no escuro todas as noite até final de novembro.  A poinsétia deve ter suas folhas com as cores festivas a partir desta data.

12 – Mantenha a poinsétia longe da luz solar direta, uma vez que as brácteas mudaram de cor mas continue regando todas as vezes que tiver a terra seca.

Veja outros artigos sobre a poinsétia:

Como fazer suas Poinsétias florescerem novamente no próximo Natal  

 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.