7 métodos DEFINITIVO contra pragas e doenças das plantas

2

Todo mundo sabe que primavera e verão são meses críticos para as plantas pela quantidade de pragas e doenças que podem surgir. Isso acontece por causa do clima que é cálido e chuvoso e se suas plantas não estão fortes e saudáveis, pode saber que as pragas e doenças vão atacá-las sem dó destruído todo o seu esforço.

Portanto, agora é a hora de tomar atitudes básicas com as suas plantas para deixar-las resistentes e evitar que todo esse desastre aconteça…. como todo mundo sabe …. é melhor prevenir do que remediar……

O tratamento preventivo contra pragas e fungos

Adubar

Você deve nutrir a o solo onde vai cultivar suas plantas. Pode ser esterco, compostagem ou húmus de minhoca. O único problema aqui é que você deve saber a quantidade certa a colocar porque um excesso de adubo, mesmo sendo orgânico,  também pode trazer problemas de excesso de nutrientes e isso pode atrair pulgões.

Veja AQUI como você pode saber a quantidade de adubo que deve colocar em cada tipo de planta.

Aeração das plantas

Várias doenças comuns nas plantas são causadas pelos fungos e os fungos aparecem porque existe muita umidade no ambiente.

Para evitar esse excesso de umidade você deve deixar que o ar circule entre as plantas e para fazer isso é somente deixar um espaço adequado entre elas na hora de plantar.

Por exemplo, o tomate que tem muita possibilidade de ter fungos, você deve dar um espaçamento de 30 cm no mínimo  a 50 cm de planta para planta.   Se não fizer isso, o tomateiro quando crescer vai ficar muito amontoados um sobre o outro e vai impedir que o ar circule entre as ramas e isso vai propiciar o aparecimento de fungos.

Veja AQUI o espaçamento adequado para vários vegetais, árvores frutíferas e ervas

plantas separadas

Espaço entre uma planta e outra é fundamental para evitar o aparecimento de fungos

Regar

É muito importante que as regas sejam de uma maneira moderada mas que seja  frequente. Planta encharcada pode causar muitas doenças e inclusive o apodrecimento das raízes.

Planta adequada

Não adianta nada escolher plantas que não estão adaptadas á sua região e ao clima que você vive se você não le dar condições mínimas de sobrevivência.

Igual colocar um urso polar na Bahia ….. o pobre animal não vai aquentar o calor  e vai sofre muito ficando debilitado e doente….. assim acontece com as plantas…..por isso, escolha as variedades apropriadas para a sua região e semeiar na época ótima para ocorrer uma boa germinação e assim terá plantas fortes e saudáveis.

Aumentar a presença da fauna benéfica

joaninhas, percevejos, aranhas e libélulas são extremamente benéficos para sua horta ou jardim. Manter um certo nível dessses bichinhos na horta é fundamental.  Por exemplo:  uma simples aranha é capaz de devorar uma media de 2.000 insetos em seus 18 meses de vida.

joaninhas devoram os pulgões das plantas

joaninhas devoram os pulgões das plantas

Formigas

Vigiar  a presença de formigas, pois são elas que  mantêm  as colônias de pulgões. E pulgões na sua horta é um verdadeiro pesadelo .  Além do mais as cortadeira podem devorar sua horta em uma noite.

Associação de plantas ou cultivos

Cultivar ou plantar algumas espécies umas junto de outras pode ter um efeito com benefícios para ambas.

Algumas plantas tem raízes, folhas ou caules que exalam  substâncias que afugenta insetos prejudiciais na horta. Por exemplos:

→ O manjericão é  repelente de insetos em geral, é mais comum para repelir pulgões e espantar os mosquitos das casas.

Capuchinha ou flor de chagas protege contra mosca branca e pulgões.

Calêndula controla a incidência de nematoides  e moscas brancas se for intercalada com hortelã. Também repele vários  insetos.

Alho associado a roseiras, framboesas, alface ou tomate atua como repelente e fungicida, além de prevenir o oídio das roseiras.

Alecrim e sálvia plantadas perto de repolhos e cenouras repelem especialmente a mosca da cenoura.

Cravos repelem os nematoides e o cheiro deles espanta os pulgões para longe.

Tanaceto repele moscas, formigas e traças.

Menta, repele formigas.

Hortelã repele formigas, borboleta branca do repolho, roedores.

Hortelã-pimenta repele pulgões.

Hissopo atua efetivamente afastando, lagartas, pulgões e caracóis.

Lavanda, suas flores afugentam a traça do armário e a planta possui uma seiva  que atrai insetos benéficos, como o bicho- da- fortuna também conhecido como bicho lixeiro

Com essas dicas você ajudar e muito suas plantas , deixando longe de pragas e livres das doenças que podem surgir agora com o inicio da primaver e verão.

Lembrando sempre que prevenir é muito melhor que remediar!!

Share.

2 Comentários

  1. Avatar

    Gostei muito do site mas não encontrei um lugar para tirar dúvidas, será que posso fazer isso aqui?
    Tenho um limoeiro siciliano que tem umas manchas esbranquiçadas no tronco parece fungo e apesar de estar carregado de frutos eles estão com uma cor acinzentada e com a casca muito grossa o que devo fazer?
    grata pela atenção.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.