Pintura sobre verniz: Quando isso pode ser feito?

0

Pintura sobre verniz: Quando isso pode ser feito?

madeira de cores

Madeira envernizada anteriormente podem ser pintadas? Quando e como podemos fazer isso? Que necesitamos? Aqui nós explicamos para você.

Estamos fazendo algumas mudanças em casa ou vamos a restaurar alguns móveis e começam surgir as perguntas. Posso pintar de cor branca esta porta envernizada? Posso pintar sobre o verniz da janela que eu pintei o ano passado sem a necessidade de remover o verniz velho?

São perguntas comuns que todos nos temos e que podem ter muitas peculiaridades.

O primeiro que devemos esclarecer é que você SIM pode pintar sobre o verniz. Não faça de qualquer maneira e com qualquer produto, mas pode ser feito. Porém, também vale a pena comentar, sempre será melhor, remover todo o verniz antes de aplicar a primeira camada de tinta o impressão.

Essa consideração deve ser especialmente levado em conta quando a superfície a pintar vai estar sujeita a uso intenso: a superfície de uma mesa ou um piso por exemplo. Nestes casos, o melhor é não estar indeciso e fazer o que tem e deve ser feito.

Quando o verniz está em mau estado

Se o verniz estiver em mal estado, quer dizer, está soltando ou está rachado: não pinte encima. O resultado será ruim e de curta duração. Não perca o tempo procurando soluções mágicas.

Nestes casos é melhor decapar, removendo todo o verniz e logo pintar. Para remover o verniz existe basicamente três métodos :

  • Mecânico – Usando uma lixa, lâminas ou espátulas.
  • Químico – Usando produtos químicos para decapagem, solventes, etc.
  • Com calor – Pistola de calor, tocha, etc. Somente para pessoas experientes.

Mao lixando madeira

Verniz e Tintas á base de óleo ou a água

Em geral, os dois tipos de tintas e vernizes mais comum são á base de água ou de óleo (solvente). Estes podem apresentar certas incompatibilidades.

Se a camada de verniz é à base de solvente, nós podemos pintar sobre este antigo verniz  usando tinta a base de água e tinta á base de óleo.

Porém, se o verniz que já está na madeira é à base de água, só podemos usar tinta à base de água sobre ele. Se usarmos um esmalte com base a óleo, com certeza vai haver uma reação e afetar a camada de verniz.

O problema estaria em saber que tipo de verniz foi usado inicialmente. O ideal é se lembrar ou pelo menos fique com a lata. Sim, não é assim, você sempre pode fazer provas.

Hoje, o mais comum é usar tintas e vernizes à base de água. Nos últimos anos, seu desempenho melhorou bastante e eles também são menos poluentes e cheiram muito menos. Portanto, se o verniz é recente, por probabilidades eu diria que é à base de água. Se você tem mais de 10 anos, à base de óleo.

Independentemente da tinta que vamos usar, é sempre recomendável lixar. Mesmo se o verniz estiver intacto. O objetivo é simplesmente “arranhar” a superfície para favorecer a aderência da tinta.

Pincel sobre madeira

Pintura de giz o Chalk Paint

Faz algum tempo as pinturas de giz estão na moda de novo, depois de passar anos no esquecimento. Esse tipo de pinturas oferece um acabamento fosco estilo vintage, que se tornou a opção favorita de muitos amantes do DIY e restauração de móveis.



Este tipo de pinturas nós podemos usá-lo diretamente no verniz sem nenhum problema. Mas, sempre será recomendável  lixar, mesmo que seja com a lixa mais fina e também dar uma camada de primer, embora não seja indispensable quando o verniz estar em boas condições.

Talvez possa interessar:

Como fazer uma madeira parecer rústica 

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.