MARACUJÁ DOCE (passiflora alata)NOME CIENTÍFICO:Passiflora edulisNOME COMUM: Maracujá
ORIGEM: Zonas tropicais e subtropicais da América
CATEGORIA: Planta trepadeira
DESCRIÇÃO: O maracujá possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela.
Veja também:Copo térmico com tampa Stanley.
Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes). Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo).
Veja também: Aprenda mais sobre suco detox.
Os maracujás de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácidos (azedos). Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.
CLIMA: Tropical e subtropical
SOLO: Arenosos ou levemente argilosos, profundos e bem drenados
REGA: manter o solo sempre úmido, cuidando para não encharcar. Na época do plantio, irrigar o solo com 40 litros de água.
A poda do Maracujá
Podar a planta sempre na primavera, desde que a planta não esteja em dormência. Deve ser feita antes de surgirem os botões de flor. Após a poda, pulverize a planta com um fungicida adequado para evitar doenças. Além disso, realizar uma poda de limpeza, retirando os ramos secos e doentes.
Como Adubar o pé de Maracujá
Podemos escolher entre fazer uma adubação orgânica quanto a adubação química.
Adubação Orgânica
A adubação orgânica é uma prática importante, pois exerce efeitos benéficos sobre as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
As quantidades a serem aplicadas nas covas de plantio, principalmente em solos arenosos e de baixa fertilidade, variam de acordo com o tipo de adubo orgânico empregado, ou seja, esterco de curral (20 a 30 litros), esterco de galinha e torta de mamona (5 a 10 litros), podendo-se utilizar também outros compostos disponíveis na região ou propriedade.
Se possível, aplicar anualmente a mesma quantidade de adubo orgânico em cobertura.
Adubação Mineral
As quantidades de macronutrientes recomendadas para o maracujazeiro no Brasil variam, dependendo da região, dos teores encontrados no solo, exceto N, e da produtividade esperada.
As quantidades de N recomendadas para a cultura no Brasil são variáveis, com amplitude de 40 a 200 kg de N/ha.
As quantidades de fósforo recomendadas para a cultura, que dependem do teor encontrado no solo, variam no Brasil de 0 a 160 kg de P2O5/ha.
As quantidades de potássio recomendadas no Brasil para o maracujazeiro, que dependem do teor do nutriente no solo, variam de 0 a 420 kg de K2O/ha.
Reprodução do Maracujazeiro
O Maracujá roxo floresce na primavera e no início do verão e novamente por um período mais curto no outono e início do inverno.
O Maracujá Amarelo florece em abril a setembro e produzir frutos de junho a outubro.
Em algumas áreas, as plantas frutificam duas vezes por ano. As plantas começam, geralmente, a florescer e frutificar em seu segundo ano.As flores do maracujá amarelo, têm suas partes masculinas e femininas mas dependem, principalmente de abelhas para realizar a polinização. O beija-flor e outros insetos também visitam as flores e as vezes participam desta polinização.Foto: viaAs flores do maracujá roxo podem auto-polinizar.Geralmente a reproduçao é feita através de sementes, mas também pode ser feita por estaquias, que se enraizam bem.
As sementes germinam melhor se deixa-las secando junto com a polpa por alguns dias e logo após limpar suavemente e plantar. Começam a germinar em 14 dias e completa a germinação em 24 dias com um 61% de germinação.
Podem ser plantadas em camas ou vasos e transplantadas quando atingem cerca de 25 cm de altura.
Fazer irrigação abundante após o plantio das mudinhas.
Pragas e Doenças do Maracujá
A cultura do maracujá tem como pragas principais a lagarta das folhas, a broca das hastes, os percevejos, a mosca da fruta, além de alguns tipos de abelhas, besouros, ácaros e pulgões.
O maracujazeiro também está sujeito a doenças como o tombamento, a antracnose, o verrugamento e a podridão do solo.
Curiosidades
Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com que Jesus Cristo foi crucificado.
O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial do maracujá.
O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, às vezes misturada a suco de outros frutos, como a laranja.
Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes. As folhas em banhos quentes têm indicação contra gota. As sementes são vermífugas.
De modo geral os maracujás são calmantes.
1 comentário
qual o adubo para manga