Fumagina – O que é e como aparecem

6

A fumagina é uma doença causada por fungos. A presença deste fungos geralmente indica que uma planta foi afetada por uma praga sugadora de seiva. Os fungos não atacam a planta diretamente, mas seu crescimento fica completamente comprometido  e pode reduzir o vigor das plantas, impedindo a fotossíntese.

Características Gerais

Nome comum: Fumagina

Nome científico:  Muitas espécies diferentes de fungos mas o mais comum é o Capnodium Elaeophilum

Plantas afetadas:  Qualquer uma. O crescimento também pode ocorrer em outros objetos, como móveis de jardim, caminhos, carros, etc.

Principais sintomas:  Crescimento fúngico superficial, castanho escuro ou preto

Causada por:  fungos que  cresce sobre o melaço que excretam outras pragas sobre as plantas.

Quando aparece:  Durante os períodos de crescimento das plantas e aparecimento de pragas;  Em estufas pode ser durante todo o ano.

O que são mofos de fuligem ou a fumagina?

Fumagina consistem em um grande número de diferentes fungos que produzem uma película escura e esporos.  A mais comum, que forma essa película que parece fuligem sobre as folhas são  da espécies de Cladosporium e Alternaria, mas existem muitas outras.

Este fungo crescem nos melados ricos em açúcar, produzidas por insetos sugadores de seiva (como os pulgões, cochonilhas e a mosca branca) resultado de suas atividades de alimentação, ou ocasionalmente em exsudatos açucarados produzidos pela própria planta.

Sintomas

  • Você pode ver os seguintes sintomas:
  • Crescimento fúngico superficial de cor marrom ou preto nas partes aéreas das plantas, particularmente nas superfícies das folhas superiores
  • A quantidade de fungos pode variar de uma fina camada de fuligem ou pó, a uma folha grossa cheia de fungos que pode rachar ou descascar da superfície da folha durante condições secas.
  • Essa capa escura pode às vezes ser lavado, deixando uma superfície de folha saudável
  • Pragas sugadoras de seiva, como pulgões,  cochonilhas  de escamas e farinhentas ou moscas-brancas, podem ser encontradas na planta, acima do ponto onde o fuligem está crescendo.
  • As formigas também podem ser vistas em associação com as pragas sugadoras de seiva
  • Folhas, caules, frutos, etc. onde a fuligem está crescendo estã0 contaminados com o  melaço pegajoso.
fungos na folha

Fumagina presente na folha e acima podemos ver as pragas

Controle

Controle não químico

Limpar ou lavar as folhas afetadas e outras partes da planta com água às vezes é suficiente para remover o crescimento do fungo fumagina. No entanto, se a fonte do problema não for tratada, o crescimento se desenvolverá novamente. Depois de eliminadas as pragas aí sim podemos remover essa fuligem negra encima das plantas.

Evite adicionar sabões ou detergentes fortes à água, pois estes podem queimar a folhagem

Água morna pode ser mais eficaz

Fuligem pesada pode levar algumas semanas ou meses para ser lavada pela chuva mesmo se os insetos forem removidos

Controle químico

O controle químico do crescimento do fungo fumagina não é necessário. No entanto, o controle da praga sugadora de seiva responsável pelo melaço no qual o fungo está crescendo pode envolver o uso de pesticidas.

fungo na fruta e no caule

Biologia

A fumagina são contaminantes de superfície – eles não atacam diretamente a planta. Eles necessitam de uma fonte de nutrientes sobre a qual crescer, e  o mais comum é o melado excretado por um número de pragas sugadoras de seiva (por exemplo, pulgões, cochonilhas, insetos, moscas brancas). Gotas deste melado são derramadas por essas pragas e caem em superfícies justo abaixo de onde elas estão se alimentando. No qual é justamente a superfície superior das folhas, mas também pode ser caules, ramos, frutos, etc., e também quaisquer outros objetos situados abaixo da infestação.

Este melado contém altos níveis de açúcares e vários outros nutrientes. A fumagina usam estes para se desenvolver.  A fumagina cresce mais onde a circulação de ar é pobre e a umidade é alta, com chuvas prolongadas.  A chuva pesada às vezes possa lavar a fumagina da superfície da folha.

O fungo não prejudica em nada o tecido da folha . Como a película que forma sobre o tecido é escura e opaca , não permite entrar  nada de luz  nem ar impedindo a realização da fotossíntese, enfraquecendo a planta provocando a queda  prematura das folhas e até causar sua morte.

Prevenção

Como prevenção de futuros ataques , podemos usar caldas de cobre  mas com esta calda não recupera as partes já prejudicadas, é só para proteger as partes saudáveis. Podar as árvores com excesso de folhagem para permitir melhor ventilação também é uma boa dica para impedir o aparecimento destas pragas.

 

Gostou? Compartilhe!

6 Comentários

  1. Avatar
    AMARILDO em

    tenho problemas com fungo preto nas folhas de jasmim e outros uso leite, detergente fiz receitas caseiras ta mto devagar a cura existe algum agrotoxico q eu possa usar???

  2. Avatar
    Nilde Pavani em

    Estou também com o mesmo problema e lamentando, pois, em novembro começa a florada e estou com medo de perdê-la. Desculpe a ignorância, mas, qual foi o sabão neutro que usou, por acaso foi o de coco?

  3. Avatar

    Não há necessidade de usar produtos químicos. Para eliminar/combater cochonilhas e pulgões, controlando a fumagina, pode-se utilizar:
    1 litro de água – 20 gramas de sabão neutro. Faça a diluição do sabão neutro no litro de água. Pulverize a planta toda. Já é suficiente, mas pode -se melhorar a solução, colocando-se umas 20 gramas de fumo de rolo picado, curtido por 48 hs nesta calda acima. Depois coe a mistura e pulverize preservando sua saúde.É “bater e valer”. A partir dai, observe sua planta, observando se pulgôes e/ou alguma cochonilha estão voltando a estar na planta. Faça nova pulverização e tudo se normalizará. Geralmente você não terá problemas por uns 3 meses ou mais.

    • Avatar

      Interessante sua sugestão! Estou com esse problema em uma pé de jasmim aqui no meu jatdim e fiquei com medo que se espalhasse pros cítricos que temos por aqui! Eu fiz a retirada das folhas e agora vou aplicar essa soluçao. Espero que dê certo!

      • Avatar
        Maria Cristina em

        Eu também estou com esse problema no pé de jasmim, há um ano atrás eu tirei todas as folhas e lavei com detergente todo o pé até as raízes e plantei de novo brotou bem bonito, mas agora está tudo feio de novo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.