Dicas para pintar tubo de escape da motocicleta

2

Pode ser um pouco estranho e complicado pintar tubos de escape de motocicleta por causa da alta temperatura que eles suportam. Muitas vezes surgem bolhas na sua pintura.

A solução e a maneira mais fácil de evitar isso é utilizar uma tinta que resista a altas temperaturas. Se você usar outros tipos de tinta, então elas vão deformar e você terá que repintar o escapamento com muita frequencia.

Faça seu escape parecer como novo

É desejável pintar o escapamento porque, mesmo que pareça ótimo quando novo, o escapamento irá eventualmente corroer e enferrujar, o que não o deixa com um bom aspecto. A maneira mais fácil de fazer isso é realmente remover o sistema de escape, embora isso não seja necessário.

Limpeza

Você precisará limpar completamente o escape antes de pintá-lo. Isso inclui : Remover graxa, sujeira, e qualquer outro detrito que estiver acumulado nele.

Um removedor de graxa também pode facilitar esse trabalho. Se necessário, você pode esfregar o escape com uma escova de arame.

Sempre use luvas quanto utilizar produtos químicos, eles podem causar ferimentos na sua pele. O diluente é usado para a limpeza final da superfície, para remover os pequenos pedaços de poeira. Você precisa cobrir as áreas da moto ao redor do escapamento com fita adesiva e jornal, para evitar que a tinta respingue sobre outras partes da sua moto.

Para ajudar a tinta a aderir à superfície, lixe o escapamento antes de começar a pintura.

Pintura

Sempre use tinta resistente ao calor. Os melhores lugares para procurar são lojas de autopeças para motos. Você pode até encontrar esta tinta em latas de spray, o que torna a aplicação muito mais fácil.

Certifique-se de estar em uma área bem ventilada e usando a proteção adequada ao aplicar a tinta. É necessário aplicar várias camadas, sempre esperando secar a tinta antes de aplicar uma nova demão.

O número de camadas ideal vai depender da tinta que está usando. Siga sempre as instrucões do fabricante.

moto preparada para receber pintura

Tratar pintura pós pintar

Para curar a tinta, é necessário aquecer e resfriar seu escapamento. Então ligue a sua moto por 15 minutos, depois desligue-a e deixe-a esfriar. Ligue a moto novamente por 30 minutos. Ao fazer isso você está lentamente aquecendo o escape que faz com que a tinta cure.

É melhor usar uma manta de calor  nos primeiros 25 cm do escapamento, que ficam mais próximas ao motor. Essa é a parte com maiores chances de descascar a pintura

Algumas dicas

O trabalho vai ser bem mais fácil se você estiver completamente preparado de antemão.

Tenha todos os seus materiais à mão e certifique-se de ter o equipamento de proteção apropriado. Também é bom saber como remover o escape. Se não souber, pesquise junto ao fabricante como deve fazer isso.

O trabalho de pintura leva algum tempo porque você aplicará várias camadas que precisam secar completamente. Certifique-se de reservar tempo suficiente para começar e terminar.

Pode não ser o projeto mais fácil, mas vale a pena!  Desfrute dos seus tubos de escape recém-pintados.

 

Share.

2 Comentários

  1. Avatar
    Henrique on

    Eu so lixei o meu cano e depois lavei e passei a lixa d’água e esperei secar ai pintei sera que tem algum risco da tinta larga

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.