Mesa DIY feita com porta usada e tubo galvanizado

0

Este tutorial mostrará como criar facilmente sua própria mesa usando uma porta velha e pés de tubulação DIY. Muito original.

A intenção aqui é reciclar uma porta velha para servir de tampa da mesa mas se você não tem uma porta velha, pode colocar qualquer tipo de madeira. Deixa a criatividade rolar mas ao final deste artigo você vai poder ver algumas ideias geniais que vão te inspirar.

O uso de tubos gavanizados no design de móveis vai dar um toque industrial e rústico na decoração da casa. O projeto em si é um pouco mais complicado, mas vale muito a pena.  Veja abaixo o tutorial para a mesa com tubulação galvanizada DIY.

Veja AQUI : Ideias para transformar portas velhas em mesas lindas 

você vai precisar

  • Furadeira
  • Raspadeira
  • Chave para tubos (opcional)
  • bancada da mesa : porta velha ou uma tábua de madeira ou compensado ( aqui vou usar uma porta de 1.20m)
  • Tubulação 3/4
  • (4) flanges para tubos 3/4
  • (6) 3/4 conexão T
  • (4) tampas de acabamento
  • Parafusos

LISTA DE CORTE DE TUBULAÇÃO DE 3/4 

  • 4 tubos → 16 cm (uma extremidade rosqueada)
  • 4 tubos → 58 cm (ambas as extremidades rosqueadas)
  • 4 tubos → 23 cm (ambas as extremidades rosqueadas)
  • 1 tubo  → 1.20 m  (ambas as extremidades rosqueadas)

Assim que faz

Depois de planejar a altura da mesa e consequentemente a altura dos pés e ter em mãos os tubos cortados, a montagem não vai demorar mais que 1 hora.

Montar os pés

O Primeiro a fazer é encaixar duas conexões T nas duas extremidades do tubo de 1.20m de  comprimento;  em seguida adicione os tubos de 23 cm em cada extremidade dos Ts . Com isso você acaba de fazer a seção “I” na base da mesa.montagem de pé de mesa tubo galvanizado

Nota:  Pulverize um pouco de lubrificante em todas as  extremidade rosqueada antes de enroscar e em seguida aperte o máximo possível. Uma chave inglesa  pode ser bastante útil neste momento de montagem desta mesa.

Depois que essa parte da base da mesa  está completamente montada é o momento de encaixar os tubos mais pequenos que são os de 16 cm . Esses tubos tem uma parte para enroscar e a outra parte para encaixar uma tampa. Veja a fotos abaixo.

encaixando tudo galvanizado

Com isso a base já está pronta. Falta subir a altura com os tubos galvenizados médios que neste tutorial tem o tamanho de 58cm.

Adicione os tubos galvanizados para todas os quatro  Ts abertos, certificando-se de apertar cada um deles o máximo possível. Em seguida, adicione um flange na parte superior de cada extremidade do tubo galvanizado.

mesa pés tubo galvanizado


pes tubos galvanizados

Foto: via

Anexar a bancada

Esta mesa vai ser feita com uma porta velha como bancada, mas você pode colocar a bancada que quiser.

Coloque a porta de bruços no chão. Vire o conjunto das pernas de cabeça para baixo e coloque-a em cima da bancada. Os flanges devem estar apoiados na parte inferior da bancada, como mostra a foto. Meça a distância de cada borda da bancada a cada flange, certificando-se de centralizar o conjunto da perna ao longo da parte inferior da bancada.

mesa virada

foto: via

Faça primeiro os orifícios piloto e, em seguida, aperte os parafusos nos quatro orifícios de cada flange. Depois  que a bancanda estiver com as quatro flanges colocada, vire a mesa e pronto!!

pregando a flange na tábua

Para inspirar!

mesa feita com porta velha

Mesa feita usando uma porta velha como bancada.

mesa pé galvanizado

mesas feitas com o pé galvanizado utilizando uma tabua de madeira

ácima á direita, mesa baixa de centro com tubulação mais grossa e dando um aspecto mais industrial. Á esquerda, mesa de altura convencional mas diferente maneira de posição dos pés.

mesas com pé galvanizado

acima á direita, mesa com rodinhas, o que pode ser bastante útil. Á esquerda, mesa em conjunto com um banco e ambos com tubulação grossa de estilo industrial.

Se você gostou desta ideia de fazer sua propria mesa:Veja AQUI : Ideias para transformar portas velhas em mesas lindas 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.