Remédios para Oídio – Solução Natural

0

Oídio é uma doença causada pelo fungo do mesmo nome. É um pêlo esbranquiçado que atua sobre folhas e caules em plantas fracas, geralmente localizadas à sombra e em áreas ou períodos de alta umidade. Como já dissemos, podemos ver seu micélio a olho nú e isso o caracteriza, sendo um atributo diferenciador de Oídio em relação a outros fungos patogênicos.

O oídio é frequente em folhas de cucurbitátecas (abobrinhas, pepinos, melões e melancias), embora muitas vezes se encontrem como pó esbranquiçado que secam as folhas nas rosas ou nos brotos tenros de pêssegos ou nectarinas.

Porque o Oídio aparece

O aparecimento de Oídio ocorre geralmente em ambientes de alta umidade, irrigações por aspersão, ou chuvas prolongadas com temperaturas entre 10 e 20ºC. Sua propagação é favorecida por cortes e feridas, por isso vamos tentar não tocar as plantas sensíveis, como abobrinhas ou pepinos, quando estão molhadas.

Uma localização excessivamente sombreada, uma má escolha de espécies (pouco adaptada à umidade do nosso jardim), uma espessura excessiva de folhagem  que gera uma pouca ventilação resultante, a poda e a negligência das feridas causadas e as conjunções de temperatura e alta umidade, são detalhes importantes que Podem influenciar o aparecimento do Oídio.

Outra causa é o excesso de nitrogênio, devido à excessiva fertilização, pois isso força a planta a absorver mais água do que o normal.

folhas cheias de fungos oidio

Como remover o fungo Oídio

Eliminar as partes afetadas

Este será a nossa primeira tarefa na planta afetada. Ao eliminar as partes afetadas a tempo, evitaremos a propagação para outras folhas e caules e também entre plantas.

Aeração e poda

A falta de aeração pode facilitar a colonização do oídio, isso pode ser devido à folhagem muito densa e apertada. O desbaste e a poda podem ser uma solução circunstancial, mas se o problema persistir, devemos optar por mudar a planta do local ou escolher uma espécie que melhor se adapte à umidade da área.

Enxofre

Nós podemos controlar o oídio polvilhando  enxofre. As pesquisas a respeito do mecanismo da ação fungicida do enxofre foi focada a partir de diferentes aspectos, o que fica claro que,  por um lado ou pelo outro, o enxofre é fatal para o oídio e inofensivo se respeitarmos os tempos de segurança adequados na aplicação.

Favorecer a biodiversidade

É demonstrado através de estudos realizados na comunidade valenciana que nas terras inoculadas com Trichoderma harzianum, um fungo antagonista de fungos patogênicos, a doença é prevenida e evitada em uma alta porcentagem de casos.

Micorrizas

Micorrizas são uma estrutura filamentosa que alguns fungos formam em torno das raízes das plantas. Estes ajudam as plantas na exploração do substrato, melhoram a absorção de água e nutrientes e os protegem de outros fungos que são prejudiciais. Em troca, a planta fornece os açúcares sintetizados que sobram ao fungos.

É por isso que devemos evitar o uso de fungicidas, que eliminam micorrizas (um tipo de raiz gerada por fungos que ajudam as plantas a absorver nutrientes e água), e os fungos benéficos que protegem a planta de doenças e Eles se mantêm vigorosos.

Além disso, a biodiversidade impede o parasita de encontrar o hospedeiro certo e há plantas que se complementam muito bem, protegendo-se mutuamente, como cenouras e cebolas.

fruta melancia com fungos oídio pela casca

Cavalinha

A preparação de cavalinha é um preventivo muito eficaz. É preparado por decocção, embebendo 20 gramas de planta seca por litro de água com 5-10 gramas de silicato de sódio por um dia. Em seguida, ele é fervido por 20 minutos e coado. A solução de uma parte da preparação é pulverizada em 9 partes de água. É aconselhável aplicar o tratamento em pleno sol.

Alho

O alho é um eficaz repelente de fungos, bactérias, pulgões e ácaros. Uma infusão é feita com 50 gramas de dentes de alho por cada litro de água e a solução de uma parte da infusão é pulverizada em 4 partes de água. Deve ser aplicado em pleno sol e por vários dias consecutivos.

Produtos Naturais de combate ao Oídio para comprar

Outra opção igualmente válida é usar algum produto ecológico já preparado e com garantias. Existe uma boa variedade

Própolis

A própolis é um produto feito por abelhas a partir de substâncias resinosas que se acumulam nos brotos das árvores, arbustos e plantas menores. As abelhas colocam na entrada da colméia, para selar todas as rachaduras e impedir a entrada ou a presença de qualquer parasita ou doença.

Na agricultura, é um bom fungicida natural (oídio, fusarium, phytoptora, peronospora, botrytis, alternaria) e controla os microorganismos patogênicos, bloqueando sua entrada através dos brotos tenros, tornando-o anti-séptico e antiviral. Também induz a planta a aumentar suas defesas naturais.

folha de tomate com oídio

Folha de tomate com oídio



Preparação ecológica

Existem produtos com uma seleção de componentes que juntos combatem muito bem qualquer ataque fúngico e que também respeitam o meio ambiente e a nossa saúde. Geralmente é oferecido em forma para pulverizar.

 Oidio  stop

Produto ecológico que atua liberando ozônio e pelo seu conteúdo em enxofre sistêmico. Atua preventivamente e também curativamente.

Produto homeopáticos

Produtos homeopáticos, uma boa opção preventiva e contra os estágios iniciais da doença.

Qualquer problema eventual que possa surgir em nosso jardim, seja pragas ou doenças, provavelmente se deve a algum erro de gestão ou a desequilíbrios causados pela falta de biodiversidade.

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.