10 Métodos não tóxico para eliminar as Ervas daninhas

0

Se você esta vendo este artigo é porque ama a jardinagem mais odeia as ervas daninhas.

Elas fazem parte da rotina mas é de enlouquecer qualquer um! E infelizmente é a parte chata e é algo que você tem que lidar no jardim. A boa noticia é que você pode controlá-las.

Aqui deixo 1o maneiras não-tóxicas para controlar  as ervas daninhas em seu jardim.

1 – Mulching / cobertura morta

Cobrir seu solo de jardim com uma camada de matéria orgânica pode abafar e inibir o crescimento das ervas daninhas, bem como impedir que novas sementes destas ervas germinem.  Para fazer esse mulching você pode usar restos de gramas cortadas, palha, lascas de madeiras mas também pode colocar um pano de chão, jornal, papelão, cortinas velhas de algodão ou lençóis de cama, se quiser gastar dinheiro existe tecidos e plásticos específicos para essa cobertura morta que você encontra em lojas especializadas. Fazer uma cobertura morta pode ter  certeza que vai  evitar o crescimento das ervas daninha no seu jardim ou horta

Veja AQUI os benefícios de fazer uma cobertura morta nas suas plantas 

cobertura morta na horta

2 – Espaço menor entre plantas

As ervas daninhas não podem se apossar de seu jardim se não houver espaço para elas. Plantas  mais perto uma das outras sombreiam o solo à medida que vão crescendo e com isso privam as ervas daninhas da luz solar. Sem luz solar …sem chance de desenvolver.

Portanto considere diminuir o espaço entre as plantas. A maioria das recomendações de espaço entre plantas é para aquelas que tem facilidade de transmitir doenças quando as folhas se tocam  na maturidade. Mas se o que você está plantando não tiver esse problema, reduza em 25% a distância de plantio recomendada. Ao plantar sua vegetação mais perto, não vai deixar espaço para que as ervas daninhas brotem entre as plantas.

Veja AQUI  o espaçamento adequado para cada tipo de planta 

3 – Fofar menos com a terra

Cavar e remexer muito com o solo antes de plantar  pode trazer as sementes de ervas daninhas à superfície.

Em vez disso, se você está plantando sementes, só precisa cavar o espaço necessário para plantá-las, em vez de ficar cavando todo o canteiro, com isso você perturba o solo o mínimo possível.

Esse método de plantar diretamente,  também melhora a estrutura e fertilidade do solo e aumenta a população de organismos benéficos no solo.

4 – Solarização

Solarizar seu solo significa cobrir uma área de solo cheio de ervas daninhas com um plástico transparente e pesado. (Plástico preto não funciona tão bem.)

Isso só vai funcionar em pleno sol e num clima quente, onde o calor vai se acumular debaixo do plástico e vai  cozinhar suas ervas daninhas literalmente. Deixe esse plástico por 4 a 6 semanas, e remova apenas uma vez que todas as ervas daninhas estejam marrons e secas.

passo a passo solarização

assim que faz a solarização 

1 – Remova ou não toda a vegetação do local e regar bem toda a área

2 –  Usando a enxada e ancinho, faça uma rebaixada nas laterais para poder encaixar o plástico adequadamente.

3 – Cubra o solo com o plástico

4 – Ancorar o plástico, colocando terra por cima ao longo de todos os lados do canteiro .

5 – Cortar o excesso de plástico

6 –Por ultimo, estabilize o plástico com pedras no meio. Seu jardim está preparado para a solarização!

5 – Regue suas plantas, não suas ervas daninhas.

Os nutrientes e a água que você dá ao seu jardim ajudarão as ervas daninhas a crescerem tanto quanto ajudarão os vegetais e as flores que você deseja.

Use irrigação por gotejamento, ou  garrafas pet individuais que fornecem água apenas para as raízes de suas plantas, e  não aos espaços vazios ao redor delas.

gotejamento em planta

6 – Deixe as ervas daninhas crescerem primeiro

Quando você espalha o adubo sobre a terra, as sementes de ervas daninhas germinam e aparecem junto com as sementes que você plantou.  Para evitar que isso aconteça,  ponha o adubo  umas 2 semanas antes de plantar,   espere que a erva daninha germine e retire todas elas com mais facilidade.



7 – Retire ervas daninha com a terra molhada

O momento ideal para retirar  as ervas daninhas é quando tiver uma chuva forte.  O chão está úmido e as ervas daninhas saem do chão com esforço mínimo.

No entanto, se você estiver no meio de uma seca e as ervas daninhas ainda estiverem aparecendo, esse é o momento errado de tentar puxar ervas daninhas manualmente.

Neste caso o melhor mesmo é usar uma enxada …

8 – Água fervendo

Ferva uma chaleira de água e despeje sobre qualquer erva daninha para queimá-las. Essa técnica é ótima para as ervas daninhas que crescem nas rachaduras de pavimento ou entre os caminhos  do jardim.

jogando água quente nas ervas daninhas

9 – Vinagre ( ou álcool ) , Água e Sabão

você pode criar uma versão natural do Round-Up misturando vinagre, água e sabão.

Misture :

  • 2 xicaras de água
  • Algumas gotas de detergente
  • 50 ml de vinagre ou álcool

Misture em um frasco de spray. Pulverize as ervas daninhas para secá-las e matá-las.

Tenha cuidado para não borrifar nas suas plantas regulares, porque o álcool vai secar qualquer uma que seja.  Este spray não funciona bem em áreas sombreadas.

Aplique mais se a primeira dosagem não resolver todo o problema.

10 – Polvilhe com sal

Para as ervas daninhas mais próximas de seus vegetais e outras plantas, é uma boa ideia jogar sal sobre elas. Isso vai deixa-las queimadas

Repetindo, tenha  cuidado ao aplicar o sal e não deixe salpicar nas suas plantas .

sal erva daninha

Muito cuidado co herbicidas sintéticos

Jamais use o  Round-Up. Apesar de facilitar muito sua vida, está comprovado através de estudos que  é um veneno altamente perigoso que deixa resíduos na terra que passa para alimentos e que quando ingerido em certa quantidade interrompe as funções normais do corpo e leva ao desenvolvimento da doença de como o Parkinson, infertilidade ou câncer.

Além disso destrói a cadeia natural ambiental

Para evitar esses sérios efeitos de saúde e ambientais. Ingnore completamente o Round-Up e outros herbicidas, e experimente alguns desses métodos orgânicos eficazes acima citados para controlar suas ervas daninhas.

E você tem algum truque eficiente para acabar controlar a erva daninha?  Deixe sua opinião abaixo nos comentários.


Veja o vídeo deste artigo

 

 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.