Como fazer um defumador com sua churrasqueira

0

Inverno ou verão nada melhor que um bom churrasco sendo este vegetariano ou carnívoro.

Seja usando gás ou carvão, a maioria de nós temos uma churrasqueira no quintal ou na varanda.  Porém um defumador exclusivo pode ser um luxo. Eles ocupam espaço, podem custar muito e, embora façam sentido para verdadeiros fãs de alimentos defumados, podem não ser necessários para o admirador casual desse tipo de alimento.

Na verdade, eles definitivamente não são necessários para nada.  Com um pouco de criatividade e mão na massa, você pode transformar a churrasqueira que você já possui em um defumador que pode deixar sua comida tenra, macia, desmanchando na boca e muito saborosa.

churrasqueira com a tampa aberta

Como transformar sua churrasqueira em um defumador

Este método destina-se a transformar uma churrasqueira a carvão que tenha uma tampa instalada.

Caso você tenha uma churrasqueira a gás, você pode acender um lado da grelha e colocar as lascas de madeira encharcadas diretamente na parte superior da grelha, do lado aceso, em uma cesta perfurada ou numa caixa de aparas que vem com muitos modelos. Em seguida, feche a tampa.

caixa para lascas de madeira

caixa para colocar as lascas de madeira

 

Assim que faz

Passo 1 – Preparar as lascas de madeira

Mergulhe várias lascas de madeira na água por pelo menos 30 minutos. Para uma duração maior do tempo de defumação, aumente a quantidade de lascas, conforme necessário.

Você precisará de cerca de 1 xícara de lascas de madeira para cada 30 minutos de defumação a quente, e cerca da metade dessa quantidade para defumação a frio.

lascas de madeira de molho em água

Lascas de madeira de molho na água

Passo 2 – Como montar a churrasqueira

Retire todas as grelhas da sua churrasqueira. Certifique-se de que tenha uma grelha pequena relativamente limpa – você pode usá-la mais tarde para segurar a comida.

Verifique se as aberturas do fluxo de ar estão abertas. Amasse várias folhas de jornal ou um saco de papel e coloque-o no fundo do barril da grelha, posicionando-os em um dos lados. Isso será usado para acender as brasas em etapas futuras.

Passo 3

Coloque a grelha pequena sobre o papel amassado e em seguida, adicione uma pequena pilha de carvão diretamente sobre o papel.

madeira na brasa

Passo 4

Criar uma barreira entre as os dois lados da grelha, com o objetivo de manter a fonte de calor fora do contato direto com qualquer alimento que você está defumando. Para fazer isso, construa uma pequena parede no centro da grelha usando alguns tijolos ou uma tampa metálica retangular.

Passo 5

Acenda o papel para queimar o carvão e aguarde até que o carvão esteja coberto em grande parte com cinzas, o que deve acontecer em cerca de 20 minutos.

Passo 6

Coloque um punhado de lascas de madeira encharcadas na pilha de cinzas, em seguida, coloque mais algumas peças de carvão fresco e apagado em cima das lascas de madeira. Você deve executar este passo pelo menos a cada 30 minutos para garantir que as aparas de madeira continuem a arder.

carvão com madeira umida

VEJA AQUI  as melhores madeira para defumar diferentes tipos de alimentos 

Passo 7

No lado oposto ao carvão, coloque os ingredientes diretamente na grelha.

defumando a alimento

Foto: via

Passo 8

Feche a churrasqueira, certificando-se de que as saídas de ventilação estão abertas e situadas do lado oposto ao fogo. (Se as aberturas estiverem sobre o fogo, toda a fumaça subirá e sairá.)

Reabasteça com lascas de madeira a cada 20 ou 30 minutos conforme necessário, depois com carvão, sempre nessa ordem (regular a temperatura usando mais ou menos carvão ). Lembre-se de nunca deixar que o carvão apague completamente ou que as aparas de madeira se transformem completamente em cinzas sem serem reabastecidas. Defume até que o efeito desejado seja alcançado.

Defumação a quente ou a frio?

O tempo, o nível de umidade e a temperatura determinarão os sabores e a textura dos alimentos defumados. No defumador a quente, onde as temperaturas se registram entre 45 °C e 85 °C, você vai cozinhar e dar sabor aos alimentos ao mesmo tempo.

A defumação a frio usa um calor mais baixo e suave (entre 32 °C e 45 °C) e destina-se a ocasiões em que você não quer cozinhar (ou pretende cozinhá-lo mais tarde), mas tentar infundir um sabor esfumaçado. Muitas proteínas que são defumadas a frio também foram salgadas ou curadas anteriormente.

Para defumar frio, siga os mesmos passos para montar sua churrasqueira, mas use uma quantidade mínima de carvão. Coloque a comida em cima de uma panela de metal cheia de gelo, depois cubra o gelo com sal kosher, o que reduzirá sua temperatura para abaixo de 0 °C, mantendo uma fumaça mais fria por mais tempo.

peça de carne defumada sobre uma tábua

Foto: via

Veja QUI como fazer uma tábua de madeira para cortar seu defumado !

Sobre as marcas da grelha

As marcas  da grelha podem parecer atraentes nos alimentos e podem ser funcionais para controlar o tempo, como quando você está organizando várias peças de carne sendo grelhadas em diferentes níveis de cozimento.

Mas essas marcas clássicas de churrasco típicas de foto em bifes e hambúrgueres são superestimadas do ponto de vista de habilidade e sabor.

O que realmente importa é a caramelização,  o repouso e tempero adequado da carne .

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.