Canteiro Vertical Orgânico – DIY- Tubo PVC

0

Se você sempre quis cultivar plantas, mas você não tinha espaço suficiente, ou mesmo tendo esse espaço, não quer  ocupar com as plantas.

A resposta para essa dúvida é simples:  Um canteiro vertical

O canteiro vertical permite cultivar plantas em uma área muito pequena, limitada apenas pela altura, e isso também pode ser alterado.

Existem várias maneiras de fezer um canteiro vertical, mas aqui vamos utilizar um sistema de rega da água, onde a água não é desperdiçada, mas passa de planta para as outras plantas. Outra grande vantagem do canteiro vertical é que este sistema não precisa de usar produtos químicos para eliminar as ervas daninhas e o mais interessante é que é fácil de fazer.

Você vai precisar 

  • Tubos de PVC ( ou quaquer outro tubo que tenha em casa)  de diametro de 8 a 12cm.
  • Terra para Plantar. Você pode fazer a sua propria mistura para plantas ou adquirir em floriculturas.
  • As mudas de planta que você deseja (eu não recomendo plantas grandes ou arbustos)
  • Algumas pedras grandes do mesmo tamanho para colocar abaixo e deixar o tubo firme na vertical.
  • Tubulação de irrigação por gotejamento Opcional – você também pode regar por cima e a água vai escorrer

Ferramentas: Broca circular ou uma serra de vaivém.

1- Escolha o tubo 

O primeiro passo é decidir a altura e a largura do tubo. A diferença entre a largura dos tubos depende de quanto espaço você tem e o espaço que você quer entre as plantas

Para um tubo de 10 cm de diametro, eu recomendo apenas um buraco para que as plantas tenham espaço suficiente para raízes se expandirem. Ou se você estiver plantando flores, faça 2 furos, 1 de cada lado.

Para tubos de 15cm, você pode ter até 3 orifícios em cada linha dependendo de quais plantas você escolher (recomendo três orifícios somente para flores. Para plantas e vegetais, um orifício ou dois). O tamanho do buraco depende diretamente do tipo e tamanho das plantas.

Você pode cortar o tubo no tamanho que desejar. O tubo deve ser colocado pelo menos um quarto de sua altura acima do solo.  Se você quiser que a altura do seu tubo seja de 1 metro acima do solo, você precisará ter um pé abaixo do solo, o que significa que a altura total do tubo é de 1.5mt.

Outro exemplo disso é que, se você quiser que a altura acima do solo tenha 2 metros de altura, precisará de 50 cm de profundidade, possuindo um cano de dois metros e meio.

2 – Cortando os furos

** Segurança em primeiro lugar, lembre-se sempre, use óculos e luvas de segurança! **

Meça a altura do tubo e marque com uma linha que mostra onde o tubo fica embaixo do solo.

Divida a circunferência do tubo em 4 partes iguais. Você precisa escolher se deseja cultivar ervas, frutas, vegetais ou flores. Para vegetais, você precisará marcar a cada 30 a 40 cm, pois as flores (dependendo do tamanho) devem ter cerca de 20 a 30 cm.

furar pvc

Qualquer que você escolher, mantenha as marcas em um comprimento constante. Um bom truque para tornar as marcas constantes e alinhadas é :  Estique um pedaço de corda de um lado do tubo para o outro. E marque cada furo na linha no nível do solo que você fez anteriormente.

Existem várias maneiras de cortar os furos, dependendo das suas ferramentas: Se você estiver usando uma broca circular, simplesmente coloque a broca no meio da sua marcação e faça a perfuração.

Se você estiver usando um serra de vaivén

* Primeiro faça um retângulo de papel ou papelão de acordo com o tamanho do orifício desejado.
* Marque o meio da largura do recorte e coloque-o em cima da marca no tubo, paralelo ao chão.
* Coloque o recorte no tubo.
* Em cada canto do retângulo, faça um furo do tamanho da lâmina de serra de vaivém que você está usando.
* Corte de acordo com os furos e faça o contorno.

 3 – Cavando o buraco

  1. Aqui você pode colocar o tubo diretamente na terra ou dentro de um vaso .
  2. Cavar um buraco um pouco mais largo que a largura do tubo e na profundidade em que o tubo vai estar dentro  do chão.
  3. coloque o tubo no chão e insira (através da parte superior ou de qualquer um dos orifícios) as pedras até o nível do solo. isso é para dar estabilidade e fazer que o tubo fique firme de pé.
  4. Se o chão estiver muito fofo onde você estiver cavando, coloque pedras pesadas no subsolo  ao redor do cano para evitar que ele tombe.

4 – Sistema de Rega

Existem 2 maneiras principais de regar esse canteiro vertical.

Uma, como eu usei, é inserir uma tubulação de irrigação por gotejamento de cima ou de baixo (dependendo de suas necessidades) no tubo.
A segunda maneira, basta molhar a parte superior e deixá-la escorrer até o fundo.

regar tubo vertical

5 – Encher o tubo e plantar no interior

 

Coloque o solo de plantio até chegar ao fundo do primeiro buraco. Espalhe um pouco de adubo orgânico nesse ponto (cuidado, pois excesso de adubo pode queimar as raízes). Insira a primeira planta no orifício e cubra-a com o solo envasado, até chegar ao próximo orifício.

Repita conforme necessário. Lembre-se de que cada planta tem sua estrutura única, plantas como pepinos e morangos tendem a se expandir,  então plante-as perto do fundo para não sufocar as outras plantas.

6 – Dicas

  • Certifique-se de que o tubo plantador receba sol dos quatro lados, ou pelo menos o máximo possível.
  • Morangos são uma otima opção para plantar nestes tubos.
  • Tente usar plantas o ano todo para manter seu tubo plantador sempre bonito.
  • Para as pessoas que moram em apartamentos, mantenha o tubo plantador estável colocando-a em um vaso grande ou qualquer outra coisa pesada o suficiente para evitar que tombe e caia (você também pode fazer uma base ou suporte).
Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.