Como Tapar Buracos na Madeira – Massa caseira

7
 Existem várias situações onde é necessário preencher a madeira como: buracos de algum prego que foi retirado, rachaduras na madeira, buracos de cupim, uma pancada com alguma ferramenta e muitas outras coisas que podem ter deixado sua madeira danificada.
Você pode encher esse buraco na madeira  de qualquer coisa. Mas o melhor mesmo  é a polpa de celulose ou a serragem da própria madeira que você quer reparar.

Diferentes tipos do buraco ou imperfeições na Madeira

  1. Buracos Pequenos: rachaduras; gretas; dentes na madeira,
  2. Buracos Médios: buracos feito pelo cupim, buracos de pregos.
  3. Falha Grande: pedaço da madeira que falta.

Reparação em Buracos Pequenos

Para os buracos pequenos, arranhões, imperfeições ou pequenas rachaduras a opção é preparar uma massa com papel que é um material derivado da madeira ou também pode usar a serragem fininha ( pó de serragem) que você pode obter da mesma madeira que você vai reparar.

Esse pó da serragem deve ser o mais fino possível porque vamos preencher um buraco pequeno. Para obter essa serragem bem fina devemos lixar a madeira ou pedir em alguma carpintaria perto da sua casa.

A massa de madeira é um produto muito utilizado nos trabalhos de carpintaria e é sempre bom saber fazer caso necessite. Vamos mostrar aqui o passo a passo de como você pode fazer esta massa em casa.

Você vai Precisar

Assim que Faz

PASSO 1

Reunir todo os materiais e ingredientes que vai necessitar para fazer essa massa.

agua, papel jornal, cola, tijela


PASSO 2

Picar o papel de jornal bem pequeno e colocar num recipiente grande.

PICANDO JORNAL EM pedaços pequenos

PASSO 3

Jogar água quente sobre o papel picado até cobrir. O papel deve ficar empapado. Triturar tudo no liquidificador até virar uma massa bem espessa

água na massa e amassar

 PASSO 4    

Espremer essa polpa, sobre uma peneira, até tirar todo o excesso de água. Deixar esfriar essa polpa (polpa de celulose). Pegar uma porção adequada de acordo com o que você vai precisar para preencher o buraco da madeira.

Espremer ao máximo essa porção de polpa até soltar toda a água. Quanto menos água melhor para poder secar rápido depois que você aplicou na madeira.

secando a massa de papel

PASSO 5

Sobre a polpa, colocar uma quantidade generosa de cola de madeira. Misturar bem!! A cola deve encorporar completamente a polpa de celulose. Em seguida colocar o pigmento para que a massa fique com a mesma cor da madeira que você está reparando.

colocar pigmento na massa

PASSO 6

Colocar uma pitada de Bórax para agir como conservante e evitar o aparecimento de fungos na madeira. Misturar bem! Misturar bem!!!

Massa de madeira pronta para ser usada.



massa pronta para ser usada

PASSO 7

Com a ajuda de um palito, encher toda a rachadura da madeira com essa massa. Pressionar com o dedo para que a massa penetre por todos os lados e na6o deixe bolhas de ar dentro. Retirar com uma espátula o excesso de massa que ficou por fora da rachadura e deixe secar.

aplicando a massa


Veja o video  de Como preparar essa massa de madeira

Gostou? Compartilhe!

7 Comentários

  1. Avatar
    Henrique em

    Tenho um portão de madeira entrada de garage como faço para tampar os vãos de encailevanso em consideração que conforme a temperatura existe movimentação.
    Obrigado

  2. Avatar

    Uma pergunta.
    Esse tipo de vedação pode ser usado em tábua de carne, já que será lavada com frequência, a massa não sai ao lavar

  3. Avatar
    Jorge marcone em

    Gostaria de saber como recuperar uma madeira com um buraco grande. Penso usar o mesmo processo somente adicionando cimento ou calcário dolo mítico. Daria certo? Obrigado Jorge ruas

  4. Avatar

    Não sabia que existia esta maravilhosa receita. Vou usá-la imediatamente para tapar buraco de cupim na cadeira de madeira. Muito útil. Agradecido. Saudações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.