Como cultivar CucaMelão

0

Como cultivar CucaMelão

Enquanto a maioria dos brasileiros nunca ouviu falar de cucamelão, é definitivamente uma fruta que você vai querer saber muito mais.

Também conhecido como “pepino azedo mexicano” ou seu nome espanhol mais comum, “sandiita” (melancia pequena). Na verdade, ele tem uma série de outros apelidos  a maioria dos quais se traduz em “melão de rato”.

Esta fruta fofa é do tamanho de uma uva, parece uma mini melancia e tem gosto de pepino e limão.
A fruta cucamelão cresce em uma videira fina e é cercado por folhas tipo hera.

Embora pareçam um pouco estranhas, os cucamelões não são um híbrido geneticamente modificado, mas uma delicadeza da América Central que é consumida desde os tempos pré-colombianos e é um alimento básico nas dietas mexicanas.

Beneficios do Cucamelões para a saúde 

O fato de as cucamelões serem pequenos não significa que seu valor nutricional seja baixo.
Na verdade, eles estão a caminho de se tornar o próximo superalimento, rico em vitaminas e minerais, antioxidantes e fibras, além de ter poucas calorias.


Seus ricos nutrientes ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, derrames e câncer, além de proteger contra o envelhecimento precoce, ajudando a proteger e rejuvenescer as células, tecidos e órgãos do corpo.

A combinação de nutrientes como vitamina C, potássio e carotenóides ajuda a reduzir os níveis ruins de colesterol, proporcionando maior proteção ao coração e ao sistema cardiovascular. Seus fitonutrientes também suportam o bom funcionamento dos olhos e quase todos os órgãos internos.

Porque cultivar cucamelões

Além de seus poderosos benefícios nutricionais, esta fruta adorável e saborosa é algo que você deve provar.

Esta planta exótica pode ser um ótimo complemento para o seu jardim: é uma das plantas mais fáceis de cultivar, pois sofre de poucas pragas, não requer poda sofisticada, não precisa de uma cobertura morta ou de estufas.

Os cucamelões são muito resistentes à seca, ainda mais que os pepinos e você pode cultivá-los praticamente em qualquer lugar, assim como seu parente, o pepino.

cucamelão partido pela metade

11 passos para cultivar cucamelões perfeitos

1. Compre as sementes

Como as sementes de cucamelão não são exatamente fáceis de encontrar, é improvável que você possa comprá-las em locais como lojas de artigos para jardinagem ou floriculturas. Sua melhor opção é comprar  online e com preço rasoável.

Lembre-se de que as colheitas que terão melhor desempenho em seu jardim são aquelas cultivadas com sementes que foram armazenadas com cuidado e correspondem às condições de cultivo.


Caso você tenha um pé desta fruta na sua frente, tudo o que você precisa fazer é pegar uma fruta madura que caiu no chão e colocá-la em um local fresco. Em duas semanas, você pode cortá-la e remover as sementes. Mantenha suas sementes em uma jarra cheia de água por uma semana, depois lave-as e deixe-as secar em toalhas de papel em local fresco. Depois de seco, guarde-os em um envelope de papel.

2. Considerações climáticas

Cucamelões são cultivados como anuais na maioria das áreas, embora tecnicamente sejam perenes.
Eles exigem uma longa estação de crescimento com pelo menos 65 a 75 dias de clima quente e sem geadas e temperaturas do solo entre 24 e 30 graus centígrados para produzir frutos.

3. Comece a cultivar os cucamelões em ambientes fechados

Se sua área tem geadas, é melhor começar a semear dentro de casa, cerca de 6-8 semanas antes da geada desaparecer.  Após este tempo é só transplantar no local desejado.

Seja paciente.  Cucamelões crescem lentamente, especialmente em comparação com os pepinos.
Eles precisam de mais tempo para germinar, e pode levar de três a quatro semanas antes que esses pequenos brotos verdes comecem a aparecer.

4. Escolha seu local de plantio

Cucamelões gostam de sol pleno e solo rico e de rápida drenagem. Escolha um local de cultivo que seja totalmente exposto ao sul e permita pelo menos 30 centímetros quadrados de espaço para cada planta.
São necessárias pelo menos seis horas de luz solar direta diariamente para manter suas plantas saudáveis e produtivas. Quanto mais luz solar, melhores serão.

5. Instale uma rede de arame ou treliça

Como trepadeiras que podem subir até 10 pés, essas melancias em miniatura mexicanas precisam de uma estrutura de suporte para manter suas hastes e frutas fora do chão, então instale uma pequena treliça ou gaiola de tomate para fazê-las crescer.
Também ajudará você a obter belas videiras delgadas, cercadas por folhas e com uma aparência atraente e semelhante a hera.



6. O solo certo

Como a maioria dos outros cultivos de frutíferas,  cucamelões precisam de uma terra fértil  e uma drenagem muito boa do solo para produzir o máximo possível.

Prepare a terra antes de plantar, adicionando esterco seco para fornecer nutrientes para as plantas que dure toda a estação.

Uma vez plantadas,  cucamelões não precisam de alimentação suplementar, mas não está nada mal adicionar um pouco de humus ou compostagem a cada mês, começando dois meses após o plantio.

7. Necessidades de agua

Um suprimento constante de umidade é necessário para uma boa frutificação dos cucamelões.

Você deve fornecer cerca de 3 cm de água a cada cinco a sete dias durante os meses de verão, umedecendo os 15 a 40 cm de solo de cada vez. Quando o tempo estiver muito quente e seco, aumente a água para duas vezes por semana.

Se você estiver em uma área com neblina e tempo frio, certifique-se de monitorar o solo por longos períodos sem sol, somente água se o solo secar por cerca de 3 cm.

Em áreas quentes do interior, é melhor espalhar uma camada de fertilizante orgânico de 7 a 10 cm em torno de cada planta, cobrindo a base das hastes.

8. Problemas com pragas e plantio

Incrivelmente, os cucamelões são extremamente tolerantes a condições difíceis e são ignorados por todas as pragas e também são resistentes a doenças. Nem os pássaros chegam perto deles. Isso significa que o controle de pragas não é realmente um problema que você precisa se preocupar quando cultiva essas plantas.

Como a rúcula, os cucamelões se reproduzem por conta própria, tornando-as uma excelente adição a um jardim de permacultura ou floresta comestível.

9. Colhendo as frutas de cucamelões

Uma vez que a floração tenha começado, essas pequenas frutas de cucamelão não estarão longe de aparecer.

Colher a fruta quando atingir um tamanho gordo, do tamanho de uma uva, agradável e firme, e cerca de 2,5 centímetros de comprimento.

Colete algumas cucamelões na fase de crescimento, para que os que sobraram na planta tenham mais força de crescimento.

Após a polinização, o fruto da cucamelão leva entre 2 e 3 semanas para atingir um tamanho ideal.

Se colhidos com cuidado, eles devem seguir produzindo por algum tempo.

Se você é novo nisso e os cultiva a partir de sementes, não espere uma planta muito grande no primeiro ano. Uma planta cultivada a partir de um tubérculo crescerá a uma taxa muito mais rápida do que uma planta de sementes, mas você ainda deve esperar vários punhados de frutas de uma planta em seu primeiro ano.

Certifique-se de não tocar nos tubérculos ao cortar a folhagem durante o outono. Eles vão ficar no subsolo e esperar pelo calor na próxima primavera.

11. Poda

Como já falamos, você não precisa de uma poda sofisticada, mas vai precisar fazer um pouco de poda, porque à medida que a estação avança, as videiras eventualmente criam uma massa espessa de folhagens na treliça.

Quando isso começar a acontecer, algumas das folhas serão sufocadas pela luz solar e começarão a amarelar. É so remover essas folhas amarelas e nada mais.

Como usar as cucamelones

Cucamelões podem ser usados em uma variedade de pratos. Eles são ótimos em refogados, molhos e saladas. Picados e colocados em um copo de martini, ou simplesmente comido cru ou polvilhado com ervas secas.

Você também pode misturá-los com fatias de pimentões e azeitonas, juntamente com uma pouco de azeite extra virgem.

Preparar conservas de cucamelões em vinagre é muito fácil. Eles são melhores quando são pré-salados, assim você vai obter um resultado mais acentuado e o processo de picles também será muito mais rápido.

Share.

Leave A Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.