As margaridas são fáceis de plantar e cultivar. Sã0 plantas perenes, que iluminam o jardim de flores e são ótimas em vasos e arranjos interiores. Embora existam dezenas de variedades de margaridas, as mais populares são a Margarida Shasta (mostrada acima), Margarida Pintada e Margaridas Africanas. As margaridas estão entre as mais populares de todas as flores. São perfeitos para pessoas iniciantes na jardinagem e aqueles cujo polegar não é muito verde!
Veja também: Produtos de jardinagem.
NOME CIENTÍFICO: Chrysanthemum leucanthemum
NOME COMUM: margarida, malmequer, crisântemo, bem-me-quer, bonina, margarita, margarita-maior, malmequer-maior, malmequer-bravo, e olho-de-boi
Veja também: Aprenda mais sobre jardinagem.
ORIGEM: Ásia: China e Zonas do Hemisfério Norte
CATEGORIA: Herbácia
Dados gerais
Florescem durante todo o ano em várias cores diferentes.
Caules longos e ramificados com cores verdes.
As margaridas podem ficar com altura superior a 1 metro.
Plantas arbustivas com folhagem verde médio a acinzentado.
Folhas dentadas, alternadas, sésseis e semicaducas.
Flores bissexuais com cores variadas sendo as mais comuns brancas com centro amarelo.
Pétalas ovais.
Como cultivar
Clima
A margarida gosta de zonas temperadas e frias, apesar de ser resistente ao frio gosta de bastante sol. Em regiões com geadas tende a ficar dormente no inverno necessitando de mais cuidados.
Solo
solo fértil úmido e bem drenado;
frescos e alcalinos, e com pouco calcário.
deve ser adubado sempre no inverno.
Rego
deve ser feito regularmente e nos dias secos regar abundantemente sem encharcar. O adubo com fertilizante equilibrado pode ser feito de duas em duas semanas.
Poda
A poda deve ser feita nas extremidades dos caules o que irá melhorar sua forma e o aumento de floração. Assim como retirar as folhagens secas.
Deve ser feito na primavera, para enfeitar canteiros, bordaduras, vasos ou serem utilizadas como medicamentos.
Reprodução / Multiplicação
A margarida pode ser plantada em forma de semente nos meses de primavera e em mudas nos meses de verão. Podendo ser cultivada em estufas nos meses de outono. Caso você viva em lugares com temperaturas amenas durante todo o ano, Pode plantar margaridas quando quiser.
Sua reprodução é rápida e em pouco tempo já é possível ver as primeiras flores surgirem.
Pragas
As margaridas são alvos de pragas e doenças. Conheça algumas:
Nematódeos: parasitas microscópicos terrestres e aquáticos que se alimentam de fungos podendo causar doenças em plantas. Os sintomas causados são: engrossamento e lesões nas raízes, e folhas com coloração anormal, necróticas e com tamanho reduzido. A planta começa a ter dificuldade de absorver água. O material orgânico no solo previne o ataque pelo parasita.
Afídeos: insetos de pequenas dimensões com coloração verde, amarelada, cinzenta ou negra. Seu nome popular é piolho. Ataca plantas novas como botões e folhas, causando o enrolamento e a deformação das mesmas. Deve ser feito a aplicação de inseticidas frequentemente.
Trípes: visíveis a olho nu parecem pequenos pontos negros. Tem forma de tesourinha, causam deformação nos botões e folhagens que começam a ficar com coloração prateada. Para combatê-los coloque a planta em lugar úmido e fresco.
Nematódeos, Afídeos e Trípes: as pragas da margarida
Doenças da Margarida
Ferrugem
É um fungo que causa lesões na coloração das folhagens deixando-as amareladas, vermelhas ou brancas. Podendo afetar folhas, caules, flores e colmos. As lesões causadas são irreversíveis. Para combater a doença existe um tratamento caseiro chamado Calda Bordalesa que é feito com uma mistura de sulfato de cobre, cal hidratada ou cal virgem e água. Veja AQUI como combater a Ferrugem
Phytium
Um fungo que causa podridão de raízes e sementes. O melhor tratamento é a prevenção com cuidados ao solo.
Doenças da margarida: Ferrugem e Phytium
Curiosidade
Utilização da Margarida para Fins Medicinais
As folhas e flores após secas, podem ser utilizadas para o preparo de chã que é recomendado aos brônquios, úlceras estomagais, doenças na bexiga, cólicas e problemas digestivos.