FAÇA VOCÊ MESMO SUA CASA PARTE II: CONSTRUA SUA CASA EM 6 SEMANAS

28

O que você acha de construir uma casa conectada com a natureza, usando materiais naturais retirados do próprio local e assim se convertendo em um elemento a mais desta natureza ao redor e tendo todas as comodidades básicas de qualquer outra casa que você já morou?

Ótima idéia né, e isso é bem possível!
Steve Areen construiu sua casa na Tailândia em apenas 6 semanas e com um custo baixíssimo de U$6.000 dólares (hoje seria uns R$20.000,00).

mini casa feita com adobe

Construções ecológicas - Faça você mesmo sua casa

Então, como eu posso construir minha casa ecológica?

Se você esta decidido a viver em uma bela casa sustentável basta tomar um tempo e dar uma olhada nos passos abaixo.

Na primeira parte da série Faça você mesmo sua casa, explicamos as maneiras baratas de construí-la. Para lembrar, vimos que a casa pode ser de Barro, Adobe ou Super Adobe.

Existem milhares de pessoas em todo o mundo construindo casas como estas e algumas destas pessoas são bastante generosas em publicar  tudo na internet. O passo a passo, o resultado e os métodos que usaram para construir suas casas.

Neste artigo vou mostrar quais os passos e alguns materiais que serão utilizados e para que servem. Vou também mostrar como fazer a estrutura de concreto para uma casa feita de terra.

Em outros artigos futuros vou dizer os métodos e truques para fornecimento de energia, água, esgoto, isolamento para frio e para calor.

Vamos entrar agora no mundo da BIOCONSTRUÇÃO.

Passo 1: Fundação

Construir uma casa sempre começa do chão e depois vai subindo.

Conhecer os passos básicos para a construção de uma fundação é super importante para garantir a longevidade e a segurança da sua casa.

A fundação é a estrutura de suporte de toda a casa e deve ser feita com certos materiais, além de incluir um sistema simples de drenagem para ela não desmoronar.

O material usado para fazer essa fundação depende completamente do peso que vai ser a casa e determina se vai ser de cascalho, pneus, cimento ou qualquer outro tipo de material.

fundação feita de brita

fundação feita de brita

fundação feita de pneus

Fundação da casa feita com pneus

fundação superadobe

Fundação feita com superadobe

Passo 2: Paredes

As paredes são construídas bem em cima da fundação e devem ser “amarradas” de alguma forma diretamente nela. Assim você evita o perigo das paredes “escorregarem” para fora da fundação e caírem.

Existem vários tipos de diferentes materiais que podemos usar para levantar uma parede da casa.

Algumas pessoas podem escolher materiais convencionais que a maioria das pessoas usam como cimento, bloco de concreto, tijolo, madeira ou pedras enormes.

Mas agora vamos falar de algumas técnicas que estão começando a ser muito faladas e usadas na era moderna: Estamos falando da arquitetura de terra.

São casas feitas com material natural, de preferência encontrado no local onde será feita a casa, como a terra crua, palha, areia, bambu e outros.

Embora possa parecer estranho para muitas pessoas, estes tipos de paredes são, no geral, muito mais isolantes, à prova de fogo e com estrutura muito mais sólida que as paredes convencionais.

Na Bioconstrução existem diferentes técnicas:

  • Adobe
  • Superadobe
  • Hiperadobe
  • Cob
  • Taipa de pilão
  • Taipa de mão (pau a pique)
  • Fardos de palha

Nos próximos artigos vamos falar de cada uma delas separadamente com todos os detalhes.

parede de adobe

parede de pau a pique parede de superadobe

taipa leve

casas de taipa

Passo 3: Argamassa e impermeabilização

Agora que você já escolheu com qual material vai subir as paredes e, dependendo do material escolhido, você terá que colocar uma argamassa (COB) para juntar as camadas.

A argamassa é uma mistura de elementos úmidos que serve para unir e colar estas camadas, e que vai endurecer com o tempo.

A argamassa de barro (COB) é utilizada há milhares de anos (mais antiga que o Império Romano) e é um dos métodos que vamos falar aqui.

Muitas pessoas questionam sobre a integridade estrutural das casas feitas com Arquitetura de terra, com medo que elas possam desmoronar com a chuva.

Mas quando se usa essas técnicas (COB) isso se torna algo completamente inquestionável. Muito mais resistente e muito mais seca que qualquer parede convencional.

Um dos motivos de se usar cal na construção de casas feitas com terra crua é que ele se tornar um “gesso” formando a camada impermeável.

Existem várias receitas com COB e cal, isso significa que uma casa pode ser feita com qualquer um dos materiais ou uma combinação de vários.

fogão a lenha feito com cob

 

interior da casa construído com cob

pequena casa construida com COB

Passo 4: Telhados

Fazer o telhado em uma casa de terra crua não tem porque ser difícil. No entanto cada estrutura tem que ter um telhado específico dependendo do tipo de construção.

Se a estrutura da construção é bastante forte e suporta muita carga, tipo uma casa de Superadobe, então você pode colocar um telhado pesado. Mas se a estrutura é fraca, colocar um telhado mais leve é necessário.

estrutura de um telhado sobre superadobe

construindo o telhado numa casa de superadobe

Numa DomeHome (casa cúpula de barro), não é necessario colocar um telhado. É só ir arqueando lentamente as paredes em direção ao centro da cúpula até que se encoste.

Este método de telhado é mais atraente em locais em que a madeira é escassa e usando todo o processo de arquitetura de terra a madeira não é necessária.

Mas claro que se necessita de geometria e engenharia para  executar isso. Às vezes o ideal é usar abóbadas e arcos como moldes e retirá-los depois de terminado.

construido telhado numa dome home

Uma opção para fazer telhados leves para estruturas mais fracas é o chamado telhado de sapé.

Essa é uma habilidade bastante antiga e é bastante eficaz quanto à impermeabilidade e isolante e também de fácil manutenção e reparação.

O ideal é escolher esse tipo de telhado em locais onde essa planta cresce naturalmente e abundantemente.

usando o sabe para construir o telhado

telhado de sapé perfeito

telhado de sapé visto por dentro

Imagina um telhado completamente coberto por plantas! Esse é o telhado verde ou também chamado de teto vivo. Eles são absolutamente belíssimos!!

Este tipo de telhado é pesado e necessita de uma estrutura bem forte.

telhado verde

Passo 5: Pisos e acabamentos interiores

Agora que já abordamos todos os passos para levantar uma casa de terra crua, vamos falar  um pouco do interior desta moradia.

Como vocês viram no inicio deste artigo a casa de Steve Areen,  O interior de uma casa de terra crua pode ser extremamente linda e original.

Chão e paredes interiores de terra tem cores super bonitas e se conservam por muito tempo.

interior da casa de steve Areen cozinha da casa de steve Areen

O piso de barro é altamente versátil e pode ser feito a partir de uma combinação de diversos materiais. Uma ideia é usar pedras polidas planas como ladrilhos com COB para fixá-la, a maioria delas são suaves e altamente resistente ao desgaste.

Assim como todos os outros elementos da sua casa de terra crua, o piso também pode precisar de uma camada abaixo para protegê-lo contra a umidade do chão.

Como disse no decorrer deste artigo, o “gesso de barro“ é muito versátil e se pode fazer diferentes misturas para dar uma impermeabilização perfeita no seu solo.

Já que você está construindo sua casa a partir do zero, juntando materiais e misturando seu próprio produto de barro você finaliza com chave de ouro e faz sua pintura natural também feita das cores da terra.

diferentes cores de tinta de terra

pintando a parede com pintura natural de terra

Os truques em relação à forma de fornecimento de energia elétrica, água, esgoto, isolamento, ar frio e aquecimento serão abordados em artigos futuros.

Caso tenha gostado desse artigo compartilhe com seus amigos e deixe um comentário abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.

Gostou? Compartilhe!

28 Comentários

  1. Avatar
    Daniel P da Silva em

    tenho vontade de fazer uma casinha de barro num terreno 10×20 , aproveitar a metade desse terreno para plantar hortaliças. Penso encontrar um profissional pra fazer a base e a estrutura das paredes e eu tentar preencher com barro. você conhece uma pessoa que lide com isso?
    grato. O terreno fica em PAUDALHO/PE

  2. Avatar

    Gostaria de saber se tem q ter um arquiteto , engenharia etc
    Pois estou procurando promocional para fazer o projeto
    Grato
    Gostaria de saber ?

  3. Avatar

    Gostaria de saber se tem q ter um arquiteto , engenharia etc
    Pois estou procurando promocional para fazer o projeto
    Grato

  4. Avatar
    José Bezerra em

    Prezado senhores.
    Bom dia.

    Gostei bastante de todas as execuções
    Que foram realizadas.

    E meus parabéns para todos profissionais .

    Atenciosamente
    Mestre de Obras
    José Bezerra

    Fone: 81 999489916

  5. Avatar
    José Bezerra em

    Prezado senhores.
    Bom dia.

    Gostei bastante de todas as execuções
    Que foram realizadas.

    E meus parabéns para todos profissionais .

    Atenciosamente
    Mestre de Obras
    José Bezerra

    Fone: 81 999489916

    • Avatar
      Daniel P da Silva em

      tenho vontade de fazer uma casinha de barro num terreno 10×20 , aproveitar a metade desse terreno para plantar hortaliças. Penso encontrar um profissional pra fazer a base e a estrutura das paredes e eu tentar preencher com barro. você conhece uma pessoa que lide com isso?
      grato.

  6. Avatar
    Khrys Kleyn em

    Me chamo Khrys, sou propriedade de um Reffúgio no interior de SP. Queremos construir uma vila auto sustentável/ ecológica. Procuramos parcerias para ministrar cursos e palestras em construções como vista neste documentário. Existe interesse de vocês?
    Deixo meu email para contato, khrys.kleyn@gmail.com.
    Fico no aguardo, grata.
    Att
    Khrys

  7. Avatar
    Regina do Couto Rabêllo em

    Construções –
    Criativas, baratas, rápidas – tudo de bom. Obrigada por compartilhar.

  8. Avatar

    Grata pela matéria riquíssima em detalhes e ensinamentos. Gostaria de saber sobre a questão elétrica e hidráulica pras bioconstruções

  9. Avatar
    Rossana de Holanda em

    Também sou apaixonada por esse trabalho, porque cresci em uma casa de taipa com telhado de palha de coco

  10. Avatar
    Antonio carlos em

    Preciso construir umas casas a custos bem baixos mas que fiquem elegantes num sítio onde tem barro, pedra tipo arenito, água, luz areia e alguma Madeira. Parabéns pelas dicas

  11. Avatar
    Rose Santos em

    Estou amando as idéias, vou começar a minha e quero usar recursos naturais porque não tenho grana e por que amo a natureza. Obrigado.

  12. Avatar

    Muitíssimo interessante o artigo! Sou muito adepta ao assunto e sinto profunda gratidão por poder saber mais com vocês! Continuem! ✌️

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.