Como Plantar Pés de maçãs em Vaso e como cuidar

12

Neste artigo você vai Aprender a plantar pé de maçãs em Vaso. O Cultivo da macieiras em vasos requerem alguns cuidados e manutenção que será dada abaixo.

Como escolher uma muda de macieira certa

O cultivo da macieira em um vaso tem certas peculiaridades que você precisa saber para ter sucesso. Se pretendemos iniciar uma plantação  a partir de sementes, é melhor desistir da ideia se quisermos comer maçãs ricas, doces e crocantes.

A melhor coisa é optar por comprar uma muda já cultivada e enxertada, será muito mais fácil, mais rápido e acima de tudo recompensadora. Vamos ver como plantar uma macieira em vaso seguindo os passos  que detalhamos abaixo.

Compre variedade auto polinizadas

Quando for a um centro de jardinagem( floricultura) é bom pedir um conselho ao especialista sobre a melhor opção de variedades adequadas para a região onde você vive.

As macieiras requerem polinização cruzada, você precisará comprar duas macieiras para polinização. Se você for plantar apenas uma planta, compre uma variedade de autopolinização.

Quando vamos cultivar uma macieira em um vaso, é conveniente optar por variedades anãs ou semi-anãs.

colocando mulch sobre terra

imagem: Dorling Kindersley Limited

Considere o “Período de frio”

Para a produção das flores, as macieiras exigem um ciclo anual de clima frio no inverno, chamado de resfriamento. Este requisito de período de resfriamento de uma macieira é medido a partir do número total de horas que recebe por ano quando a temperatura permanece abaixo de 7 C,  mas acima do ponto de congelamento. Os requisitos médios de “horas de resfriamento” para variedades de macieiras são de cerca de 800 a 1000 horas.

Se você vive em um clima de inverno ameno, basta escolher uma variedade de maçã  que necessita poucas horas de frio  e se você vive em um clima rigoroso de inverno, escolha variedades de maçã  que necessitas várias horas de frio.

Escolhendo um Vaso

Não comece a cultivar a macieira em um vaso grande demais inicialmente. Um tamanho padrão de 18 a 22 litros que é de 30 centímetros de profundidade e largura é ótimo para começar.

Gradualmente, altere o tamanho do contêiner a cada ano ou quando você perceber que a planta tem as raízes apertada ao vaso. Você vai saber, com certeza,  se a planta tem as raízes apertadas ou não quando perceber que sua planta já não cresce verticalmente.

Cada vez que você fizer a troca de vaso vai escolhendo vasos maiores do que o anterior.  Lembre-se de não plantar  em um vaso grande demais diretamente. Uma vez que sua macieira de vaso atingir a altura desejada, pare de trocar os vasos. Um vaso de 75 a 95 litros seria suficiente como final. Depois disso, para manter, você terá que fazer a poda regular e aparar a raiz periodicamente.

macieira plantada em vaso

Requisitos para cultivar macieiras em Vasos

Posição

Como outras árvores frutíferas, a macieira adora crescer ao sol. Para a sua macieira em vaso, escolha um local ensolarado com pouco vento. Em dias quentes de verão, mova o recipiente para um local que esteja sombreado do sol da tarde. Além disso, tenha em mente que deve manter uma boa circulação de ar ao redor da sua macieira. Se você está cultivando na sua varanda ou no jardim do terraço, não o coloque grudado nas paredes.

Temperatura

A macieira em crescimento requer inverno frio e verão moderado. Você não pode cultivar macieiras onde a temperatura permanece sempre a mesma ou muito quente. A macieira pode tolerar temperaturas extremamente baixas, ficando inativas no inverno.

Solo

As maçãs preferem solos profundos, férteis e bem drenantes, evitam o solo encharcado. Uma mistura de solo arenoso e solo argiloso levemente ácido vai muito bem.

Para cultivar uma macieira em um recipiente, use uma mistura de terra que seja rica em matéria orgânica com pH levemente ácido a neutro (6-6,8).

colocando terra no vaso

fonte: Dorling Kindersley Limited

Rega

Macieiras com crescimento em vasos requerem rega regular. Geralmente, você deve regar mais abundantemente durante a formação de botões florais na primavera e verão. Reduza a rega no inverno.

Regue profundamente para promover o crescimento de raízes saudáveis, mas nunca deixe encharcado o solo. Comumente, as macieiras que crescem em recipientes morrem devido à podridão radicular que ocorre em solos encharcados e excesso de irrigação. Além disso, evite regar a parte superior, pois molhar a folhagem favorece o crescimento do oídio.

Cuidados a tomar com árvore de maçã em vasos

Fertilizante

Fertilize sua macieira com um fertilizante líquido balanceado de meia força quando a árvore for jovem a cada duas semanas durante a estação de crescimento ( primavera –  verão) . Comece a reduzir a alimentação de fertilizantes a partir do final do outono e interrompa a fertilização no inverno. Aplicar qualquer fertilizante de frutas uma vez que a árvore ficar mais velha.

Replantar

Replantar a árvore jovem aproximadamente a cada ano . Replantar  en un vaso de tamanho maior e tente espalhar as raizes dos lados e do fundo.

soltando raizes prensadas no vaso

imagem :Dorling Kindersley Limited

Hibernação

Ao cultivar macieiras em vasos, você deve saber que, durante geadas fortes e temperaturas muito frias, você precisará proteger as raízes da planta. Para isso, enrole o recipiente com plástico bolha.

Poda da Macieira Anã

A poda é uma parte essencial do cuidado da macieira. Mas uma macieira anã requer menos poda do que a árvore semi-anã ou de tamanho padrão. A poda deve ser feita para controlar a forma e o tamanho de sua planta. Ramos mortos, danificados ou doentes devem ser podados periodicamente. Além disso, retire os ramos que estão se cruzando ou crescendo dentro do tronco principal. A melhor época para a poda é o final do inverno e do verão.

Polinização

Como foi dito antes, a maioria das variedades de macieiras requer polinização cruzada para frutificar, o que significa que você precisa comprar pelo menos duas macieiras. Mas a melhor maneira de evitar isso é comprar uma variedade auto-polinizadora.

Floração e desbaste de frutas

Macieiras anãs começam a produzir flores em 2-3 anos. No primeiro ano de floração, remova todas as flores para evitar que a árvore produza os frutos. Desta forma, você permitirá que a planta direcione sua energia para o crescimento.

O desbaste de frutas permite que a planta produza frutas de melhor qualidade. Aguarde algumas semanas após o aparecimento das frutinhas e remova as frutas que estão crescendo em cachos deixando somente uma ou duas.

retirando 3 maças pequenas

o desbaste é geralmente um benefício para a árvore. Com o cacho de frutas acima, 4 desses frutos jovens serão removidos, deixando o maior deles para se desenvolver.

Pragas e doenças

Macieira em um recipiente, infelizmente, é atingida pelas mesmas pragas e doenças que as plantadas no solo. Afídeos, larvas, besouros, cigarrinhas, ácaros e pulgões, oídio, podridão parda e mais alguns. No entanto, as plantas em um recipiente, geralmente estão mais perto da casa em um espaço limitado e por isso é mais fácil cuidar deles e controlar estas doenças.

 

Gostou? Compartilhe!

12 Comentários

  1. Avatar
    Edílson em

    Eu tenho dois pé de maçã tem 40 dias mas parece que pulgoes está atacando que veneno posso passar

    • Assim Que Faz

      Olá Silas, ficamos triste em saber que a quantidade de propaganda está atrapalhando uma visualização adequada do site. Poderia me dizer o que mais te incomoda? Assim vamos tentar solucionar o problema. obrigado por avisar.

  2. Avatar

    Estou com umas mudas de 15 cm, estou torcendo para dar certo. Como devo proceder daqui para frente?

  3. Avatar
    Cristiane Garcia em

    Já tenho um pé de maçã,plantei em casa direto na terra e agora coloquei no vaso,já tem um ano,e agora não sei como proceder para que de frutos,está 80cm,me ajuda por favor.

  4. Avatar
    Julia Contiero dos Santos em

    Eu plantei um pé de maçã e vou seguir as orientações e ver se consigo cuidar dela!

  5. Avatar
    Rita Rosendo Trindade em

    Ganhei um pé de maçã Ana não sei como cuida dele ! Mais atravez de vcs já estou aprendendo!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.