Usando cascas de ovo no jardim

0

O cálcio das cascas de ovos é muito bem-vindo no solo do jardim, onde ele modera a acidez do solo ao mesmo tempo que fornece nutrientes para as plantas. As cascas de ovos contêm uma abundância tão grande de cálcio que podem ser usadas quase como o cal, embora você vai precisar de muitas cascas de ovos para causar um impacto mensurável.

Quando estão bem moídas, são necessárias 150 cascas de ovos para fazer uma xícara de pó grosso de cascas de ovos. Outra ideia é fazer um fertilizante líquido de cascas de ovos  e regar  como suplemento nutritivo para algumas plantas específicas. Quando se coloca um punhado de farinha de casca de ovo  no local de plantio dos tomates, estes dificilmente desenvolvem a doença podridão, e muito cálcio do solo reduz a queimadura de ponta no repolho também.


casca de ovos na planta

Cascas de ovo em compostagem

Uma pergunta comum é: Se pode colocar as cascas de ovos na compostagem? A resposta para isso é sim, você pode. Adicionar cascas de ovos ao composto ajudará a adicionar cálcio à composição do composto final.

Este importante nutriente ajuda as plantas a construir as paredes celulares. Sem ela, as plantas não podem crescer tão rápido e, no caso de alguns vegetais, como tomates e abóboras, a fruta desenvolverá a podridão ( doença) porque simplesmente não há “material de construção” (cálcio) suficiente entrando na planta. Usar cascas de ovos no adubo da horta pode ajudar a evitar isso.

Embora você não precisa esmagar as cascas de ovo antes de compostá-las,  fazer isso vai acelerar a velocidade com que as cascas de ovo decomponha no composto. Você também pode considerar  em lavar suas cascas de ovos antes de compostá-las para que não atraia animais e também reduz o risco de doenças que os ovos crus possam ter.

casca de ovo em vasos

Cascas de ovo no solo

As cascas de ovo também podem ser adicionadas diretamente ao solo. Muitas pessoas adicionam as cascas de ovo junto com a plantação de tomate, pimentão, abóbora e outros vegetais que são suscetíveis à podridão.

Mas jogar estas cascas de ovos diretamente junto com as plantas que estão sendo plantadas, provavelmente não ajudará a estas plantas, porque as cascas dos ovos ainda não tiveram tempo de desmembrar o suficiente para criar o cálcio.

Pouco a pouco, com o tempo, estas cascas de ovos jogadas diretamente no solo vai se decompor e aí sim ajudarão a criar o cálcio para nutrir o solo para que as plantas absorvam e ajudará a construir as paredes celulares da plantas.

Usando cascas de ovos no jardim para pragas

As cascas de ovos também podem ser usadas no jardim para ajudar a combater pragas como lesmas, caracóis, lagartas e outras pragas rastejantes. Cascas de ovos trituradas funcionam como terra de diatomáceas sobre essas pragas. Quando as pragas rastejantes atravessam uma área no jardim onde foram espalhadas cascas de ovos quebrada grosseiramente, as cascas de ovos fazem vários pequenos cortes nas pragas. As pragas então desidratam e morrem devido a esses cortes.

Esmagar cascas de ovos para o controle de pragas é tão fácil quanto jogar as cascas de ovos vazias em um processador de alimentos por alguns segundos ou simplesmente enrolá-las dentro de um pano e passar uma garrafa ou rolo. Depois que as cascas de ovo são esmagadas, polvilhe-as em torno das áreas em seu jardim onde você está tendo problemas com lesmas e outras pragas rastejantes.

Usar cascas de ovo no jardim é uma ótima maneira de fazer uso de algo que normalmente seria jogado fora. Você pode colocar cascas de ovos na caixa de compostagem, diretamente no solo ou usá-las como um tipo de inseticida orgânico, o que significa que você não está apenas ajudando a reduzir o lixo, mas também ajudando o seu jardim.

caracol passado sobre casca de ovos



Cascas de ovos limpas são cascas de ovos seguras

Os ovos são portadores conhecidos de salmonela, mas com certeza este mal não estará presente em ovos que foram bem lavados, mas nunca se sabe. O melhor mesmo é lavar bem as cascas de ovos, enxugar e deixar secar em um local ensolarado.

A secura deve matar qualquer salmonela presente, mas se você quiser armazenar cascas de ovo que são seguras para você ou seus cães comerem (pó de casca de ovo é usado como suplemento de cálcio para cães, também), esterilize-os em 93° C no forno durante 30 minutos. Você pode então triturar as cascas de ovos secas usando um almofariz e pilão, ou usar um moedor de café que é mais fácil, mais rápido e faz um excelente trabalho para você. Armazenado em um recipiente hermético, as  cascas de ovos trituradas provavelmente durarão para sempre.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.