Como ler o medidor de luz

15

Você provavelmente já se perguntou como é realizada a leitura de energia elétrica consumida na sua residência . O processo de medição é bem simples, e você mesmo pode realizar e assim poder fazer a  comparação e conferir a com a leitura que te envia a  concessionaria da sua cidade.

Antes de tudo, você precisa identificar o tipo de medidor de energia que está instalado na sua casa ou apartamento. Atualmente, são utilizados três tipos de medidores nas instalações residenciais de energia elétrica:

 

medidores de luz

Medidor eletrônico ou digital

No medidor digital (eletrônico), você precisa apenar ler os números que aparecem na tela, e subtrair a última medição, para obter a medição atual. São os aparelhos mais novos, e estão substituindo os medidores de ponteiros, por serem de leitura mais fácil e rápida.

medidor de luz digital

Medidor ciclométrico

No medidor ciclométrico a quantidade de KWh consumidos é lida nos algarismos grandes de cor preta. É exatamente igual que a leitura do medidor eletrônico. Fácil, rápido e direta. para saber a quantidade consumida você também deve subtrair esse numero, do numero obtido no més anterior.

medidor ciclometrico

Medidor de ponteiro ou medidor analógico:

medidor de ponteiro

É o modelo de medidor que tem mais regras para fazer a leitura: Cada relógio tem quatro mostradores que, juntos, representam os números do consumo. A leitura é feita da direita para a esquerda.

O primeiro mostrador indica a unidade, o segundo indica a dezena, o terceiro a centena e o quarto o milhar.

Pode ser utilizado em qualquer tipo de ligação ( monofásica/ bifásica/ trifásica).  É o modelo mais
antigo adotado pela empresa. Alguns estão instalados ha mais de 20 anos.

A figura abaixo, retirada do site da empresa Light, demonstra claramente como
realizar a leitura neste tipo de relógio:

explicação medidor de ponteiro

A situação ideal é sempre anotar a medição de energia do mês, de preferência no mesmo dia que a leitura, pela companhia de energia elétrica, for realizada. Assim, fica mais fácil de notar se houve erro na leitura e correr atrás para não levar prejuízo.

Gostou? Compartilhe!

15 Comentários

  1. Avatar

    Boa noite! Alguém sabe o que significa quando o leiturista chega pra fazer a leitura e ao invés de ele imprimir o talão e deixar na caixa dos Correios, o que ele faz é tirar foto do relógio e marcar um X com um pincel na tampa do mesmo relógio e simplesmente vai embora sem deixar o talão. Sabem o que isso significa?

  2. Avatar
    Allan Vieira em

    Pessoal, bom dia. Meu relogio é novo, bifasico (tem 6 pra 7 meses) e é o ciclometrico. A medição até 99 kw foi correta, pois foram 3 meses até 99 kWh. No quarto mês que na minha concepção seria 134 kw, foi lido 1348 KWh.
    A quinta conta leram 1632 e minha dúvida é: meu relógio é bifasico que consome menos, minha casa é pequena com 2 quartos, sala banheiro cozinha e 2 quartos. Eu gostaria de saber se o primeiro algarismo da direita pra esquerda conta como kWh redondo. Não tem base meu consumo passar de 99 para 1348. Obrigado antecipado para quem puder ajudar.

    • Avatar

      minha é onde encontrar o ‘constate do meu medidor’. E meu meidor no primeiro relógio, está marcando entre o 5 e 6, mas está mais proximo do 6. quero saber se nesse ponto qual eu levo em consideração. quando está entre dois número.

  3. Avatar

    Minha dúvida é a mesma do Kazuo e da Maria; qual das duas leituras que aparecem com intervalos de 3 a 4 segundos devo considerar?

    • Avatar
      vera.lucia.santos@hotimail.com em

      Minha dúvida é a mesmo caso da Maria; qual das duas leituras que aparecem com intervalos de 3 a 4 segundos devo considerar?

  4. Avatar
    claudio marcondes em

    No exemplo a diferença é 142 e deve-se multiplicar pela constante do medidor. O que é

    a constante do medidor?

  5. Avatar

    Eu tenho uma duvida sobre a escala de ponteiro tenho caso intrigante que esta tirando meu sono não sei mandar a foto da leitura se quiser me ajudar meu contato 998352631 dai mando foto pelo watts sap

  6. Avatar

    NO MEDIDOR ELETRONICO OU DIGITAL: QUAL A O REGISTRO EM NUMEROS DEVO CONSIDERAR PARA O EFEITO DA KILOWATTAGEM CONSUMIDA NO MES: É TOTAL DA ENERGIA ATIVA(03) OU TOTAL DA ENERGIA REATIVA IND. ?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.