VINCA, VINCA DE MADAGASCAR, MARIA SEM VERGONHA

8
  • NOME CIENTÍFICO: Catharanthus roseus
  • NOME COMUM: Vinca, Boa-Noite, Bom-Dia, Maria-sem-vergonha, Vinca-de-gato, Vinca-de-madagascar, Vinca-rósea, Flor-de-todo-o-ano
  • ORIGEM: Madagascar
  • CATEGORIA: Herbácea
vincas com diferentes cores

Vincas com diferentes cores

Descrição das Vincas :

As vincas florescem durante todo ano em várias cores diferentes, desde o branco até rosa e roxo.

Planta pequena, chegam no máximo a 40 centímetros de altura. Possuem ramos verdes flexíveis, podendo ser usada como rasteira ou pendente em vasos

Suas folhas  são ramificadas e possuem um formato oval com a ponta arredondada. Apresentam-se em uma cor verde-claro bem brilhante, com as margens um pouco mais amareladas.

jardim com vincas

As flores surgem nas axilas das folhas, são todas formadas por cinco pétalas e são solitárias. É uma Planta rústica e pouco exigente, muitas vezes surgem espontaneamente nos jardins.

Apesar disso, ela não tem grande resistência a pisoteio, por isso é recomendável plantá-la em áreas de pouca circulação.

CLIMA

Se adapta bem onde há clima subtropical ou mediterrâneo. A vinca não tolera bem regiões muito quentes, preferindo locais com sol pela manhã, de clima frio a ameno.

SOLO

O solo de cultivo deve estar sempre bem drenado, deve ser leve, rico em matéria orgânica e irrigado com bastante frequência. O PH do solo deve estar entre 6 e 7.

jardineira com vincas

REGO

As regas devem ser regulares. As vincas não se desenvolvem em solos secos, mas também não crescem em locais encharcados.

PODA

A cada dois anos, o canteiro ou local de cultivo deve ser renovado. Antes disso, apenas retirar ramos secos e mal formados.

ADUBAÇÃO

Alguns dias depois das sementes da vinca germinarem, utilizar um fertilizante de baixo teor fosfórico  dissolvido em água. Depois, adube de três em três semanas, até que ela comece a se desenvolver com mais intensidade.

REPRODUÇÃO/ MULTIPLICAÇÃO

A reprodução é feita por sementes ou até por meio de estacas. Para criar uma nova planta, basta retirar uma pequena parte do caule e plantar em um solo propício para o crescimento.

PRAGAS E DOENÇAS

A vinca costuma ser uma planta bem resistente a doenças. Mesmo assim, não é tão raro aparecer doenças fúngicas, como o cancro, a praga aérea e podridão da raiz negra. Ao detectar alguma dessas doenças, é importante realizar imediatamente a poda da parte afetada, pois a infecção pode até se espalhar pelo resto do jardim.

CURIOSIDADES

As folhas e as flores da vinca podem gerar uma reação tóxica, pois elas possuem um princípio ativo chamado “Glicosídeo vinceína”, que traz sintomas tóxicos se for ingerido ou simplesmente entrando em contato com a pele. Porém, as reações só ocorrem se houver bastante contato ou ingestão em grande quantidade. Vale lembrar que, em caso de algum tipo de reação, vá imediatamente a algum pronto socorro.

Ao mesmo tempo, a vinca possui algumas propriedades medicinais, podendo ser usada no combate a ansiedade, diabetes, dor de garganta, diarreia, feridas, hemorragias nasais e outros problemas. Isso porque a planta possui uma série de vitaminas, inclusive a famosa “Vitamina C”. Essas propriedades da vinca são amplamente estudadas pela comunidade científica, já que são úteis na cura de diversas doenças.

vinca que cresce em qualquer lugar

A vinca é chamada de Maria sem Vergonha porque cresce em qualquer lugar, não importando as dificuldades.

 

Gostou? Compartilhe!

8 Comentários

  1. Avatar
    Chrystiane Barreiro em

    Tenho uma jardineira imensa com vincas mas estou lutando contra um pulgão pretinho que solta um tipo de óleo pegajoso. Ele está destruindo minha planta. Já coloquei o Malation, já lavei uma por uma com detergente neutro, mas a praga está lá, resistente. Já estou desistindo. gostaria de saber se existe alguma flor resistente a pragas?

  2. Avatar
    Sandra nascimento em

    Minha irma tinha varios pes de vinca no marajo e quando chega o verao o sol e de lascar e as vincas se adapavam muito bem ao clima quente

  3. Avatar
    Alessandro em

    Como assim as vincas não se adaptam a locais muito quentes?! Elas são da África, de regiões de clima extremamente quente. As vincas mais maravilhosas q vi em toda a minha vida estavam no Maranhão. Formavam verdadeiras roças de tão grandes. Até na Queimada dos Britos, no meio dos Lençóis Maranhenses, na areia fina, eles se desenvolviam maravilhosamente.

    • Avatar

      Verdade, no interior Onde minha mãe nasceu conceicao do coite , na Bahia, é uma seca que fica sem chover durante anos . As vincas são lindas e dão na arreia também se vê nem a água. Um sol de sertão brabo.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.