O que PLANTAR em ABRIL no hemisfério sul e norte e qual planta colocar uma do lado da outra

0

Neste artigo vou mostrar as melhores plantas para cultivar em neste mês de abril.

São plantas que melhor se adapta a esse clima e por isso é muito mais fácil que cresçam fortes e produtivas.  E o melhor ainda é que cultivar as plantas da temporada, a probabilidades de que vamos ter sucesso é bastante alta.

Vamos ver o que sembrar en abril  tanto para el hemisfério norte como para el hemisfério sul.

También te diré quais plantas podem se plantadas uma juntas da outra e assim economizar muito espaço .

Plantar no Hemisfério sul

Abril é um mês espetacular para fazer uma pequena horta de outono -inverno. Independente que seja em vasos ou num pequeno pedaço de terra.

O mais recomendado para plantar diretamente no local definitivo:

→  grão de bico,  fava, feijão, Cenouras, beterraba, rabanete, nabos, ervilha, esparagos, lentilha, morango,

Para semear  na sementeira:

→  alface (abril é a melhor época para elas).  Brócolis, couve-flor,  couve diversas , repolho,  acelga,  aipo,  espinafre,  salsinha,  coentro, rúcula ,  cebolinhas  (que ficam mais lindas e fortes nesta época ) e alho, alho porro, cebola, agrião, chicória.

Como associar planta com planta

Sabemos que cada planta necessita diferentes nutrientes para desenvolver e dar frutos. Se plantamos 2 plantas diferentes juntas mas que necessitam do mesmo nutriente vai haver uma disputa entre elas por essse mesmo nutriente e assim nenhuma delas vai crescer da maneira que esperamos. E isso vai gerar uma grande decepção.

Você pode colocar 2 ou mais plantas juntas sim, mas plantas que ajudam uma a outra.

Ao mesmo tempo que estamos usando todo o espaço do terreno ou do vaso, sem desperdício, estamos também ajudando as plantas a crescerem mais saudáveis e produtivas.

Por exemplo: 

Se você tem um vaso ou um espaço de 30 cm por 30 cm, neste espaço você pode colocar um tipo de  feijão ou vagem  e ao lado pode plantar rabanetes com 1  alface e 1 acelga .

O interessante é que pode plantar qualquer tipo de folha com algum tipo de raiz.

Uma associação nada boa é colocar os feijões junto com cebolas, alho porro, cebolinha, alho.  Por alguma razão eles acabam prejudicando um ao outro.

Em outro vaso você pode colocar um feijão com um brócolis ou uma couve flor ou um repolho. Nada mais porque  ficam bem grande.

Eu insisto em que devemos sempre plantar qualquer tipo de feijão porque eles aportam nitrogênio para a terra e repõe a fertilidade do solo.   Umas 3 a 4 planta de feijão por pessoa pode ser ideal para suprir suas necessidades.

Em outro vaso de 30 cm por 30 cm, pode colocar 2 plantas de espinafre e uns 4 alho porós.

Você também pode colocar as cebolinhas junto com as alfaces, as beterrabas também podem ficar perto de salsinha e rúcula.

Em outro vaso, pode plantar alfaces junto com alhos e rabanetes-

Cebola e acelga podem ficar juntas

E o alho também pode ficar ao lado dos espinafres.

Lembrando sempre que é sempre bom misturar as verduras de folha com as raízes.

É o momento para plantar os  flores de bulbo que vão florecer em primavera como, tulipas, jacinto, Lírio dália, e vários outros.

Plantar no hemisfério norte

O hemisfério norte está começando a subir as temperaturas e por isso temos que ficar de olho e  aumentar gradualmente a irrigação

O primeiro de tudo é semear flores que vão estar floridas por todo o verão e todo o outono como a calêndula,  amapola, girassol , e todas as flores campestres.

Plantar em local definitivo:

Os Feijões, Vagem, Abóbora, abobrinha, batatas, beterraba, brócolis, cenoura, cebola, couves diversas, melão, melancia, nabos, ervilhas.

E na sementeira: 

Alho porró, Manjericão, pepino, berinjela, pimentão, Acelgas, agrião, alface, rúcula, salsinha, escarola, aipo, espinafre, cebolinha, pepino,  erva-doce, hortelã, milho, camomila,  chicória, coentros, cominhos,  pimentas, rabanetes, tomilho.

O que plantar ao lado uma da outra (ASSOCIAÇÃO)

Uma boa associação para os tomates é plantar ao redor verduras de folhas. No mesmo local dos feijões ou vagens , você pode plantar os rabanetes ou aipo.

– As berinjelas pode estar ao lado de alho porró ou também de espinafre .

– Os pimentões podem ficar ao lado de cebolinhas ou alface.

– As pimentas podem estar perto da rúcula, salsinha ou coentro.

– Os rabanetes crescem muito rápido e por isso pode ir plantando e colhendo junto com as beterrabas enquanto essas crescem.

– As beterrabas também pode ficar perto das cenouras e acelgas

– E o espinafre também associa muito bem com o alho poró.

Bem, independente de ser um lugar ou outro, o ideal é realizar plantio escalonado e com isso poder estar colhendo em ambulância por várias semanas.

Tenha em mente não é a mesma coisa colher 80 tomates em 1 dia e não ter nada no resto do mês, do que colher 8 tomates por dia  durante mutas semanas seguidas.

Para todos vocês, que perguntam sobre que terra colocar nas suas sementeiras, para mim o melhor é misturar um bom substrato com um pouco de fibra de coco,   adicionar um pouco de compostoagem ou de húmus de minhoca se tiver alguma perlita estaria bem com um pouco de areia.

Agora que sabe o que plantar no mes de ABRIL e a associação correta das plantas . Veja esse video abaixo sobre como ter uma horta em pequenos espaços.

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.