Ferrugem das Plantas: O que é e como combater

0

Ferrugem das Plantas: O que é e como combater

É fácil identificar a ferrugem em parafusos, ferramenta ou enxada de jardim. É aquela coisa laranja-avermelhada e escamosa que se forma em ferro e aço quando reagem com oxigênio e umidade.

A ferrugem também é uma doença que pode prejudicar suas plantas. Mas não é apenas uma doença; na verdade, é um grupo de doenças fúngicas que atacam muitos tipos diferentes de plantas, incluindo – mas não limitadas a – rosas, lírios, cravos, crisântemos, feijões,  laranjas, tomates,  pinheiros, abetos e ciprestes. Pode até atacar sua grama…. e varias outras plantas.

É mais freqüentemente encontrado em plantas maduras, onde os sintomas aparecem principalmente nas superfícies das folhas inferiores.

Os primeiros sinais de ferrugem são pequenos pontos ou manchas nas folhas que variam em cor de laranja a marrom-ferrugem, marrom-amarelo, roxo e vermelho. Se não for tratada, as manchas aumentam e se transformam em grandes “pústulas” de aspecto irregular.

Depois de um tempo, as pústulas se abrem e liberam esporos espalhados pelo vento ou salpicos de água. Ao aterrissarem em outras plantas, os esporos as infectam também.

diferentes tipos de ferrugens nas plantas

Estes esporos,  que foram formados pela ferrugens, são estruturas que espalham os  fungos, parecidos  com as sementes das plantas. Cada ferrugem pode conter milhões de esporos. Para cada  esporo que  germine em condições ideais de temperatura e umidade, nova infecção aparece na planta. Mas muitos esporos não possuem capacidade germinativa  e nem todos instalados na planta geram novas infecções. Estes esporos são carregados pelo vento, assim disseminados por uma vasta área .

A ferrugem não costuma ser fatal, mas pode causar o enfraquecimento das plantas. Você pode ver um crescimento atrofiado, galhos mortos e folhas amareladas que caem prematuramente. Os gramados podem ficar com uma coloração avermelhada, e você pode levantar uma poeira laranja ao cortar a grama ou andar sobre ele.

Quanto a ferrugem ataca

Há fatores  que são importantes para que os esporos germinem como: clima ameno,  temperaturas moderadas e bastantes chuvas. As maiores incidências acontecem em anos chuvosos e situações que favorecem a formação de orvalho sobre as folhas como também, o manejo incorreto da irrigação. Portanto, nesta temporada, deve-se irrigar o solo ou substrato e molhar menos as folhas, principalmente se a doença esteve presente no local anteriormente.

O tempo quente e úmido é a temporada perfeita da ferrugem para atacar, e pode ser difícil de eliminar. Mas, como sempre, é mais fácil evitar um problema do que consertar um. Tente estas etapas para combater e prevenir a ferrugem  tomar conta do seu jardim.

folha com ferrugem

Como prevenir a ferrugem das plantas

  1. A ferrugem ama condições úmidas, portanto evite regar em excesso suas plantas. Use uma mangueira giratória ou irrigação por gotejamento para manter a água fora da folhagem. Como bônus, irrigar por gotejamento vai fornecem água de maneira mais eficiente do que o aspersor ou bicos de pulverização, economizando dinheiro em suas contas de água.
  2. Se você regar sobre as folhas, faça isso no início do dia, então a folhagem tem tempo de secar antes do anoitecer.
  3. Procure por plantas resistentes à ferrugem para cultivar. No entanto, esteja ciente de que alguns dos patógenos fúngicos que causam a ferrugem podem sofrer mutação, e estas plantas podem ser afetadas de qualquer forma.
  4. Certifique-se de que qualquer nova planta que você compre ou traga para casa esteja livre de doença. Em caso de dúvida, isole-as do resto do seu jardim por cerca de três semanas para ter certeza de que estão saudáveis.
  5. Quando você for plantar, espaçar as plantas como recomendado. Boa circulação de ar pode ajudar a prevenir muitas doenças.

Como combater a ferrugem das plantas

Se a ferrugem aparecer de qualquer maneira, tente atacar a doença das seguintes maneiras:

Retire quaisquer folhas afetadas assim que as vir. Claro, faça isso apenas se houver um pequeno número de folhas doentes. Você não não pode retirar muitas folhagens porque pode danificar a planta.

Quando  for podar suas plantas, desinfete suas ferramentas antes e depois.  Use uma solução de lixívia leve e lave e seque-os completamente antes de usa-las ou guardá-las.

desinfetando tesoura de jardim

Reuna e remova folhas caídas ou mortas e outros restos vegetais. Alguns jardineiros fazem compostagem da vegetação que mostra sinais de ferrugem, esperando que a pilha de composto aqueça o suficiente para matar os esporos. Para estar  seguro, queime as partes infectadas da planta ou ensaque-as e coloque-as no lixo. Alguns esporos de ferrugem podem hibernar.

Se essas boas práticas de jardinagem não forem suficientes para controlar a ferrugem em seu jardim, experimente um produto que contenha um fungicida de enxofre ou cobre, ou use  enxofre em pó ou óleo de Neem. Certifique-se sempre de que o que você usa é seguro para comestíveis, se é isso que você está tratando.

Seja cauteloso: alguns produtos podem fazer mais mal do que bem em climas quentes. Antes de aplicar um produto, leia o rótulo e siga as instruções do fabricante com atenção.

Faça você mesmo um fungicida eficiente para ferrugens

A Calda Bordalesa é uma mistura caseira que pode ser um grande aliado no combate à ferrugem. Ela  é a mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água. Possui eficácia comprovada sobre muitos tipos de fungos e bactérias em várias plantas, tanto ornamentais, frutíferas, como produtoras de grãos ou hortaliças.

Veja AQUI  como fazer essa Calda Bordalesa.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.