Qual é a melhor cobertura morta orgânica para o meu jardim

0

Cobertura morta = Mulching / Mulch 

A cobertura natural é extremamente benéfica para um jardim. Ela retém a umidade do solo para que você não precise regar com frequência e age como um isolante para que as raízes de suas plantas não fiquem muito quentes. (Ele tem o mesmo efeito isolante no inverno, impedindo que as plantas fiquem muito frias.) E inibe o crescimento das ervas daninhas, isso significa que  você não precisa fazer essa limpeza com tanta frequência.

Veja AQUI 10 maneiras não tóxicas para eliminar as ervas daninhas 

Qual é o Melhor Mulch Natural

Existem vários tipos de coberturas mortas  naturais:  casca de madeira, palha,  feno velho, restos de folhas e gramas. Mas qual seria a melhor escolha para o seu jardim?

Cobertura morta de palha de pinheiro 

Palha de pinheiro é livremente disponível em áreas com pinheiros e é barato comprar em fardos. Benefícios da palha de palha são abundantes e disse que ajuda a criar condições ideais para plantas que gostam de terra ácida. Alguns argumentam que podem até mesmo ajudar a acidificar solos alcalinos, embora isso tenha sido altamente debatido, porque depende de sua localização e das condições do solo.

Muitas pessoas acham as “agulhas” de pinheiro sob as árvores uma bagunça e desagradável para a vista mas usar a palha de pinheiro como cobertura de jardim é eficaz para a proteção do inverno e uma série de outros usos.

mulching de palha de pinheiro

Aqui estão alguns pontos a serem considerados:

Prós para palha de pinheiro:
• É mais barato que vários outros , pelo menos a curto prazo.
• É fácil se espalhar.
• É fácil reorganizar.

Contras para a  palha de pinheiro:
• Tem que ser renovado mais frequentemente do que outros.
• Pode adicionar muito ácido ao seu solo.
• Com vento forte, Pode facilmente voar por todos os lados necessitando de limpeza frequente.

Cobertura morta de casca de madeiras

Muitas pessoas preferem plantas que gostem de solo neutro ou alcalino e fazer a cobertura morta de casca de madeiras é a melhor opção para esse tipo de plantas. Ele se decompõe em uma terra preta rica e com cheiro doce, e parece sempre muito bem organizado. Além disso, a cobertura de casca de madeira dura é a melhor para corrigir o solo. Um grande  problema é que é caro.

cobertura morta de casca de arvore

cobertura morta de feno

Feno velho é muito barato. Se o feno fica molhado e estraga, os agricultores não podem mais usá-lo para alimentar seus animais; isso pode matá-los. Para nossa casa, no entanto, esse feno “estragado” é exatamente o que seu jardim precisa. Na verdade, o seu jardim provavelmente vai gostar bem mais do que feno fresco e intocado, e sua horta provavelmente vai gostar mais do que a cobertura de casca de madeira.

O problema com o feno velho  é feito de grama (ou grãos). Grama em uma horta é uma erva daninha, e esse feno pode estar repleto das sementes, além de ter outras ervas daninhas que podem ter sido “embrulhadas” com ele. O que é um jardineiro para fazer?

Mas existe uma solução muito simples – basta adicionar mais feno. O feno acumulado ao redor das plantas a uma altura de cerca de 30 cm é muito espesso para que as ervas daninhas, até mesmo suas próprias ervas daninhas, passem. É uma ótima solução para os canteiros de vegetais ( hortas) e realmente funciona. Para os canteiros de flores, no entanto, tem o efeito infeliz porque dá uma aparência de desarrumado, e um canteiro de flores desarrumado não é uma boa ideia.

planta com cobertura morta

cobertura morta de restos de gramas e folhas secas

Para quem tem grama em casa, use os restos da grama aparada. A grama é leve e pode ser usada para todos os tipos de plantas e especialmente para sementes, mudas jovens e delicadas. A grama deve estar bem seca antes de ser colocada como cobertura morta porque se não, pode mofar a parte inferior e contaminar o solo.

Uma desvantagem é que porque ser muito leve a grama seca não vai segurar o crescimento de ervas daninhas.

As folhas secas também podem ser aplicadas da mesma maneira que a grama seca . Caso as folhas foram muito grandes o ideal é tritura-las antes de adicionar ao mulching.

cobertura morta de grama



Então, qual é a melhor escolha de cobertura morta orgânica?

Em geral, para os canteiros de flores, escolha uma simples cobertura de casca. Espalhe de 10 a 15 cm de espessura ao redor de suas flores, certificando-se de cobrir todo o canteiro.

Para o quintal e a horta, encontre um fazendeiro e compre o máximo de seu feno velho que puder. Espalhe  20-25 cm no início.  Depois de um tempo,  se alguma erva daninha começar a colocar a cabecinha de fora, aumente a camada para 30 cm, mas não se esqueça de retirar as ervas daninhas, ou elas continuarão a escalar como o pé de feijão.

Idealmente, os jardins devem ser protegidos duas vezes por ano – uma vez na primavera e outra no outono. Não é uma ciência exata: quando começar a ficar quente, coloque a cobertura morta; Quando começar a fazer frio, coloque a cobertura morta no seu jardim.

Mulching trás muitos benefícios para o seu jardim. O que você está esperando? Comece a proteger suas plantas com mulching.

Veja AQUI os benefícios em colocar uma cobertura morta no seu jardim ou horta 

Gostou? Compartilhe!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.