Dicas de decorar com Lustres e Luminárias

0

Tudo que você precisa saber sobre decoração com luminárias

Lustres e luminárias sempre capturaram o olhar, sua presença cintilante adiciona capricho, charme e drama a qualquer espaço.

Comprar iluminação para sua casa pode ser definitivamente complicado mesmo para os decoradores mais veteranos. A quantidade de opções podem deixar qualquer um atordoado. A decoração do espaço deve coincidir sem falar que a colocação deva ser correta.

O lustre / luminária  se torna uma importante peça de decoração pois, além de beleza, proporciona ao ambiente um clima mais sofisticado e aconchegante. Como já foi dito, a diversidade de modelos é enorme, mas é preciso estar atento a qual tipo de lustre escolher. Caso contrário, é possível que o ambiente acabe ganhando um caráter diferente do esperado pelo morador.

Para te dar um pouco mais de claridade neste assunto, fizemos esse guia passo a passo desde a compra até a instalação.  Com essas  10 dicas básicas  para decorar com luminárias/lustre,  você vai até pensar…. “Como não   havia pensado nisso antes!”

1. Comece navegando em sites e visitando lojas

Há  milhares de opções de iluminação hoje em dia, mas o mais importante é você filtrar essa imensa quantidade de opções e pensar no design da sala onde pretende pendurar o lustre ou colocar uma luminária. É um espaço tradicional?  Tem um toque rústico?  É medieval ou industrial? Isso pode ajudá-lo a determinar o verdadeiro estilo de candelabro/luminária  que você está buscando.

Existem vários sites online que você pode ir começando a ter ideia das opções .  Além de visitar lojas especializadas, uma boa ideia é ver os revendedores locais. As grandes lojas de ferramentas também podem ter maravilhosas opções de lustres/luminárias surpreendentemente chiques. E para pensar fora da caixa, procure mercados de pulga, lojas de segunda mão e porque não ferro velhos – eles são a melhor opção para encontrar lustres vintage exclusivos.

Se tiverem fiação que pareça velha ou não confiável, recorra a algum profissional para atualizar a peça com fiação segura e atual.

2. Escolha a Luminária que seja do tamanho correto para o local

Grande ou pequeno demais pode ser um objeto assustador dentro da sua casa. A luminaria é um elementos de design em que a proporção é fundamental.

Os especialistas tendem a concordar que existe uma fórmula matemática que pode ajudá-lo a encontrar o  tamanho ideal para o candelabro.

Para o diâmetro : Você pode fazer essa conta sozinho. Some a altura + comprimento + largura do ambiente e transforme em cm.  Esse será o diâmetro ideal do candelabro, ou você pode usar uma calculadora on-line, como a que está disponível na Lightology , está em inglês e em feet/inches mas é bem prática e ainda te dá algumas ideias de lustres.

Se o lustre for ficar acima de uma mesa, invista em um diâmetro entre 30,5 e 38 centímetros.

Altura ideal : Para ver a altura ideal, a medida mínima de 2,13 metros de distância do chão até o objeto funciona bem. Caso o lustre for ficar sobre uma mesa a altura mínima é de 91 centímetros entre o tampo da mesa e o lustre.

3. Observe e leve em conta a paleta das cores e a decoração  do espaço

Um candelabro deve parecer uma extensão do estilo daquela sala em particular. Qualquer coisa além de candelabros de cristal ficaria totalmente fora de lugar nos salões de Versalhes, por exemplo.

Ao procurar por um candelabro, pense nas tonalidades e objetos que se destacam na sala.

No local prevalece madeiras escuras e quentes? Você gosta de cores brilhantes, ou  prefere uma paleta neutra?Você mistura metais ou é apenas um metal presente na sala? Estes são detalhes a considerar quando se decide qual tipo de lustres/ luminária usar:  madeira, cristal ou metal.

luminárias sobre a bancada da cozinha

4. Compre peças de decoração que valorizam a aparência do candelabro

Você também pode pensar ao contrário. Você pode criar todo o ambiente ao redor deste lustre que você simplesmente adora.

Se o candelabro estiver bem antigo e usado com uma madeira estilo vintage, ponha cadeiras de jantar que imitam a mesma madeira. Se o seu candelabro é de bronze, com toques de latão tipos os castiçais ponha objetos decorativos ou molduras neste mesmo estilo.

6. Coloque o lustre em um local inesperado

Embora os candelabros fiquem ótimos nos pontos clássicos – salas de jantar, entradas, suítes –  nada de impede de ser criativo e inventivo e coloca-lo em locais nada habitual. Talvez a sua cozinha requeira alguma iluminação extra, e um candelabro poderia dar um toque especial. Até o quarto das crianças pode ser interessante um lustres divertido e inusitado.

Se você acha que banheiros não combinam com lustres, pense novamente:  espaços mais utilitários como lavanderias, salas de armazenamento e garagens não usam lustres mas todo ambiente deveria ser considerado e ficar incrível com um  lustre certo porque adiciona personalidade. Abra as fronteiras e o leque da criatividade.

lustre na varanda

7. Transforme  e recicle

Para um lustre que realmente chama a atenção, inovar é preciso. Procure por objetos, vintage ou não, que podem funcionar como iluminação.

Artesanos entusiastas de antiguidades fizeram de achados nos mercados de pulga verdadeiras maravilhas. Em uma loja ou mercado vintage, mantenha os olhos abertos para grandes funis de metal, cestas boêmias, latas de tinta enferrujadas e outros itens que tenham formato circular. Em seguida, leve sua descoberta a uma loja de iluminação para colocar a fiação profissionalmente .

8. Pendure o lustre corretamente

Dependendo de onde você está colocando o seu candelabro, há algumas diretrizes que você pode seguir. Ao pendurar um lustre sobre uma mesa da sala de jantar, os especialistas geralmente concordam que ele deve ficar, no minimo, de 80 a 90 cm  acima da sua mesa.

A regra é simples – quanto mais alto o teto, mais alto deve estar o candelabro e as correntes sempre podem ser estendidas ou encurtadas, se necessário. Para uma entrada, a maioria dos profissionais afirma que o candelabro não deve ficar abaixo de 2 metros.

9. Pense bem  sobre ONDE você está pendurando o candelabro

Uma simples escolha de posicionamento pode demonstrar se você é um tradicionalista ou alguém que tem uma queda por uma decoração pouco convencional. Se você adora a aparência clássica e o restante de seu espaço está impregnado do que já foi testado, centre seu lustre sobre a mesa de jantar, por exemplo. Caso contrário, pendure-o um pouco fora do centro, se você estiver tentando um estilo diferente.

10. Faça do seu lustre o ponto focal da sala

Lustres funcionam lindamente como o centro das atenções em uma sala. Isto é, sem dúvida nenhuma certo se o seu candelabro é particularmente ornamentado ou exibe cores vibrantes. Se é assim, abstenha-se de móveis ou itens de decoração que chamam a atenção e deixe o lustre  protagonizar e ficar diretamente sob os holofotes, e permitir que ele brilhe .

Conclusão

Apesar da importância decorativa, todas as dicas devem ser implementadas levando em conta a funcionalidade da iluminação. Lembre-se que a peça não é mero objeto de decoração e precisa também iluminar o ambiente.  Tomando os devidos cuidados e abusando da criatividade, certamente você irá criar um ambiente muito mais aconchegante para sua casa!

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.