Como IMPRIMIR folhas secas em papel ou tecido

0

A arte de imprimir folhas secas é muito fácil, leva apenas 5 minutos do seu tempo.

você pode imprimir lindas estampas de folhas usando folhas reais em papel ou tecido. Esta arte simples é um ótimo projeto de artesanato para crianças e todos  da família.

A natureza realmente inspira a criatividade, basta olhar ao seu redor e você verá toda a beleza e cores gloriosas que nos cercam.

Hoje vou compartilhar com vocês como fazer estampas de folhas em papel ou tecido, as melhores tintas para usar, e 3 dicas e truques secretos (um dos quais eu não vi até agora) para obter detalhes realmente bonitos e expressivos.

folha imprimida papel

Você vai Precisar

Tinta

Para imprimir a folha em um papel, aqui estão algumas boas opções de tinta têmpera, tinta gauche, aquarela (forma macia, em tubos) ou acrílica.

Para imprimir em tecido, use tinta para tecido ou tinta acrílica. (Mais comparações de tinta na etapa 2)

Papel / Tecido

Use cartolina comum, papel oficio ou papel de aquarela, todos os quais fornecerão excelentes resultados. A maioria dos tecidos de algodão ou linho de textura fina também são ideais para este projeto.

Um rolo de borracha

Você pode usar rolos de silicone, que são muito mais baratos!, ou um rolo de madeira.

Toalha de papel

Resíduos de papel ou folhas de plástico para o processo de impressão

Pincéis e uma paleta

Ou qualquer coisa em que você possa misturar tintas.

materiais de impressão

PASSO 1:  Escolha as melhores folhas para fazer a impressão  

Quais folhas são boas para impressão?

Os melhores tipos de folhas para impressão precisam ser relativamente planas, não muito mole e ter boas texturas de veias, geralmente no verso.

Você pode usar folhas novas ou deixá-las secar por um dia antes de usar, dessa forma será mais útil para manter as folhas planas e fáceis de imprimir.

Pense em como você gostaria de usar sua impressão de folhas – são para arte de parede, toalhas de mesa, cartões ou outras decorações de outono? Isso o ajudará a decidir quais tamanhos suas folhas devem ter.

PASSO 2: Pintar um lado de uma folha para imprimir 

Antes de tentar a impressão em folha, imaginei que tudo o que precisava fazer era colocar algumas tintas em uma folha e esfregar no papel ou tecido. Mas quando eu fiz exatamente isso, não consegui fazer com que os belos detalhes das folhas aparecessem claramente nas minhas impressões.

Algumas impressões ficam com muitos pontos brancos vazios e, se usar muita tinta, podem ficar manchados. Depois de fazer diversos testes, descobri as principais técnicas que fazem uma grande diferença.

  1. Proteja sua superfície de trabalho com plástico ou  papel sob a folha. Espalhe uma fina camada de tinta na folha.
  2. A parte de trás geralmente tem texturas de veias mais interessantes. A consistência da tinta deve ser como molho de tomate (ketchup) ou um pouco mais espessa.
  3. Na maioria das vezes não é necessário adicionar água à tinta. Se a tinta estiver escorrendo ou houver muita tinta, isso pode causar manchas.

impressão de folhas secas

Uma boa dica é saber a diferença entre a tinta acrílica, a pintura guache e a tinta temperada para fazer as impressoes das folhas. 

O termo “pintura artesanal” é freqüentemente usado em todas essas pinturas.

Embora sejam todas tintas à base de água, elas funcionam de maneira diferente.
A  técnica Guache, também é conhecida como aquarela opaca.

Tinta aquarela e têmpera, semelhante ao guache, menos pigmentada, mais barata e excelente para artesanato infantil. Ambas podem ser reativadas com água. Elas são mais fáceis de trabalhar se você imprimir folhas em papel.

A tinta acrílica é mais permanente quando seca. É ideal para impressão em tecidos. Funciona muito bem no papel também. No entanto, é muito mais difícil limpar tintas acrílicas secas de seus pincéis.

O segredo é trabalhar rápido, para que as tintas não sequem ao imprimir. Também é útil ter um garrafa de nebulização à mão. Pulverizar os pincéis para evitar que sequem muito rapidamente.

UMEDECER O PAPEL ANTES DE IMPRIMIR UMA FOLHA.

Essa técnica é ideal para papéis mais espessos, como cartolina. Você não precisa fazer isso em papel fino.

  1. Cole o contorno do papel que vamos usar em uma madeira com  adesivo.
  2. usar uma  garrafa de spray e pulverize sobre o papel. Ou pinte-o com um pincel molhado umedecido em água limpa.
  3. Deixe-o absorver a umidade.

papel molhado

PASSO 3: Imprima a folha seca 

  1. A essa altura, o papel deve ter absorvido a água e ficar úmido ao toque.
  2. Cuidadosamente, coloque a folha com o lado pintado para baixo no papel.
  3. Delicadamente, coloque um pedaço de papel ou toalha de papel por cima.
  4. Use um rolo de borracha, ou um rolo de madeira, e aplique muita pressão enquanto  passa o rolo, pressionando a folha no papel ou tecido.
  5. Mantenha com pressão para que a folha não se mova.
  6. Essa técnica funciona muito melhor do que esfregar a folha com os dedos. As impressões de folhas que você fizer ficarão mais uniformes e com mais detalhes.
  7. Levante suavemente a folha do papel ou tecido e delicie-se com sua bela arte 

impressão de folhas secas

OUTRA DICA SOBRE COMO IMPRIMIR COM FOLHAS:

Se a superfície da folha impressa ficar muito branca, você pode usar um pincel umedecido em água limpa e passar levemente sobre as folhas impressas com guache (também conhecido como aquarela opaca), aquarela ou têmpera.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.