Manjericão como colher mais do que você pode comer

0

Se você adora plantas e possui várias na sua casa  fique sabendo que ter uma planta de manjericão plantada junto com as outras plantas, tanto no jardim quanto dentro de casa, nos ajudará a combater pragas como moscas-brancas, pulgões.

E com os tomates, se você tem um manjericão ao lado deles, pode ter certeza que os tomates terá um sabor muito melhor.

O manjericão pode ser plantado através das sementes ou através de mudas. Mas neste artigo vou mostrar como podemos multiplicar essa plantinha e ter várias e várias outras plantas de manjericão através de uma única plantinha.

E o Manjericão  podemos encontrar facilmente em floriculturas ou alguns supermercados e custa bem barato.

Propagação

Além de obter o manjericão através da semente, um raminho  de manjericão também pode nos dar uma planta totalmente nova. É so colocar na água e enraizará facilmente. É impotante que a rama escolhida não tenha flores.

Para evitar a proliferação de mosquitos dentro do copo de água. é só fechar a boca do copo com um pedaço de alumínio ou plástico e assim evita que os mosquitos se proliferem nesta água parada. 

Então, vamos Selecionar  uma raminha de dez uns centímetros.  Cortar justo abaixo de um nó e é daí que vai surgir as primeiras raízes.

Coloque as raminhas  nesta água.  A parte da haste que fica na agua, ( uns 3 a 4 dedos) não deve ter folha nenhuma. E se tiver, é só tirar.

Para que as raízes cresçam com mais força e mais rápido, você pode colocar um enraizador que você mesmo faz em casa. Um enraizador é um suplemteo que acelera o processo do crescimento das raízes.

Mas, colocar esse enraizante  aqui com essa plantinha de manjericão é opcional aqui porque o manjericão é muito fácil de dar raízes e multiplicar

Colocar  o copo de agua com as ramas num peitoril da janela para que dê bastante luz mas nunca o sol direto. Troque de água a cada dois dias para estar sempre fresca .

As raízes vão começar a aparecer  em uma semana. De 10 a 15 dias, as raízes já estarão fortes e você já pode Transplantar o manjericão diretamente no jardim ou num vaso.

manjericão na agua

Escolhendo o vaso

O tamanho do vaso na largura não importa.  O ideal é que o vaso tenha  no mínimo uns 15 cm de profundidade.

Tipo de terra

O manjericão não é muito exigente Pode ser o “substrato universal”  que você encontra em todas as floriculturas. E para dar uma maior valor a esse substrato, você pode misturar cerca de 20% de solo de jardim

 

Plantando as ramas com as raízes

Com o vaso cheio de terra, fazer um buraco no meio para que a haste possa entrar com as raízes confortavelmente.

Colocar a planta com cuidado e cobrir com a terra.  Apertar muito pouco apenas para firmar a planta em pé.

Regar as plantas

Regar bem, sem enchacar para que a mudinha se adpte mais facilmente ao novo ambiente.

Depois, regar o manjericão somente quando o solo estiver quase secando ao toque, mas não totalmente seca.  Regar a planta na base da terra e não sobre as folhas

Sol

Agora que você tem suas plantinhas novas de manjericão, leve em conta que cresce bem em ambientes quentes que recebem cerca de seis horas de sol por dia.  Crescem também com 4 horas de sol por dia mas elas não ficam tão grandes e bonita.

Na verdade, a melhor posição para uma planta de manjericão é em uma área voltada para o leste, que não recebe o sol escaldante do meio-dia.

mudinhas de mangericao

Dicas do assim que faz

O maior cuidado deve ser tomado ao protegê-las do frio e do gelo.

O excesso de água também pode ser um problema, portanto, mantenha o solo úmido, mas não encharcado. É melhor garantir uma boa drenagem.

É preferível colocar o manjericão em locais abrigados do vento, porque quando é intenso quebra facilmente os seus ramos.

É aconselhável podar a cada duas semanas para garantir uma planta forte e abundante em sua folhagem.

O manjericão geralmente não é vítima de insetos ou pragas. Aquele com maior risco é o dos caracóis. Em todo o caso, o nosso conselho é que, se tiver algum problema, não recorra a produtos químicos industriais que envenenam o chão e o ar. Existem inúmeras alternativas verdes que você pode usar de forma muito eficaz. Veja AQUI várias ideias : PRAGAS E DOENÇAS NAS PLANTAS 

O manjericão é muito fácil de plantar e de cuidar.  Por isso tente que vai dar certo .


Veja o vídeo deste artigo

Compartilhe

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.