Colágeno  a chave para deixar sua pele com aparência rejuvenescida

0

Colágeno:  A “cola” da pele 

É natural que, com o passar dos anos, começamos a perceber mudanças na nossa pele. Pode ficar mais flácida, mais enrugada e algumas manchas podem aparecer.

Você sabe por que isso acontece?

O motivo detsta transformação é o colágeno.  Uma proteína da pele, cuja produção natural começa a cair com o tempo.

Neste artigo, mostraremos alguns hábitos saudáveis que você pode adicionar à sua rotina para manter a pele sempre saudável e jovem. Isso é, dquirir hábitos que ajudam a  retrasar a perda excessiva do colágeno.

O colágeno é uma proteína essencial para uma pele bonita e saudável, resultando em uma pele  com mais elasticidade e mais firmeza. O colágeno representa 70% de todas as proteínas da pele e é produzido naturalmente pelas células.

Além de ser responsável por manter a pele firme, o colágeno também é muito importante para os cabelos, músculos, ligamentos, tendões e articulações.

Sabendo que essa produção natural de colageno vai caíndo com o tempo, a boa noticia é que você pode encontrar o colágeno em alguns alimentos.  Alimentos como carne e gelatina são ricos em colágeno e você também pode tomar suplementos dessa proteína caso necessário.

Diga -me nos comentários abaixo: Você nota alguma mudança na firmeza da sua pele?  flacidez ou rugas? e você sabia que o culpado disso é a redução da produção  de colágeno no nosso corpo?



13 alimentos ricos em colágeno

  1.  # caldo de osso
  2. #  Frango – pé de frango
  3. #  Salmão e frutos do mar
  4. # claras de ovos
  5. # frutas cítricas – laranjas, toranjas
  6. # Frutas vermelhas
  7. # frutas  Tropical – manga
  8. # alho
  9. # vegetais de folhas – Espinafre, Couve
  10. # feijão
  11. # castanha de caju e ameixa dourada
  12. #  tomates
  13. # pimenta

Talvez te interesse saber COMO PLANTAR UMA HORTA NA VARANDA 

Fatores Externos Contam

Além de cuidar de seus hábitos alimentares, também é necessário prestar atenção a alguns fatores externos que podem acelerar a queda de colágeno em seu corpo, como por exemplo a exposição excessiva ao sol, consumo excessivo de açúcar, fumar e a poluição do ambiente.

No entanto, algumas peles sofrem menos com a perda de colágeno, mesmo quando expostas diariamente a essas mesmas condições.

De acordo com alguns estudos científicos, a pele negra perde menos colágeno e pode manter mais elasticidade, uma vez que possui maior concentração de melanina e colágeno de melhor qualidade. É por isso que as pessoas com tons de pele mais escuros geralmente não sofrem tanto quando expostas ao sol, sua pele é mais densa, mais elástica e mais resistente aos efeitos do processo de envelhecimento.

Suplementos de colágeno SIM ou NÃO

De acordo com os especialistas, nem todo mundo precisa tomar suplementos de colágeno. Pessoas que já consumiram uma quantidade adequada dessa proteína em suas vidas diárias não precisam de uma dose extra. Além disso, não há evidências científicas de que os cosméticos com colágeno em sua composição possam estimular a produção desta proteína quando aplicados topicamente. Se você não pode ingerir colágeno através dos alimentos, pode ser necessário complementar essa dose diária com suplementos.

Nesse caso, o colágeno hidrolisado é o mais recomendado, pois é absorvido mais facilmente pelo trato gastrointestinal. Se esse for o seu caso, é essencial conversar com um médico especializado antes.

Além de uma suplementação acompanhada por um especialista, algum outro fator pode afetar a reposição do colágeno:

A presença de vitamina C e D em sua dieta, bebendo muita água, praticando atividade física e exposição moderada à luz solar.

Quando exposto ao sol, lembre-se de tomar as medidas necessárias. Portanto, evite o sol das 10h às 16h, a menos que seja por alguns minutos,  já que o meio-dia é a melhor hora para absorver a vitamina D. Aplique sempre um protetor solar.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.