Como Fazer Água de Rosas – O Elixir dos Deuses

1

A água de rosas é uma fragrância deliciosa e versátil feita de delicadas e sedutoras pétalas de rosa. Você pode encontrá-la em lojas especializadas, porém elas são caras, contêm fragrâncias artificiais e não têm o frescor de uma feita em casa.

Fazer água de rosas caseira é fácil e divertido.

Ao fazer qualquer coisa com flores que entrem ou fiquem no seu corpo, é importante usar pétalas que não tenham sido expostas a pesticidas tóxicos. Flores comerciais são algumas das culturas mais pulverizadas, por isso é melhor ficar com rosas que você sabe que cresceram sem o uso de produtos químicos (como de seu próprio quintal).

Você vai precisar de:

  • Panela grande com tampa
  • Recipiente resistente ao calor pequeno o suficiente para colocar ao centro, dentro da panela)
  • Gelo
  • Água
  • Pétalas de rosas.

panela grande cm tampa, e recipiente pequeno de vidro

panela com água, pétalas de rosas e gelo

Foto: via

Fervendo Vs Destilando

Existem duas maneiras relativamente fáceis de fazer água de rosas em casa. A maneira mais fácil e rápida é fervendo pétalas de rosas (secas ou frescas) na água. O resultado é uma água perfumada e cor-de-rosa. Esse método é o mais adequado para receitas e usos que não duram muito tempo, pois tem vida útil limitada….uns 3 meses.

Para destilar  as pétalas de rosas, você necessita um destilador que pode ser caseiro e você mesmo pode fazer um através deste passo a passo AQUI.

A água de rosas obtidas através de um destilador se chama hidrolato e pode durar até um ano sem perder suas propriedades. É um método muito melhor porque você vai obter cada gota de hidrolato carregada com todos os benefícios que uma água de rosas pode nos oferecer.

Aqui vamos aprender como obter a água de rosas com o método de fervendo que e muito mais fácil e rápido.

Veja AQUI os benefícios da água de Rosas

Assim que Faz

As pétalas de rosas devem ser de flores com um perfume acentuado. É melhor pegá-las logo após o orvalho da manhã ter evaporado, algumas horas após o nascer do sol.

1 – Coloque as pétalas dentro da panela e coloque água suficiente para cobri-las.

2 – Coloque a tigela no centro da panela, com a borda mais alta que a água em alguns centímetros. Se você precisar elevá-lo, use um rack ou tijolos  – ou algo que não se mova na água.

3 – Cubra a panela com a tampa virada ao contrário e espere ferver.

pétalas de rosas dentro de uma panela com agua

Foto: via

4 – Quando a água estiver fervendo, encha o topo da tampa (ainda virada) com cubos de gelo. Reduza o fogo para ferver por 2 horas.

Adicione mais gelo conforme necessário, verificando ocasionalmente a panela para garantir que ainda haja água suficiente sobre as pétalas. Se você precisar adicionar mais, certifique-se de não cair água na tigela central.

Com o vapor gerado na água fervendo, vai tocar a tampa da panela por baixo, que está fria pelo gelo e com isso vai haver um condensação.  Isso que dizer que o vapor vai virar gotas de água que é a água de rosas.

panela com tampa virada e gelo sobre

Essas gotas vão escorrer e cair direto no recipiente que está ao centro no interior da panela .  Você está coletando uma água de rosas completamente fresca, orgânica, natural e sensacionalmente perfumada.

petas de rosas dentro panela com agua

Como Conservar a água de rosas

Água de rosas elabora por você mesmo na técnica de ferver é um produto que não tem conservante e por isso tem vida curta.  Na geladeira pode durar 1  mês e no congelador uns 6 meses sem perder suas propriedades.

Coloque toda a água de rosas que obteve da fervura das pétalas e coloque num recipiente hermeticamente fechado e guardar na geladeira. Você também pode adicionar um conservante natural usando uma pequena quantidade de álcool ( uns 10% do total) ou algumas gotas de vitamina E. Essa  combinação pode  aumentar a vida útil para 2 a 3 meses.

Água de Rosas dá um toque todo especial também na culinária.  Veja AQUI como você pode adicionar essa maravilha em algumas receitas e encantar a gregos e troianos.

Gostou? Compartilhe!

1 comentário

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.