Vaso de garrafa pet com irrigação automática

1

Duas palavras que combinam muito nos dias de hoje: Reciclar e plantar.

Este passo a passo irá mostrar como fazer um vaso de qualquer garrafa pet que possa ser reciclada e que  terá uma rega automática por 15 a 21 dias.  Com essa  super dica DIY que não vai te dar nada de trabalho e  nem ocupar muito seu tempo você poderá plantar suas próprias todas as ervas, plantas ou flores que desejar.

Se você não gostar muito da “aparência” da garrafa de plástico na sua casa, a ideia é cobrir-la de  várias maneiras…aí  vai depender do seu estilo e gosto.

Você vai precisar

  • → Garrafa pet
    → cordão
    → terra
    → semente
    → folha de jornal
  • → faca ou tesoura ( cortar a garrafa)
    → prego ou furadeira

Assim que faz  vaso de garrafa pet com irrigação automática

1 –  Cortar a garrafa pet deixando a parte inferior maior que a superior.   Você deve medir antes de cortar porque o gargalo, quando invertido, deve ficar uns 5 cm para cima do fundo da garrafa para que o cordão possa ficar “nadando” na água.

medir e cortar garrafa pet

2 . Faça buracos na tampa. Um maior ao centro e vários outros menores ao redor. Esse buracos vao servir de dreno e por isso deve retirar qualquer restos de plásticos que ficou quando você fez os furos.  Deixe-os o mais limpo possível.

3 –  para montar o cordão, corte 3 pedaços de 40cm de comprimento. Alinhe e dê um nó deixando uns 7 cm para baixo do gargalo. Este comprimento vai ficar “nadando” na água do reservatório e vai sugar a água que vai alimentar a planta.

furar tampa e cordão atado

4 – Forre o interior da parte de cima da garrafa com jornal ( melhor opção porque é biodegradável e ajuda a manter a umidade). Forramos essa parte, porque a raiz desenvolve muito melhor em locais mais escuro. Repare que quando colocamos a parte superior dentro da parte inferior da garrafa, essa não toca o fundo e deixa um espaço para colocarmos á agua.

5 –  Faça um furo no fundo para permitir a passagem do cordão. Agora a “taça ” está pronta para receber a terra.

garrafa pet forrada com jornal

6 – Colocar os cordões e enrosque a tampa no gargalo da garrafa. Adicionar um pouco de terra e vai ajeitando os cordões de moda que fique um sempre no meio e os outros dois vão fazendo uma espécie de espiral, distribuindo melhor a umidade no interior do vaso.  Pouco a pouco vai adicionado a terra e ao mesmo tempo vai enrolando o cordão.

7 – Depois de colocar toda a terra, cortar o resto de jornal das bordas e molhar bem a terra deixando escorrer a água por meia hora. Assim vai molhar bem o cordão e facilitar a sucção na hora de colocar dentro do reservatório.  Deixe escorrer bem a água fora do reservatório. Gotas de água suja de terra poderia causar o surgimento de algas dentro do reservatório de água.  A intenção deste vaso é fazer que a água suba pelo cordão e não que desça.

8 – Agora o vaso está pronto para receber a semente ou a plantinha que quiser. Coloque água no reservatório tomando o cuidado para não encostar na tampa da garrafa. O cordão que está  dentro da água vai fazer a parte dele que é sugar esta água sempre que a terra necessite.

Agora você terá sua planta alimentada ! É só deixar CRESCER!

Talvez possa te interessar:  10 ideias para reciclar garrafas pet. 

garrafa pet com plantas

Share.

1 comentário

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.