7 Erros Fatais que Cometemos ao GERMINAR Sementes

0

7 Erros fatais que cometemos ao GERMINAR sementes

As sementes são mágicas. Jogue-as no chão, adicione um pouco de água e você está no caminho de presenciar uma bela floração e uma colheita deliciosa.  Se você é um iniciante ou um jardinero experto, certamente o seu sucesso vai depender de não cometer esses 7 erros fatais que serão expostos em breve.

Germinar sementes é, na verdade, um processo simples. Mas quando as sementes não brotam, você se sente mal e, de fato, alguns  até perdem o interesse em continuar a trabalhar no jardim. Mas você deve sempre reservar algum tempo para avaliar ou diagnosticar o problema.

brotos nascendo sobre terra

Aqui estão os 7 erros que cometemos ao germinar as sementes  

# 1. Você está usando sementes velhas ou inviáveis :

Se sua semente não brotou dentro do número de dias estipulado, então o mais provável é que as sementes estão velhas e ou não são viáveis.

Quando for comprar sementes, leia sempre a “data de validade” ou “consumir antes”, é muito importante realizar este passo para se garantir que ao menos as sementes não estão velhas.   Há também os problemas que podem ter aparecido devido ao armazenamento incorreto ou o selo hermético do pacote das sementes podem ter umedecido e apodrecido.

Outro ponto importante a ser lembrado, é a maturidade da fruta ou do vegetal que foi coletado essa semente. Se você pegar a semente de vegetais ou de frutas que ainda não alcançaram a maturidade, pode ter certeza que as sementes não germinarão.

Um exemplo é esse tipo de  pimentão verde, amarelo e o vermelho.  O pimentão vermelho antes era amarelo e que no inicio era verde. Isso quer dizer que esse tipo de pimentão verde ainda não chegou na fase madura. E plantar a suas sementes pode ter muito menos sucesso do que plantar as sementes do pimentão vermelho desta espécie.

Portanto, sementes devem ser coletadas de vegetais e frutas que estão completamente maduros. 

pimentão verde amarelo vermelho

Pimentão verde é a primeira fase de desenvolvimento e por isso é mais dificil de germinar as sementes

2 truques simples para testar se sua semente é viável:

A: Basta jogar as sementes em um recipiente de água. Se as sementes flutuam, elas não são viáveis para uso. Então, basta pegar e usar somente as sementes do fundo do recipiente.

B: Papel de cozinha umedecido. Coloque algumas sementes em um papel de cozinha ligeiramente umedecido e armazená-lo em um recipiente fechado por 24 a 48 horas, para verificar se brotam (uma germinação simples). As que vão germinando é só ir plantando e as que demoram mais que o normal estipulado para essa planta, com certeza  não vão germinar mais

#2. Plantando errado 

Plantar as sementes muito profundo na terra pode causar problemas com o broto que vai nascer. Então qual é a profundidade ideal para semear sementes? A regra geral é plantar a uma profundidade igual a duas vezes, ou máximo três vezes da grossura da semente e nada mais.

É melhor plantar as sementes  bem na superfície  do que profundas.  É colocar a semente na terra e tampar com um pouco de terrado mesmo grossor que a semente e pressionar muito suavemente. Nada mais. Não aperte nem pressione a terra sobre a semente recém plantada.

# 3. Plantar as sementes num vaso ou jardim com terra ruim 

Este é um fator muito importante para ter sucesso.

Você tem que ter em mente que ao plantar diretamente no solo do seu jardim, este não seja muito compacto. com uma terra dura  as sementes não serão capazes de brotar. O solo compacto não permite que a semente se expanda baixo terra.

mudinhas solo ruim

Bem provável que neste tipo de terreno, também tenha muitas pedras e pedaços de galhos e troncos que podem prejudicar que a semente germine livremente. Além disso, este solo está cheio de patógenos prejudiciais ao desenvolvimentos das plantas.

Por causa disto, é sempre melhor preparar sua própria mistura antes de plantar suas sementes, sem usar a terra do jardim.

Misturas de terra que você pode fazer 

  →  70% de fibra de coco ou turfa + 30% de esterco de vaca ou humos . Isso é mais do que suficiente, é a melhor mistura para germinar as sementes.  Opcionalmente, você pode adicionar perlita e vermiculite de grau fino nesta mistura.

Você tem a opção de germinar as sementes nesta mistura e quando as plantas estiverem com as 6 primeiras folhas, é só transplantá-las diretamente no solo.

Veja AQUI- Como melhorar a terra da horta ou do jardim 

# 4. Temperatura errada ou estação errada.

Este é outro erro comum que a maioria das pessoas cometem. O plantio por estação, dependendo da área em que você mora, é muito importante, porque a temperatura é um fator essencial para a germinação de sementes. A temperatura que é muito alta ou baixa pode dar problemas para geminar as sementes. Então, tentar seguir o calendário de plantação da área em que você mora é muito importante

# 5. Rega inadequada.

A germinação de sementes depende muito da quantidade de água. Se o solo é muito seco, elas não vão brotar. E se é muito molhado elas  vão apodrecer na terra. As sementes devem estar num ambiente úmido para brotar e isso é realmente difícil de avaliar.

As plantas jovens também são muito vulneráveis e elas podem morrer com uma irrigação inadequada. O melhor truque para a água, é o uso de pratinhos. Você só tem que manter o pratinho cheio de água e não regar de cima.  Se a terra do vaso estiver seca, começa a absorver a água através dos buracos de drenagem. Este é um método completamente seguro para regar as sementes e as mudinhas.

Mas, sei também que tem o problema da dengue de não deixar pratinhos com água. A solução é envolver esse pratinho junto com o vaso envolto numa gase ou num saco plástico perfurado até que veja que a semente brotou e que a plantinha começa a crescer saudavelmente. neste ponto você retira o saco plastico e regue sua planta normalmente sem deixar a agua no pratinho.

#6. Recipientes sujos

Para uma melhor taxa de sucesso em geminização de sementes, é sempre prudente usar um recipiente novo. Mas, se isso não é possivel, limpe completamente os recipientes velhos antes de adicionar a mistura de composto nos vasos.

Usar recipientes sujos pode causar Infecções de  fungos e mofo.  Fungos podem causar diversos problemas  inclusive apodrecimento e queda dos brotos.

Para limpar o recipiente usado que vai usar, você pode usar peróxido de hidrogênio ( água oxigenada) ou mesmo usar bicarbonato de sódio. Basta  misturar 1 colher de sopa por litro de água e limpar os recipientes. Ou apenas limpá-lo com água e sabão


#7. Luz solar para sementes

Para a maioria des sementes, a luz solar não é necessária para brotar.  Um ambiente escuro, úmido e cálido são os melhores para a fase de germinação.

Apartir do momento que as sementes germinaram e tem 2 pequenas folhinhas, então sim precisam de luz solar.

Você deve dar uma exposição gradual de luz solar:

  • 1 hora para o primeiro dia,
  • 2 horas para o segundo,
  • 3 horas para o terceiro

e assim por diante até fornecer uma exposição total ao sol.

E estes são os 7 erros mais comuns que podem simplesmente causar que suas sementes não germinem.


Veja o vídeo deste Artigo

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.