10 usos surpreendentes do alho no jardim | Benefícios do alho

0

O cheiro de alho e outros membros da família allium ( cebola, cebolinha, alho Poró) pode ajudar a confundir as pragas  do seu jardim . Muitas pessoas não sabem  que o alho tem propriedades inseticidas, antibacterianas, e  principalmente fungicida.

Com tantas propriedades fabulosas como essas, nada mais natural que  incluí-lo para elaborar produtos orgânicos para combater com sucesso as pragas e doenças que invadem nossa horta e jardim

Veja a seguir 10 usos surpreendentes que você pode dar ao alho para melhorar e muito a saúde das suas plantas

1. Protege as arvores frutíferas de doenças e pragas

Um grande uso que podemos dar ao alho é plantá-lo  ao redor sob a terra das  árvores frutíferas.  Enterrando os dentes de alho  nos ajudará a repelir pragas, como pulgões, brocas, ácaros, mosca da fruta  e previne ataques fúngicos como a lepra ou o oídio. A intenção aqui não é plantar para colher e por isso podemos deixá-lo permanentemente.

2. Pesticida para tudo

Pegue  4 pimentas verdes, 3 ou 4 dentes de alho, 3/4  de colher de chá de sabão líquido, 1 colher de chá de óleo vegetal e 3 xícaras de água.

Amasse os dentes de alho e pimenta no liquidificador e despeje esse purê em uma garrafa de vidro. Adicione  a água, óleo e o sabão líquido sobre ele. Deixe descansar por 24 horas. Coe a polpa e reserve o líquido para pulverizar nas plantas infestadas de qualquer praga, certificando-se de pulverizar em toda a planta.

 

3. Benefícios da associação de cultivo com o alho para proteger contra  pragas

As associações de culturas é algo fundamental em nossa hortas orgânica e nos ajudará a afastar pragas e melhorar a produção.

No caso do alho, nos ajuda a combater pragas específicas de certas culturas.

Exemplo: Alhos  plantados entre as cenouras nos ajuda a repelir a mosca da cenoura; alhos  plantados entre os tomates afasta o ataque dos nematóides e entre os morangos previne doenças fúngicas como podridão cinzenta.  E assim várias outras.

4. Infusão Repelente de Pulgão

Podemos preparar um excelente repelente para combater os pulgões em nosso jardim e fazer com que eles deixem nossas plantações tranquilas. Preparar uma infusão de alho é muito simples e eficaz que fará com que os pulgões se afaste de vez das nossas plantas.

Colocar 5 dentes de alho bem picado e amassado em 1 litro de água bem quente. Cobrir com um pano e deixar repousando por 24 horas para retirar todo as propriedades do alho.

Passado esse tempo, colocar ao fogo novamente e deixar a fogo bem lento por mais 20 minutos. Fazemos isso para  deixar bem concentrada essa infusão. Depois de frio, coar, colocar num pulverizador e aplicar nas plantas onde está a concentração de pulgões.   Lembre sempre que esse repelente é para afastar e não para matar.

Pulverize essa infusão por 5 dias seguidos e sempre na primeira hora da manha ou na ultima hora da tarde.

Talvez te interesse : 7 Métodos DEFINITIVOS contra pragas e doenças nas plantas 

pulgas na planta

5. Chá de alho para oídio  (FUNGICIDA NATURAL)

Quando você nota que as folhas das suas plantas tem manchas bancas espalhada por todos os lados isso é um fungo que se chama oídio e se espalha muito rapidamente.

Para combate-lo, podemos preparar um fungicida à base de alho .  É muit fácil !  basta misturar ½ quilo de alho esmagado para cada 3 litros de água.

Deixar macerar por 24 horas e depois coar e reservar.  Quando for usar dilua uma parte deste extrato de alho com 7 partes de água.   Além de fungicida é ótimo para combater a mosca da cenoura.

6-  Inseticida multiuso

Esse inseticida além de combater e afastar pragas como pulgões, pode ser muito eficaz contra a mosca branca ou aranha vermelha.

Para isso basta misturar 6 alho com uma mistura de 250ml de água e 250ml de álcool.  Pode ter certeza que sua horta vai ficar livre destes insetos.

7. Potenciar o aroma das Rosas

Um uso curioso do alho para quem tem um jardim ou para desfrutar do cultivo de rosas. Por incrível que pareça o alho realça o aroma das flores, especialmente das rosas.

Um fato é que, em lugares como a Bulgária.O alho é tradicionalmente plantado pelos agricultores nos rosais para realçar e aumentar o aroma das rosas.

8. Use  alho em vez de usar fungicida sintéticos

Misture 2 bulbos de alho + 1 colher de chá de detergente líquido + 2 xícaras de água . Triture e  Passe essa pasta por uma peneira ou pano de queijo para retirar o excesso de água.

Você pode armazenar essa pasta em uma geladeira por meses e quando você quiser usá-lo basta adicionar 3 litro de água e pulverizá-lo em suas plantas que estão infectadas com doenças fúngicas.

9. Alho para repelir cobras

Tem cobra no seu quintal? O alho está aqui para ajudar. Alho é um repelente de cobra natural, você pode plantar alho em seu jardim ou você pode  fazer qualquer receita antes citadas e pulverizar por todas as partes.

10. Plantar o alho para consumo próprio

E finalmente  o mais importante de todos que é o cultivo do alho para nosso próprio consumo.  É o uso mais evidente de toda essa lista de 10 usos.   Podemos plantar alguns alhos que começam a germinar em nossa cozinha e plantar na horta ou no jardim e assim podemos desfrutar de colher alhos orgânicos e saudáveis . Um cultivo muito fácil para todos que queiram começar a plantar suas próprias verduras.

O único detalhe é que demora de 7 a 9 meses para poder colher o bulbo mas você tambem pode ir retirando as folhas para ir temperando sua comida.

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.