Alinhamento e balanceamento dos pneus

0

É normal o mecânico realizar o alinhamento e balanceamento nos pneus quando levamos o carro para a revisão periódica. Mas será que as pessoas sabem a importância de cada um deles? Ainda é comum no mercado a dúvida relativa à melhor forma de realizar estes serviços fundamentais para aumentar a vida útil de um pneu e dos componentes da suspensão. Muita gente deixa isso de lado, não fazendo a manutenção preventiva. Só lembram que existe alinhamento e balanceamento quando a falta deles acarreta em problemas maiores e principalmente, mais caros.

O termo alinhamento, na realidade, significa buscar o “Equilíbrio em Movimento” do veículo. Este procedimento é executado medindo e ajustando os ângulos que as rodas do veículo fazem em relação ao piso e às linhas de centro do veículo, equilibrando todas as forças que atuam no carro, tais como: gravidade, força centrífuga, força de viragem, dentre outras, proporcionando maior eficiência de rolamento, desgaste uniforme dos pneus, aproveitamento correto da capacidade de frenagem, melhor estabilidade e, consequentemente, mais segurança para o motorista e os passageiros.

Os três ângulos mais importantes são:

Cambagem – Consiste em um ajuste do ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo.

cambagem alinhamento do carro

Caster – É o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical – fornece estabilidade auto-centrante e direcional;

caster alinhamento de carro

Convergência ou Divergência – É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima). O seu ajuste promove uma melhoria no padrão de desgaste dos pneus, especialmente sob frenagem.

toe alinhamento de carro

 

 

O alinhamento deve ser feito em todas as situações abaixo:

  • As revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veiculo, ou pelo menos a cada 10 mil km;
  • Quando pneus e componentes da suspensão ou da direção forem substituídos;
  • Toda vez que for notado um comportamento estranho do veículo, tendendo a ir mais para um lado que para outro, ou dificultando a manutenção de uma trajetória;
  • Sempre que acontecer um impacto forte das rodas com buracos, guias, pedras soltas ou outros objetos;
  • Quando você notar desgaste irregular nos pneus.

Os benefícios de manter seu carro alinhado são sentidos principalmente no bolso, já que você economiza dinheiro com a troca de pneus e evita consumo extra de combustível. Além disso, a direção fica mais macia, responde melhor aos comandos e permite uma pilotagem mais segura do veículo. O processo de alinhamento é rápido, demorando cerca de 30 minutos.

O balanceamento, que deve ser sempre feito em conjunto com o alinhamento, tem por objetivo deixar equilibradas as massas dos conjuntos de rodas e pneus. Um conjunto desbalanceado provoca vibrações nas rodas, gerando desconforto aos ocupantes, comprometendo a estabilidade do veículo, e também diminui a vida útil de pneus e componentes da suspensão, como buchas, amortecedores e borrachas.

Os pneus são itens de segurança importantes do seu veículo, e além disso, custam bem caro. Cuide bem deles, para evitar gastos e transtornos desnecessários e manter você e sua família seguros.

Abaixo seguem  videos da explicação mais detalhada de cada um dos 3, bem como o tutorial de como fazer uma ferramenta para ajustar a cambagem e as ferramentas para ajustar a convergência.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.