Como criar seu proprio jardim de musgo

0

Alguna vez já pensou em criar um jardim de musgo?

A jardinagem com musgo é uma das novas tendências de moda em jardinagem, mas não é nenhuma novidade em absoluto. Como a maioria das tendências, o entusiasmo e os interesses de quem a pratica, elas vêm e vão, e provavelmente com base em algo que foi aperfeiçoado séculos atrás.


Você pode ver fotos on-line desses belos jardins de pedra e musgo flutuantes. Você pode querer saber como criar um para você também.  A melhor coisa que você pode fazer é reparar no método tradicional japonês que existe há séculos. Melhor ainda,  se você tiver a oportunidade de visitar um belo jardim de musgo japonês, voce vai voltar com uma perspectiva diferente.

musgo no jardim

Como o musgo cresce onde não é perturbado, a presença de musgo em um jardim transmite uma sensação de calma e tranquilidade. Por causa disso, os japoneses cultivam musgo para criar essa sensação em suas práticas de jardinagem.

O que é musgo?

O musgo é uma planta, que já foi uma planta aquática e que decidiu tentar viver em terras há milhões de anos.  Você pode encontrar musgo onde não veria outras plantas viva. O musgo é encontrado em quase toda parte da terra,  tanto nos trópicos quanto nos pólos. Exceto na água salgada.

O que o torna tão bem-sucedido é que o musgo não tem folhas, raízes, caules ou brotos. Usa pequenos filamentos para se prender em pedras, árvores ou terra ou em qualquer lugar em que as condições sejam favoráveis.


O musgo gosta de ambientes frios, escuros e úmidos, mas também se adaptou para tolerar à seca. Portanto, ele pode prosperar em muitos lugares onde as outras plantas não podem.

O musgo se move e quebra rochas e solo, tornando o ambiente mais favorável para as plantas. Enquanto isso, ajuda a controlar a erosão e atua como uma esponja para absorver a chuva.

Devido a isso, e suas propriedades antibióticas leves, o musgo Sphagnum foi usado na Segunda Guerra Mundial para curar as feridas dos soldados.

Dois tipos principais de musgo

Embora existam milhares de tipos de musgo, ele cresce de duas maneiras principais:

  1. Musgos verticais ou acrocarpos
  2. Musgos prostrados ou pleurocarpais

musgos de jardim

Como você pode imaginar, a versão prostrados cresce mais rapidamente. Portanto, é mais tolerante à umidade e melhor no controle da erosão. Você também pode andar mais facilmente sem danificar a planta. Versões verticais devem ser secas periodicamente para evitar a podridão, são mais difíceis de transplantar e caminhar sem danificá-las. O musgo é verde todo o ano.

Existem algumas plantas que consideramos musgo que não são musgo, como o irlandês e o escocês. Essas plantas prosperam em lugares semelhantes e têm a mesma aparência. No entanto, são plantas de folha  perene e não musgo.

Benefícios do musgo para o seu jardim

O musgo não apenas oferece muitas opções para suavizar uma paisagem rochosa e criar uma atmosfera de fadas no seu jardim, mas também o beneficia de várias maneiras:

1- O musgo retém a umidade e é uma das plantas mais tolerantes à seca. Se calcula que podemos usar uns 10.000 litros de água regularmente  por ano para regar os jardins. O musgo requer menos de 1% dessa quantidade de água para sobreviver.

2 – O musgo pode ser usado como um substituto eficaz da cobertura morta, mas é muito melhor em seu trabalho do que a cobertura morta poderia ser. Musgo não fica apenas parado dando sombra á terra.  Ele processa nutrientes e traz material orgânico para o resto do seu jardim. Não precisa ser substituído todos os anos e abriga insetos benéficos.

jardim de musgo sobre tronco

3 – Como o musgo não é uma planta vascular como a maioria das plantas, ele pode suportar caminhar sem danos, desde que o espaço em que você pisar não seja para correr ou escorregar. Se você tiver um pátio com sombra e não quiser cuidar do gramado novamente, poderá substituir todo o pátio por musgo!

Conceitos errados do musgo

Musgo e mofo andam de mãos dadas: Um mito comum sobre o musgo é que ele se mostra onde o mofo está crescendo ou que é um alérgeno semelhante ao mofo. Nada poderia estar mais longe da verdade! De fato, o mofo ataca o musgo da mesma maneira que pode atacar qualquer outra coisa orgânica, portanto quase nunca são encontrados juntos. E enquanto os esporos de musgo voam pelo ar semelhante ao mofo, é muito raro alguém ter alergia a musgo.

O musgo é um parasita.  Não é verdade!! O musgo não se alimenta do substrato em que cresce ou se agarra. No entanto, a única coisa a ter em atenção é que o musgo pode manter o substrato úmido por longos períodos de tempo, o que pode contribuir para a decomposição mais rápida de alguns materiais orgânicos.

O musgo atrairá pulgas, carrapatos e mosquitos. Nada poderia estar mais longe da realidade! Essas pragas precisam de plantas mais altas para se abrigar. O musgo é muito denso e curto para atraí-los.


Como cultivar seu próprio jardim de musgo

Agora você pode estar dizendo para você mesmo: “Eu Quero!” Como faço meu próprio jardim de musgo?

A resposta é bastante simples: tudo o que você precisa é de uma superfície lisa.

Se você deseja incentivar o crescimento de musgo entre, ao redor ou em cima de um jardim de pedras existente, verifique se você não tem metal ou madeira tratada nas proximidades. O musgo não gosta de beber água que entra em contato com metais pesados (a madeira tratada é com um metal pesado).

Você poderá plantar musgo com um pouco de terra em cima de um recipiente de metal, desde que o metal não esteje em contato  com o musgo. O mesmo vale para caixas de madeira tratadas.

Se você deseja transplantar musgo sobre uma área que já foi grama, primeiro você precisará remover toda a grama e deixar a terra nua. O musgo não importa com o valor nutricional do solo em que cresce, portanto isso não é uma preocupação.

pedra com formato de uma cara com musgo

A preocupação seria que haja detritos soltos ou sujeira, o que impediria o contato do musgo com o solo. Isso não significa que você não pode plantar musgo ao redor de outras plantas. No entanto, você deve manter a área sem ervas daninhas enquanto o musgo se adapta na terra.

O transplante de musgo de outras áreas do seu jardim pode ser eficaz desde que você preste atenção e tente imitar as condições originais. Você também pode comprar metros quadrados de musgo em um viveiro de musgos. Espalhe-o por uma área maior em pequenos grupos.

Em qualquer um dos casos citados acima, se as condições forem favoráveis, você pode usar pequenas estacas ou redes para manter os rizomas no lugar enquanto estão presos ao chão.

Cuidados gerais

O que o musgo precisa é de sombra, umidade e tempo para se adaptar. Se você quiser musgo decorativo no lado sombreado da sua casa, faça isso acontecer. No entanto, isso significa alguma dedicação em realação á corte e  prender bem o musgo com estacas até ficar bem preso e adaptado ao local que está.

Além disso, será necessário regar o musgo com frequência durante essa adaptação. Isto é especialmente verdade para variedades prostadas.

Depois disso, seu jardim de musgo se torna completamente independente para cuidar de si mesmo. Isso fará do seu jardim um lugar sereno e mágico para descansar.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.