Como tratar panela de barro na primeira vez de uso

0

Você comprou uma nova panela de barro e…NÃO USE AINDA! Primeiro você deve curá-la.

Quem não gosta de panelas de barro? Além de serem térmicas, bonitas e darem um toque diferente às nossas cozinhas, por alguma estranha razão, as refeições que cozinhamos ficam com um sabor muito diferente e delicioso.

Veja AQUI os benefícios de usar panelas de barro para preparar os alimentos

Mas, para que a panela não seja “maltratada” pelo calor ou quebre tão facilmente, você não deve cozinhar em uma delas sem antes saber como curar uma panela de barro.

Existem duas maneira bem simples de preparar, curar um produto de barro antes de começar a usá-los para cozinhar. Esses procedimentos farão com que toda as partículas de sujeira sejam eliminadas das panelas, potes, cumbucas, permitindo que você os utilize com tranquilidade, tirando o cheiro de argila dos recipientes.

Assim que faz

Procedimento 1

1) Mergulhe o produto novo de barro em um grande recipiente com água por um dia, depois limpe a lama dentro do pote de barro usando uma escova. Finalmente, deixe secar ao sol por 4 a 5 horas. Isso eliminará todas as partículas de terra do produto de argila.

submergindo e esfregando pot de barro

Foto : via

Procedimento 2

2)   Aplique óleo de mamona ou qualquer óleo vegetal em toda a superfície interna do recipiente de barro. Aqueça este pote ainda com o óleo por cerca de 3 minutos em um fogão. Você vai ver um vapor subir. Desligue o fogo e deixe descansar. Lave o produto mais uma vez e comece a utilizar os produtos de argila.

Essa técnica retira as  partículas de terra e você pode cozinhar alimentos sem o risco de ter o cheiro e gosto de barro na comida

Você pode escolher qual estratégia que é mais fácil de utilizar para curar os produtos de argila.

Dicas

 Para cozinhar peixe, marisco ou comida com aromas ou sabores fortes, recomenda-se reforçar a panela para que estes cheiros não permaneçam. Com a panela molhada, passe uma fina camada de azeite pelo interior e pela tampa. Coloque em um forno pré-aquecido a 300 ºC por 90 minutos. Desligue o forno e deixe esfriar completamente.

Para lavar uma panela recém curada, é necessário mergulhar em água com sabão e esfregar as manchas dos alimentos com uma esponja ou escova macia. Se já está curada há muito tempo e você quer usá-lo novamente, recomendamos que você o cure novamente.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.