Faça Você Mesmo a sua Casa Parte 4 – Superadobe ou a Técnica de Terra Ensacada

6
Superadobe é uma técnica de construção ecológica devido ao seu baixo impacto ambiental e baixo custo.
O superadobe, consiste em encher sacos com uma mistura de terra, água e cal ( ou cimento) e ir formando as paredes e até mesmo o teto com estes sacos unidos por arame farpado.
Essa técnica começou a se popularizar em 1991 e desde então se ha construído milhares de casas com superadobe por todo o mundo.
casas construida pela tecnica superadobe
Esta técnica, que combina a tradição  milenar de construir com terra, com técnicas modernas, chegou até nós pelo arquiteto iraniano Nader Khalili. Em 1975, este homem, decidiu fechar suas famosas empresas de arquitetura em Los Angeles e Teer. Ele decidiu voltar às origens e foi fazer uma turné de moto pelo seu país natal.
Depois de 5 anos estudando a arquitetura tradicional com terra e depois de alguns problemas no Iran com a  revolução islámica, Khalili voltou para a Califôrrnia em busca de aprovação para sua arquitetura com a terra.
Em 1991, ele fundou o Instituto de Arte da terra na Califórnia (Cal-Terra) e a partir desse momento até sua morte em 2008, se dedicou a pesquisar, desenvolver e ensinar a técnica de construção com superadobe.
Após a construção dos primeiros protótipos, ficou comprovado a resistência a terremotos, inundações, furacões e incêndios e o estado da Califôrnia aprovou a construção de casas com superadobe legalmente.
casas construida com superadobe e telhado verde na patagônia
Neste post, vou mostrar um resume do passo a passo,  para levar a diante um projeto de uma construção com esta técnica de superadobe.

Assim que faz casa com Superadobe

 Neste tutorial vou fazer a demostranção da construção de uma casa para 4 pessoas com banheiro. É um círculo principal de 5 metros de diâmetro e um pequeno semicirculo de uns 4 metros.
Este é um rolo de prolipropileno . Esta bobina é de 2000 metros e foi suficiênte para construir a casa inteira.
2- O primeiro que tem que fazer é  marcar o local, no chão, onde será a futura casa usando uma estaca e corda.
Marcar o chão o local da casa
3 – Apartir do momento que o chão está marcado, fazer a fundação que é tipo uma tricheira de cerca de 50cm de profundidade por 40 de largura. Se cobre toda a superfície da “trincheira” com um plástico grosso para isolar e proteger contra umidade.
Essa é a fundação da casa.
fundação da casa terminada e forrada com plástico
4 – A primeira volta com o saco cheio de terra,  vamos fazer a mistura com uns 25% a mais de cimento para dar uma maior estrutura na base. A partir da segunda volta podemos fazer com  a mistura normal.
A mistura leva:  terra + 5% de cimento + água. Essa mistura não fica barrenta mas fica bastante úmida. O ponto ideal é quando pegamos um punhado, fazemos uma bola com a mão e deixamos cair sobre o solo e essa não desmorona.
misturando a terra de superadobe
5  – Para que as linhas dos círculos da casa fiquem perfeitas e não tendem a ir para dentro o para fora, fazemos um compasso central que a cada rodada temos que ir medindo e verificando com a corrente e ir corrigindo caso necessário.
centralizando a construção de superado
centralizada as paredes saco de superado
6- Entre saco e saco, colocamos um pedaço de arame farpado. Isso faz com que os sacos se prendem bem um com o outro e evita que se deslizem.
Se a intenção é fechar uma cúpula
em forma de domo, então terá que colocar dois pedaços de arame farpado para haver uma maior seguraça.
amarrando um saco com outro
7 – Para encher os sacos existem várias técnicas. Nós usamos um tubo de uns 30 cm de diâmetro, no qual coloca em toda a extensão do saco deixando uma extremidade livre.
preenchendo sacos de superadobe
8 – Através da boca do tubo vai  despejando a mistura e pelo próprio efeito da gravidade o saco vai enchendo uniformemente.
terra cai dentro do saco de superdose pela gravidade
10  – colocar um suporte tambem é uma ótima ideia para ir enchendo os sacos, ainda mais no princípio quando não se tem muita experiência com o manejo dos sacos.
suporte para encher sacos de superadobe
11 – Assim que o saco está cheio, dobrar a ponta como se fosse um envelope e empurrar para baixo tratando que fique “fisgado” pelo arame farpado para que fique bem preso e não saia do lugar.  Depois disso tem que dar com um “pilão ”  bastante forte sobre toda a superfície do saco cheio para ficar muito bem compactado.
compactando o saco cheio de terra com um pilão plano
12- começar a murar em volta das aberturas, que neste caso vai ser a porta principal e aqui vemos a moldura da porta.
fazer a moldura da porta
outro angulo da moldura da porta
13- Como pode ver, podemos usar qualquer coisa para fazer moldes e molduras para as aberturas. neste caso  usamos um garrafão para ser nosso “molde” de uma das janelas.
um garrafão de água serve de molde para fazer o buraco da janela
14 – Aqui colocamos esse marco de madeira como molde para outra janela e desta vez elegimos uma quadrada.
usando uma caixa de madeira para fazer o molde para a abertura da janela
15 – Com as paredes prontas, começamos a colocar os paus que vão sustentar o telhado. Isso é, montar a estrutura que vai suportar o telhado.
iniciando a colocação da estrutura do telhado
16 – Estrutura pronta, hora de preencher a estrutura para fechar o telhado. Essas placas de madeira vão ser a base do telhado.
preenchendo a estrutura do telhado
17 – A Estrutura preenchida  ficou assim.
estrutura do telhado preenchida com tábuas de madeira
18 – Aqui vemos o telhado com uma membrama isolante. Ela foi toda soldada no telhado
película isolante sobre a base do telhado.
19 – Aqui fizemos um reboque nas paredes do interior com um pouco de cor. Este reboque é o tradicional: primeiro um salpicado grosso (3X1) e o depois um reboque fino com esponja (4 areia fina + 1 de cal + 1/2 de cimento)
interior da casa toda com reboque
20 – O banheiro pronto
banheiro com reboque azul.
21 – Quase terminada!  Só falta colocar o telhado oficial. o material escolhido foi a palha.
a casa pronta só faltando o telhado de palha
22 –  Casa completamente terminada super charmosa com seu telhado de palha.
casa completamente completa vista do exterior com seu telhado de palha
Essa casa foi feita por Leo torcello e é a casa dele.  Qualquer tipo de dúvida podem escrever a seu blog perguntando sobre essa técnica que é econômica, ecolôgica, simples e ao alcance de todos. www.superadobeserrano.blogspot.com.es
Outra técnica super parecida com esta é a do hiperadobe / terra ensacada. Se quer ver um video sobre construir com esta técnica é só ver o vídeo abaixo

Share.

6 Comentários

  1. Avatar
    Larissa Lima on

    Olá, gostaria de construir uma casa assim para uma comunidade indígena, mas estou com algumas dúvidas na parte do planejamento e orçamento da obra. Será que poderíamos conversar sobre? Obrigada!

  2. Avatar

    Os projetos para utilização do hiperadobe devem obrigatoriamente ser em formato de cúpula?

    • Avatar
      Marluce de Alencar Miranda on

      Bom dia você construiria esse tipo de casa em outro estado? Moro no Pará e meu sonho e morar em uma casa dessa,gostaria de uma com 4 quartos, sala, cozinha, com fogão e forno a lenha, com estantes, e lago, com piso em porcelanato líquido. Por favor me dê informação por quanto ficaria uma casa assim. Gosto de espaços grandes.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.