Qual cebola é a mais saudável ?

0

Qual cebola é a mais saudável ?

Nós realmente gostamos de cebola e já falamos muito sobre ela aqui e como  pode nos ajudar a desintoxicar seu corpo, fazer xaropes para a tosse e melhorar nossa imunidade. Também mostramos como Desidratar e transformar a cebola em pó corretamente para obter todos os seus benefícios e assim durar por mucho mais tempo. 

Você certamente deve ver pelo menos dois ou três tipos de cebola no mercado onde você faz as compras.  E então vem a pergunta? Qual é o melhor tipo de cebola? qual escolher? 

A cebola é um ingrediente incrível, cheio de benefícios para a saúde e muitíssimo usada na culinária: Para temperar, como aperitivos, saladas,  e muitos outros usos.   Neste artigo vamos falar sobre cada uma delas e assim você vai poder escolher a mais indicada para o que você procura. 

 

Diferenças entre cada tipo de cebola

 

Cebolas brancas: A amiga das suas saladas 

cebolas brANCAS

Essas cebolas eram típicas da primavera, pois eram plantadas na forma de brotos no final do outono e colhidas antes de estarem totalmente maduras, na primavera seguinte e no início do verão. Hoje elas são encontradas durante todo o ano e seu sabor não difere muito entre as estações. Podem ser armazenados em local fresco e seco, mas são menos resistentes que as cebolas amarelas convencionais.

Este tipo de cebola é ideal para consumir crua, pois seu sabor é mais suave e sua textura mais firme que a da variedade amarela. Em fatias finas, é a cebola ideal para adicionar à salada, mas também é ótima quando você precisa cozinhar rapidamente, como por exemplo, em uma pizza – ou para pratos onde queremos um sabor mais suave e doce, como a sopa de cebola. É  uma variedade bem popular na América Latina.

Cebola roxa: um toque colorido

cebola roxa

A cebola roxa é semelhante à cebola branca, mas é pigmentada por antocianinas solúveis em água, no qual é a responsavel por essa cor característica. De qualquer forma, estes pigmentos estão presente apenas nas camadas superficiais de cada escama de folhas e, quando cozida, sua cor é diluída e desaparece.

Muito utilizada no Brasil, a cebola roxa é a mais recomendada para ser consumida crua, em saladas ou sanduíches. Também é ideal para fazer guacamole, cebola caramelizada e vinagretes. Funciona maravilhosamente  em picles ou macerações, como o ceviche, onde sua presença é obrigatória.

Em termos de sabor e preservação, são semelhantes às cebolas brancas, embora um pouco mais fortes e picantes. Elas são encontrados durante todo o ano, mas no verão e no início do outono eles têm um sabor mais suave, pois sua acidez se intensifica durante o inverno.

Segundo os estudos, a cebola roxa é a opção mais saudável e a que traz mais benefícios devido às antocianinas que possui que é um tipo de flavonóide que funciona como antioxidante.

Cebolas Roxa ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, Reduz o nível de colesterol ruim e triglicerídeos e também luta contra doenças respiratórias, como bronquite e asma. 

Cebolas doces (ou Vidalia): a variedade mais doce

 

A cebola Vidalia deve seu sobrenome à cidade de mesmo nome, no estado da Geórgia (EUA). Na verdade, é uma cebola  cultivada em solos com baixo teor de enxofre e, portanto, possui metade, ou menos, das quantidades usuais de defesas químicas  baseadas nesses compostos minerais. Isso torna muito mais suave e doce.

Apesar de seu sabor ser mais semelhante ao da cebola branca, sua aparência externa a confunde facilmente com a cebola amarela convencional, embora seja geralmente um pouco mais achatada.

É uma ótima opção para comer crua, pois é a opção menos forte e também é a variedade ideal para fazer anéis de cebola.

cebolas

Diferença entre a cebola amarela e a doce Que é muito mais achatada

Chalotas:

 

As chalotas são mais aromáticas, suaves e doces. Na verdade, é como se o melhor de alho e cebola tivesse sido fusionados. Você também pode diferenciá-los por sua forma, pois as chalotas são um pouco mais alongadas e por dentro têm tons violetas e são amplamente utilizados na culinária francesa e ideais para pratos mais refinados. Quando cozidas, quase derretem completamente e, quando caramelizadas, são ainda mais doces.

Se você quiser ser o mais fiel possível à receita e não tiver chalotas, substitua-as pela parte branca do alho-poró, combinada com um pouco de alho.

Então, você conhecia todos esses tipos de cebola? Quais delas você já viu e usou?

Mas, antes de comprá-las, sempre escolha cebolas que não estejam danificadas e tenham peles brilhantes.

Outra característica importante que ajuda a escolher as cebolas é escolher as mais uniformes, mais fáceis de cortar e com melhor distribuição de sabor.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.